Dia do Estudante: Agência de modelos chama atenção para a importância da educação
Durante a pandemia, a quantidade de
alunos, com idades entre 6 e 17 anos, que abandonaram as instituições de ensino
no Brasil foi de 1,38 milhão
Na próxima
quarta-feira (11) é celebrado o Dia do Estudante. A data tem como objetivo
homenagear todos os estudantes, que com dedicação e empenho valorizam o
conhecimento e o crescimento pessoal, além de ressaltar a importância e a necessidade
dos estudos na vida dos cidadãos. Vale lembrar que a data foi criada em 1927,
pelo então imperador Dom Pedro I, que autorizou a criação das duas
primeiras faculdades do Brasil: a Faculdade de Direito de Olinda, em
Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.
Mas temos motivos para comemorar?
Sabemos que nosso
histórico não é favorável. Reprovação, abandono do ensino e distorção entre
idade e série escolar são problemas recorrentes no cenário educacional
brasileiro. Com a pandemia da Covid-19, essa realidade foi acentuada e a
disparidade socioeconômica do país ficou ainda mais evidente.
No ano passado,
foram cerca de 5,5 milhões de crianças e adolescentes sem acesso à educação. A
quantidade de alunos, com idades entre 6 e 17 anos, que abandonaram as
instituições de ensino foi de 1,38 milhão, o que representa 3,8% dos
estudantes. A taxa é superior à média nacional de 2019, quando ficou em 2%,
segundo dados da Pnad Contínua. Somado a isso está a situação de 4,12 milhões
de alunos (11,2%) que, apesar de matriculados e sem estar em período de férias,
não receberam nenhuma atividade escolar, resultado do ensino pautado pelas
aulas online. Os dados estão compilados em estudo do Unicef (Fundo de
Emergência Internacional das Nações Unidas para Infância), intitulado
"Enfrentamento da cultura do fracasso escolar".
“Estamos em uma
fase da pandemia onde, aos poucos, vemos a retomada da criançada às aulas
presenciais. Isso nos dá esperança de dias melhores e nos motiva a incentivar
os pequenos a pegarem papel, caneta e estudarem muito. Foi com esse propósito
que preparamos esse ensaio fotográfico”, relata a produtora de moda da agência
de modelos Max Fama”, Carolina Souza. “Sabemos da nossa realidade e precisamos
incentivar os nossos pequenos a não desistirem dos seus sonhos, que claro, só
serão realizados com muito estudo e dedicação. Como nação temos um potencial
gigante. Já passou da hora de encorajarmos nossas crianças a serem o que elas
quiserem ser”, finaliza.
Confira o resultado
deste editorial inspirador!
Emilly Moraes Murakami veste macacão e mochila: Brascol. Alexssandro Felippe Filho veste camiseta: Enjoy; calça: Brascol; e mochila: acervo. Davi Rodrigues Freitas veste look: Brascol. |
Maria Eduarda Ribeiro Matos veste suéter: Enjoy; short: Brascol; e
tênis: Tie Dye. Manuella Kerchner de Pinho veste conjunto: Brascol; e tênis: acervo. |
Maria Eduarda Ribeiro Matos veste camiseta: No bad days; short e
mochila: Brascol. Manuella Kerchner de Pinho veste cropped: Sem drama; short e mochila: Brascol. |
Ficha técnica
Modelo: Agência de
Modelos Max Fama (@maxfama_oficial )
Fotógrafo: Jorge
Luiz Garcia ( @jorgeluizgarcia_ )
Produtora de Moda:
Carolina Souza ( @cayhhsouza )
Maquiadora:
Karol Schmitt ( @kbs.makeups )
Coordenadora de
pautas: Antônia Biazzi (@antoniadebiazzi )
Gerente de
marketing: Cláudia Siqueira ( @ccysiqueira )
Direção de arte:
Wesley Alisson ( @wesleyalisson )
Produção executiva:
Paulo Henrique Albuquerque ( @pauloybrasil )
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