Expedição Fartura visitou cidades do Sul de Minas Gerais em busca de pequenos produtores da Serra da Mantiqueira
CURADORAS MORENA LEITE E CAROLINA DAHER TIVERAM A MISSÃO DE SELECIONAR PRODUTORES PARA O PRÓXIMO FESTIVAL GASTRONÔMICO DE TIRADENTES
A Expedição Fartura, que integra o projeto Fartura – Gastronomia do
Brasil, colocou o pé na estrada mais uma vez para descobrir e aprofundar nos
sabores e na cultura gastronômica brasileira. Dessa vez, a viagem foi em
parceria com o Sebrae Minas e o destino foi
o Sul de Minas, onde a equipe visitou Paraisópolis, Piranguinho, Alagoa, São
Lourenço e Itanhandu, em seis dias de viagem e diversos locais na região.
Comandando a
Expedição Fartura Projeto Origem Minas estão a chef de cozinha Morena Leite,
responsável pela curadoria nacional, e a jornalista e crítica gastronômica
Carolina Daher, curadora em Minas Gerais. Esta expedição teve uma missão
especial, selecionar os produtores que farão parte do 24º Festival Cultura e
Gastronomia Tiradentes, o mais tradicional do país, que acontecerá em setembro.
A viagem começou pelo Café Zalaz, em Paraisópolis, onde há produção de
cafés orgânicos, cultivados sob a sombra de árvores nativas e solo protegido. O
produto foi o primeiro café orgânico a ganhar um concurso Cup of Excellence com
a maior nota histórica até os dias atuais (97,53 pontos). Uma enorme quebra de
paradigma sobre a qualidade desse modelo de manejo.
Na cidade de Piranguinho, o foco foi o Pé de Moleque. A escolha não é
aleatória, já que lá é considerada a capital da iguaria, que é patrimônio
tombado da gastronomia local. A produção do doce foi acompanhada e a história
por trás de sua criação foi revelada.
A equipe também foi ao município de Alagoa, para desvendar os segredos do
famoso Queijo D’Alagoa, um dos mais apreciados do mundo, com premiações e
reconhecimentos em diversas competições internacionais.
Próximo a São Lourenço, no Sítio Cambará Fruticultura, a comitiva foi
conferir a produção local de frutas vermelhas e os sabores escondidos na
região, com múltiplos produtos degustados.
No caminho para Itanhandu, a equipe conheceu o Azeite Serra que Chora e
por fim visitou o Apiário Flores de Minas, onde se encontra uma das mais
renomadas produções de mel do estado.
SOBRE
ORIGEM MINAS
Inspirados pela mineiridade, o Sebrae e o Sistema Faemg criaram o Origem
Minas, um projeto que conecta produtores, artesãos e consumidores oferecendo
produtos que proporcionam experiências que expressam o jeito mineiro de ser.
A forma de se expressar dos mineiros, seja na fala, nas quitandas, nos
doces, queijos, cafés, artesanato são facilmente reconhecidos em todo o país.
Isso acontece porque Minas é exemplo na preservação de suas origens, valores e
costumes e é para reforçar essa identidade que o projeto foi desenvolvido.
SOBRE A
PLATAFORMA FARTURA – GASTRONOMIA DO BRASIL
A Plataforma
Fartura – Gastronomia do Brasil tem o objetivo de mapear o caminho do
ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao
público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os
integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em:
Expedições
Fartura: viagens que
já percorreram mais de 88 mil km em todo o território nacional levantando as
histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e
cerca de 650 fontes entrevistadas.
Conteúdo
gastronômico: o
conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e
livros, programas de rádio e em projetos customizados.
Festivais
Fartura: a
celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre
produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos
acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo,
Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e Lisboa. Até
2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que se deliciaram com os
mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades
gastronômicas e 1.265 apresentações culturais. Em 2020, ocorreu a primeira
edição do Fartura Digital Belo Horizonte, com uma audiência de 7 milhões de
pessoas. E também o Festival Cultura e Gastronomia PRÓ-Tiradentes, com
audiência de mais de 6 milhões de pessoas.
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