Comportamento de consumo dos 'millennials' consolida mercado de compactos de luxo em Goiânia
Brasileiros nascidos entre 1980 e 1995 representam hoje grande parte da população economicamente ativa e querem imóveis que privilegiam a experiência e a praticidade
Mesmo em apartamentos compactos é possível
cultivar plantas Divulgação |
Recentemente, a internet foi tomada por um acalorado
embate de gerações, que rendeu o célebre meme "cringe", termo em
inglês que significa "constrangedor". O debate foi desencadeado por
indivíduos da geração Z – nascidos entre 1995 e 2010 –, que ironizaram o
comportamento dos millennials, como são chamados os pertencentes à geração Y,
de 1980 a 1995. Apesar de serem vistos como "estranhos" e
"vergonhosos" pelas gerações mais novas, os millennials representam,
atualmente, uma das fatias da população economicamente ativa com maior poder
aquisitivo e recebem atenção especial por parte das empresas. Um exemplo é o
mercado imobiliário, que está se adaptando às características e pretensões dos
brasileiros que possuem entre 26 e 41 anos.
Uma das principais diferenças dos millennials em
relação às gerações anteriores é a priorização da experiência de consumo em
detrimento da construção de patrimônio. Enquanto os indivíduos que atingiram a
independência financeira entre os anos 1970 e 2000 tinham o foco claramente
voltado para a sensação de aquisição, tendo como principais sonhos a compra da
casa própria ou de um carro, os millennials estão mais atentos à praticidade e
não dão muita atenção ao conceito de status social. Por isso, os imóveis
pensados especificamente para este público destacam principalmente a localização
e a funcionalidade, como explica Karina Duarte, especialista em Gestão
Organizacional e Desenvolvimento Humano.
"A geração Y quer praticidade, facilidade e qualidade de vida. Por isso, eles preferem os centros urbanos e imóveis localizados em bairros mais acessíveis, tudo em nome de mais mobilidade e para não perder tempo. Aliás, tempo é uma coisa muito importante para os millennials. Se o apartamento for perto do trabalho, então, melhor ainda. Uma grande parcela deste público prefere morar em apartamentos funcionais e menores, com condomínio que disponibilize área fitness, coworking, espaço gourmet e outros recursos que complementem o apartamento. Esse senso de coletividade se casa com o foco na usabilidade e na simplicidade", afirma Karina.
Móveis com muitos compartimentos e divisões
internas são uma boa pedida para apartamentos compactos Divulgação |
Uma pesquisa da MindMiners, especialista em mercado
digital, aponta que atualmente comprar um imóvel é prioridade para pouco mais
da metade dos brasileiros, confirmando uma mudança de paradigmas trazida pela
geração Y. A predileção por gastos com gastronomia, turismo, tecnologia etc.
colocou de lado a necessidade de construção de patrimônio. Segundo o Instituto
de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), 63% dos brasileiros
ficariam satisfeitos com um contrato flexível de aluguel no lugar da casa própria.
Os que ainda fazem questão de comprar imóveis acabam preferindo espaços menores
e mais funcionais.
Para Marcus Araujo, CEO e fundador da Datastore,
especialista em inteligência de mercado, a geração Y se diferencia
principalmente por causa do modelo reduzido de família, com um número
consideravelmente menor de filhos do que a tendência observada nas gerações
anteriores. Esta característica também modificou a relação com os imóveis e a
construção de patrimônio, que eram os principais objetivos nas décadas
anteriores.
"A geração Y está na faixa entre os 26 e 40 anos,
tem um ou dois filhos. Essa geração é descendente da X, que foi a que mais
construiu nos últimos 200 anos. Tinham casa no campo, na cidade, imóvel
comercial. A geração X foi a grande responsável pela verticalização das cidades
em todo o mundo, empreendedores e competitivos. Já a Y é exatamente o
contrário, e foi incentivada a compartilhar tudo", explica Marcus Araujo.
Com a mudança do comportamento, os projetos também vêm
sofrendo adaptações: apartamentos voltados a esse público, que irá alugar ou
comprar em algum momento, agora são mais compactos, porém com elevado nível de
acabamento, inovações tecnológicas, espaços atualizados na área comum e
compartilhamento de serviços.
"Os millennials pensam em praticidade e
usabilidade. Querem morar em um lugar que ofereça boa localização, projeto
inteligente, alto padrão de acabamento e áreas comuns bem equipadas. Esse tipo
de imóvel atende muito bem tanto quem quer comprar para investir quanto quem
quer morar", diz João Gabriel Tomé, CEO da City Soluções Urbanas.
João Gabriel Tomé, CEO da City Soluções Urbanas Divulgação |
A City Soluções Urbanas, juntamente com a O.M. Incorporadora, desenvolve desde 2015 uma linha de empreendimentos com apartamentos compactos que possuem características voltadas a agradar os millennials em Goiânia. O sucesso dos condomínios Art Residence, Dot Bueno Residence, Spot Marista e Hub Compact Life nos últimos anos consolidou as empresas como referências no segmento de compactos de luxo na capital goiana. Agora, a aposta é no Azure Compact Life, novo empreendimento de 1, 2 e 3 suítes localizado na Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista.
Entre os diferenciais do Azure que prometem agradar os
millennials, estão a localização privilegiada, uma proposta de arquitetura
moderna e fluida para a fachada e atenção total aos detalhes. Além disso, o
empreendimento possui uma forte presença de tecnologia embarcada, incluindo uma
conveniência para consumo dos moradores com pagamento via QR Code e também a
guarda-entrega, uma área na portaria adaptada para delivery de alimentos,
equipada com freezer e geladeira. Segundo João Gabriel Tomé, essas
características foram pensadas para atender à demanda dos consumidores com
perfil millennial, além de agradar investidores que estão adquirindo imóveis
voltados para este público.
"Oferecemos coworking, bicicletário, academia,
vaga verde para carros elétricos e outras comodidades que diferenciam muito o
empreendimento e agradam essas pessoas que possuem senso coletivo e querem
viver em um lugar que tenha vida própria", avalia João Gabriel.
Decorado de 1 quarto do Hub Compact Life Divulgação |
Segundo a especialista Karina Duarte, outros aspectos
que atraem os millennials são a possibilidade de personalização e a valorização
da sustentabilidade. Ela afirma que grande parte destes consumidores procura
informações pela internet e está atenta aos valores disseminados pelas empresas
em suas redes sociais. Assim, imóveis como o Azure, que apostam em conceitos
ecológicos e fazem uso de práticas sustentáveis para minimizar os impactos
ambientais, costumam atrair esse público atento às pautas contemporâneas.
"Além de apartamentos menores e mais funcionais,
os millennials prezam muito pelo bem estar e priorizam aspectos como saúde
mental, felicidade, sustentabilidade, estilo de vida. O mercado precisa se
adaptar a esses anseios e, para isso, está oferecendo espaços inteligentes, que
podem ser personalizados e que valorizam a sustentabilidade. A geração Y está
muito alinhada a empresas que demonstram ter engajamento com a sustentabilidade
e que possuem uma preocupação ambiental explícita", analisa Karina.
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