Comportamento de consumo dos 'millennials' consolida mercado de compactos de luxo em Goiânia
Brasileiros nascidos entre 1980 e 1995 representam hoje grande parte da população economicamente ativa e querem imóveis que privilegiam a experiência e a praticidade
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Mesmo em apartamentos compactos é possível
cultivar plantas Divulgação |
Recentemente, a internet foi tomada por um acalorado
embate de gerações, que rendeu o célebre meme "cringe", termo em
inglês que significa "constrangedor". O debate foi desencadeado por
indivíduos da geração Z – nascidos entre 1995 e 2010 –, que ironizaram o
comportamento dos millennials, como são chamados os pertencentes à geração Y,
de 1980 a 1995. Apesar de serem vistos como "estranhos" e
"vergonhosos" pelas gerações mais novas, os millennials representam,
atualmente, uma das fatias da população economicamente ativa com maior poder
aquisitivo e recebem atenção especial por parte das empresas. Um exemplo é o
mercado imobiliário, que está se adaptando às características e pretensões dos
brasileiros que possuem entre 26 e 41 anos.
Uma das principais diferenças dos millennials em
relação às gerações anteriores é a priorização da experiência de consumo em
detrimento da construção de patrimônio. Enquanto os indivíduos que atingiram a
independência financeira entre os anos 1970 e 2000 tinham o foco claramente
voltado para a sensação de aquisição, tendo como principais sonhos a compra da
casa própria ou de um carro, os millennials estão mais atentos à praticidade e
não dão muita atenção ao conceito de status social. Por isso, os imóveis
pensados especificamente para este público destacam principalmente a localização
e a funcionalidade, como explica Karina Duarte, especialista em Gestão
Organizacional e Desenvolvimento Humano.
"A geração Y quer praticidade, facilidade e qualidade de vida. Por isso, eles preferem os centros urbanos e imóveis localizados em bairros mais acessíveis, tudo em nome de mais mobilidade e para não perder tempo. Aliás, tempo é uma coisa muito importante para os millennials. Se o apartamento for perto do trabalho, então, melhor ainda. Uma grande parcela deste público prefere morar em apartamentos funcionais e menores, com condomínio que disponibilize área fitness, coworking, espaço gourmet e outros recursos que complementem o apartamento. Esse senso de coletividade se casa com o foco na usabilidade e na simplicidade", afirma Karina.
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Móveis com muitos compartimentos e divisões
internas são uma boa pedida para apartamentos compactos Divulgação |
Uma pesquisa da MindMiners, especialista em mercado
digital, aponta que atualmente comprar um imóvel é prioridade para pouco mais
da metade dos brasileiros, confirmando uma mudança de paradigmas trazida pela
geração Y. A predileção por gastos com gastronomia, turismo, tecnologia etc.
colocou de lado a necessidade de construção de patrimônio. Segundo o Instituto
de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), 63% dos brasileiros
ficariam satisfeitos com um contrato flexível de aluguel no lugar da casa própria.
Os que ainda fazem questão de comprar imóveis acabam preferindo espaços menores
e mais funcionais.
Para Marcus Araujo, CEO e fundador da Datastore,
especialista em inteligência de mercado, a geração Y se diferencia
principalmente por causa do modelo reduzido de família, com um número
consideravelmente menor de filhos do que a tendência observada nas gerações
anteriores. Esta característica também modificou a relação com os imóveis e a
construção de patrimônio, que eram os principais objetivos nas décadas
anteriores.
"A geração Y está na faixa entre os 26 e 40 anos,
tem um ou dois filhos. Essa geração é descendente da X, que foi a que mais
construiu nos últimos 200 anos. Tinham casa no campo, na cidade, imóvel
comercial. A geração X foi a grande responsável pela verticalização das cidades
em todo o mundo, empreendedores e competitivos. Já a Y é exatamente o
contrário, e foi incentivada a compartilhar tudo", explica Marcus Araujo.
Com a mudança do comportamento, os projetos também vêm
sofrendo adaptações: apartamentos voltados a esse público, que irá alugar ou
comprar em algum momento, agora são mais compactos, porém com elevado nível de
acabamento, inovações tecnológicas, espaços atualizados na área comum e
compartilhamento de serviços.
"Os millennials pensam em praticidade e
usabilidade. Querem morar em um lugar que ofereça boa localização, projeto
inteligente, alto padrão de acabamento e áreas comuns bem equipadas. Esse tipo
de imóvel atende muito bem tanto quem quer comprar para investir quanto quem
quer morar", diz João Gabriel Tomé, CEO da City Soluções Urbanas.
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João Gabriel Tomé, CEO da City Soluções Urbanas Divulgação |
A City Soluções Urbanas, juntamente com a O.M. Incorporadora, desenvolve desde 2015 uma linha de empreendimentos com apartamentos compactos que possuem características voltadas a agradar os millennials em Goiânia. O sucesso dos condomínios Art Residence, Dot Bueno Residence, Spot Marista e Hub Compact Life nos últimos anos consolidou as empresas como referências no segmento de compactos de luxo na capital goiana. Agora, a aposta é no Azure Compact Life, novo empreendimento de 1, 2 e 3 suítes localizado na Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista.
Entre os diferenciais do Azure que prometem agradar os
millennials, estão a localização privilegiada, uma proposta de arquitetura
moderna e fluida para a fachada e atenção total aos detalhes. Além disso, o
empreendimento possui uma forte presença de tecnologia embarcada, incluindo uma
conveniência para consumo dos moradores com pagamento via QR Code e também a
guarda-entrega, uma área na portaria adaptada para delivery de alimentos,
equipada com freezer e geladeira. Segundo João Gabriel Tomé, essas
características foram pensadas para atender à demanda dos consumidores com
perfil millennial, além de agradar investidores que estão adquirindo imóveis
voltados para este público.
"Oferecemos coworking, bicicletário, academia,
vaga verde para carros elétricos e outras comodidades que diferenciam muito o
empreendimento e agradam essas pessoas que possuem senso coletivo e querem
viver em um lugar que tenha vida própria", avalia João Gabriel.
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Decorado de 1 quarto do Hub Compact Life Divulgação |
Segundo a especialista Karina Duarte, outros aspectos
que atraem os millennials são a possibilidade de personalização e a valorização
da sustentabilidade. Ela afirma que grande parte destes consumidores procura
informações pela internet e está atenta aos valores disseminados pelas empresas
em suas redes sociais. Assim, imóveis como o Azure, que apostam em conceitos
ecológicos e fazem uso de práticas sustentáveis para minimizar os impactos
ambientais, costumam atrair esse público atento às pautas contemporâneas.
"Além de apartamentos menores e mais funcionais,
os millennials prezam muito pelo bem estar e priorizam aspectos como saúde
mental, felicidade, sustentabilidade, estilo de vida. O mercado precisa se
adaptar a esses anseios e, para isso, está oferecendo espaços inteligentes, que
podem ser personalizados e que valorizam a sustentabilidade. A geração Y está
muito alinhada a empresas que demonstram ter engajamento com a sustentabilidade
e que possuem uma preocupação ambiental explícita", analisa Karina.
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