Como superar os novos desafios do e-commerce
O futuro chegou mais rápido do que o
esperado para o e-commerce e encontrou a maioria das empresas sem
infraestrutura adequada para enfrentar a nova realidade. Na logística, foco
deste artigo, há uma grande falta de planejamento. Existem grandes players, por
exemplo, recorrendo à Uber para fazer entregas, uma solução claramente
insustentável. A falta de massa crítica será um obstáculo severo para
aproveitar a onda, consolidar a expansão do mercado e fidelizar os novos
clientes.
Mais do que vender, portanto, agora o
desafio do comércio eletrônico é entregar nas condições combinadas com custos
viáveis. E as melhores empresas também já perceberam que a logística será um
diferencial competitivo para alavancar ainda mais o negócio.
Distribuir na cidade sempre foi complexo
e caro. Com o aumento de volume observado desde março — que é uma tendência —,
as dificuldades aumentaram e ainda tornaram a questão urgente. A solução deve
ser buscada agora e demanda mais inteligência do que tamanho, com a
incorporação de tecnologia e estratégias de centros de distribuição menores e
mais próximos dos clientes.
Desafio
Basicamente, o objetivo inicial é
multiplicar a utilização da capacidade instalada. Maximizar a ocupação dos
veículos, eliminar turnovers e diminuir o tempo de cada procedimento. Fazer
mais com menos, enfim, e operar com 100% do potencial antes de pensar em
aumentar a estrutura.
O primeiro passo é centralizar os dados
sobre clientes, produtos, equipamentos e condições de tráfego. Analisar e
integrar essas informações em uma roteirização que define:
- Rotas mais eficientes;
- Frota mais adequada;
- Sequenciamento mais
inteligente;
- Prioridade dos clientes;
- Janelas de entrega;
- Estratégias de atendimento de
acordo com o fornecedor, entre outros.
Parece simples, mas manter essas
variáveis equacionadas o tempo todo é bem complexo. Principalmente na cidade,
as condições mudam rapidamente e o processo tem que ser ajustado imediatamente
de acordo com a regra de negócios. Para alcançar a máxima produtividade,
portanto, a roteirização inicial terá que ser atualizada várias vezes durante o
dia com a melhor decisão e na hora certa. O grande desafio é apurar e processar
todas essas informações simultaneamente.
Solução
Atualmente, uma combinação de muitos
algoritmos preparados para trabalhar de forma coordenada ou isolada, dependendo
da situação, com um sistema autônomo baseado em machine learning pode criar a
plataforma capaz de gerar essa inteligência. Essa mistura de micro service e
aprendizado contínuo vai funcionar como um centro de controle automatizado e
autônomo que acompanha todos os indicadores estratégicos, identifica exceções e
os impactos na operação e toma decisões para manter o nível de eficiência
programado.
Esse tipo de tecnologia já está
disponível — e de certa forma acessível financeiramente — para o e-commerce e é
conhecida como otimização dinâmica. Implantado e rodando, o sistema pode
oferecer economia de até 40%, dependendo do grau de desenvolvimento atual da
operação, além de expandir a capacidade operacional.
Agregar inteligência ao processo é o
mais inteligente no momento. É um investimento relativamente baixo e que
oferece resultados significativos em pouco tempo. E que cria a base tecnológica
para uma operação em que independentemente do tamanho da frota, todos os equipamentos
entregam 100% do potencial. Este deve ser o principal objetivo agora.
Entregar com qualidade é indispensável
para conquistar a confiança do novo cliente do e-commerce. O boom de vendas só
vai se consolidar se as empresas cumprirem o combinado com custos que sejam
viáveis para compradores e vendedores. Além disso, é importante lembrar que a
pandemia apenas adiantou a transformação digital pela qual já estávamos
passando. O futuro é do comércio eletrônico e das empresas que estiverem
preparadas para ele.
*Antonio Wrobleski - Engenheiro com MBA na NYU (New York
University), presidente do Conselho de Administração da Pathfind, conselheiro
na BBM Logística e sócio da Awro Logística e Participações.
https://www.linkedin.com/in/antonio-wrobleski-72a91712/
Sobre a Pathfind
A Pathfind é uma empresa brasileira de software para a cadeia logística com especialização em ferramentas de roteirização e otimização inteligente de distribuição de cargas. A demanda por mais inteligência na distribuição de cargas com o aquecimento do e-commerce impulsionou os negócios da Pathfind, que oferece tecnologia para otimização dinâmica das rotas. Desde março, a carteira de clientes cresceu 40% acima do esperado e a previsão de crescimento para 2020 feita em janeiro, dobrou. Atualmente, a empresa atende a mais de 400 clientes, entre eles FedEx, DHL, Vototantim Cimentos, Nestlé e Heineken.
Website: http://www.pathfind.com.br
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