Estímulo para o ensino de crianças se baseia no despertar de seu interesse
Por Thaís de Souza Freitas
Os dias atípicos que vivemos desde 2020,
quando medidas sanitárias e de restrição de circulação de pessoas precisaram
ser tomadas para o controle da Covid-19, se postergam e trazem uma realidade
dura principalmente para as crianças, como revelado numa pesquisa do Datafolha
encomendada pela Fundação Lemann e Instituto Natura, “Onde estão as crianças e
adolescentes enquanto as escolas estão fechadas?”. Dentre pais, responsáveis e
jovens entrevistados, 44% afirmaram se sentir tristes, 38% tiveram medo e 34%
perderam o interesse na escola. E mais: 75% disseram que sentem falta das aulas
presenciais ou de algum professor e 60% do convívio social e dos amigos. Os
números refletem uma realidade: as pessoas precisam de interações sociais e as
crianças dependem dela como requisito para o desenvolvimento pessoal.
Com isso, um dos grandes desafios dos
profissionais que lidam com o ensino infantil também passou a ser
responsabilidade dos pais, prender a atenção dos pequenos por um período de
tempo suficiente para transmitir e consolidar algo. Pensando nisso,
trabalhar temas de interesse do estudante, como o aprendizado de um segundo
idioma, tornar os momentos de ensino e aprendizagem em momentos de
prazer, diversão e criatividade pode ser a tão desejada chave para o sucesso. É
fato que o ser humano se envolve muito mais em atividades que lhe proporcionam
satisfação e com crianças não é diferente.
O ensino de um segundo idioma como o inglês, se dando através de atividades lúdicas, jogos, músicas, massinha, pinturas e qualquer outro método que estimule a criatividade e transforme cada momento de aprendizagem em uma experiência encantadora, é o grande diferencial. Outro ponto chave no que diz respeito ao ensino para crianças é o reforço positivo, que deve ser manifestado constantemente. Reconhecer e celebrar cada conquista não só a deixa mais estimulada, mas também desenvolve sua autoestima e confiança; fatores fundamentais para que ela se sinta confortável e continue praticando o segundo idioma de maneira natural.
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Thaís de Souza Freitas é formada em
Relações Internacionais e administração na faculdade ESAMC, em Uberlândia, e
atualmente é Consultora Pedagógica da Park Education. |
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