Empreender após 40 - maturidade é o sucesso do negócio
A máxima de que a vida começa, ou até mesmo recomeça, aos 40 anos está presente na vida de muitos empreendedores no Brasil. Com muito vigor físico e força de vontade para abraçar o mundo, a idade média do empreendedor brasileiro é de 44,7 anos, segundo dados do Sebrae.
Quarentei, e agora? qualquer iniciativa
empreendedora com maior maturidade pessoal e profissional, pode ter mais
chances de dar certo. Depois que Raymond Alexander Kroc comprou o McDonald's
após os 40 e o fundador do KFC, começou sua própria rede de fast food aos 65
anos, o céu é o limite!
A pessoa com mais de 40 anos traz consigo a
bagagem da experiência do passado que se torna um diferencial para ajudar a
traçar seu caminho e distinguir o que é melhor ou não para o futuro e o sucesso
dos negócios.
Com a idade, é possível ter mais empatia e ter um
olhar mais crítico do funcionamento de determinados setores dentro da empresa.
Um dos principais motivos que levam as pessoas a
empreender após os 40 anos e a falta de oportunidades no mercado de trabalho
tradicional, que oferece menos vagas para pessoas a partir dessa faixa etária.
Outro motivo é que muitas vezes já construímos
nosso patrimônio após anos de trabalho, o que nos permite arriscar sem medo das
consequências.
Seja qual for o seu motivo para começar o seu
negócio, saiba que investir em uma franquia tem muitas vantagens para
empreendedores.
Com determinação, empenho e planejamento, muitos
empreendedores transformaram sonhos em realidade e hoje são donos do próprio
negócio. Seguem abaixo alguns exemplos positivos de empreendedores que
começaram seus negócios após os 40 anos:
Água Doce Sabores do Brasil
Marcos Benetti trabalhava como vendedor externo
e, por este motivo, viajava muito por todo o Brasil. Foi nas viagens que ele
conheceu a Água Doce Sabores do Brasil, já que sempre que tinha oportunidade
jantava em um restaurante da rede. Natural de Oswaldo Cruz, em São Paulo,
Marcos conhecia alguns franqueados da marca que o incentivaram a investir no
negócio. Durante as férias foi até Tupã, no interior paulista, conhecer a sede
da franqueadora e saiu de lá apaixonado pelo conceito da marca, mas sem dinheiro
para investir. Ao surgir a oportunidade de se tornar franqueado, o empresário
que morava em Maringá, no Paraná, não encontrou um ponto que o agradasse. Neste
ínterim, o proprietário da unidade de Água Doce de São Carlos, também no
interior de São Paulo, estava fazendo o repasse da operação. Ele não pensou
duas vezes ao largar sua vida no Paraná e se mudar para o interior paulista.
"Vendi meu carro, apartamento e junto com minha esposa e meus filhos mudei
de cidade. Muitos me acharam louco por largar toda uma estabilidade para
investir no próprio negócio. Hoje vejo que meus atos foram recompensados",
revela. Há 11 anos como franqueado, Benetti tinha 46 quando tornou-se
empreendedor. Foram dois anos para estabilizar a casa e quitar todas as
pendências, mas atualmente, a unidade são-carlense figura entre as 10 com maior
faturamento e, durante a pandemia, está no top três da rede.
Calçados Bibi
Desde os 18 anos trabalhando, Karine Soares,
atuou por 26 anos em uma empresa de engenharia em Brasília como administradora,
no Distrito Federal. Por conselho e incentivo do marido, desde 2019 buscava
negócios em que pudesse investir e ainda atuar como Consultora de Negócios. A
procura por franquias ficou mais intensa em 2020 e, ao andar por um shopping da
cidade, Karine entrou em uma loja da Calçados Bibi. Segundo ela, o ‘santo
bateu’, além de relembrar que a marca estava no mercado há muitos anos e que
suas filhas, quando pequenas, sempre usaram Bibi. A partir disso, a
administradora passou a pesquisar mais sobre o negócio, analisar o balanço e
demais informações que julgava pertinente para fazer sua escolha. Ao notar que
a franquia se encaixava em suas expectativas, participou de todo o processo
para investir no negócio e que, ao mesmo tempo, permitisse levar aos
brasilienses uma experiência sensorial diferente, já que as lojas da Bibi são
ambientadas e harmonizadas com o objetivo de deixar pais e filhos à vontade.
Aos 46 anos, Karine inaugurou a sua primeira
unidade da Bibi em outubro do ano passado. Mesmo sem ser do segmento de Varejo,
a empresária levou sua expertise em administração para dentro do seu negócio e
se surpreendeu com o sucesso, mesmo durante a pandemia. "Mesmo com as
restrições, vendemos aproximadamente 600 pares de calçados por mês",
conta.
Casa do Construtor
Divino Fogão
IGui
Fernando Macrina, franqueado iGUi de Catanduva
(SP), decidiu empreender por meio de uma franquia no ano passado, aos 45 anos.
Antes, trabalhou com laboratório, no ramo farmacêutico, por oito anos.
Ele está
muito feliz e realizado profissionalmente, pois o prazer de atuar no mercado de
piscinas, que para ele vai além da venda de um produto. "É um ramo muito
gratificante, muito mesmo, principalmente porque a gente vê a realização de um
sonho para a maioria dos clientes. Você não está vendendo um produto somente,
você está vendendo um sonho realizado para o cliente e isso é excelente de ver,
muito gratificante.
Maple Bear
Mr. Cheney
Franqueada
Mr. Cheney desde dezembro de 2013, Tereza Cristina Rosa Farache decidiu que era
a hora de investir aos 45 anos de idade. Tendo trabalhado como executiva de
multinacionais e na área de planejamento e governança corporativa em empresas
do terceiro setor, Tereza sempre teve o sonho de empreender em um negócio
próprio. Com isso, optou por inaugurar uma unidade Mr. Cheney que faz muito
sucesso na região de pinheiros, em São Paulo. Segundo Tereza, a escolha pela
franquia se deu pela mesma se identificar muito com seus próprios valores:
"Logo de cara já me apaixonei pelo produto e ao conhecer a empresa me
identifiquei com os princípios e a ética da gestão".
Oral Sin
Royal Face
Com o sucesso do negócio, em 2018, Andrezza se
uniu ao Grupo Up, de São José do Rio Preto (SP), que iniciou o processo de
expansão através das franquias. A Royal Face oferece mais de 40 tipos de
tratamentos faciais e corporais, com mais de 200 unidades comercializadas em 19
estados brasileiros. A marca oferece modelos de negócios Slim, Standard e
Premium. O investimento inicial é a partir de R$159 mil.
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