IBM revela processador que acelera a inteligência artificial desde o chip
Novo desenho de chip permite inferir Deep Learning em transações de alto valor e é feito para aprimorar amplamente a habilidade de interceptar fraude, entre outros casos de uso.
ARMONK,
N.Y., 23 de agosto de 2021 -- Na
conferência anual Hot Chips, a IBM (NYSE: IBM) revelou hoje detalhes do novo Processador IBM
Telum, desenhado para inferir Deep Learning a cargas de trabalho
empresariais a fim de ajudar a abordar fraudes em tempo real. Telum é o
primeiro processador de IBM que contém aceleração para a inferência de inteligência
artificial (IA) desde o chip enquanto ocorre uma transação. Com três anos de
desenvolvimento, a inovação desse novo chip para aceleração do hardware foi
desenhada para ajudar clientes a obterem insights de negócios em escala
para aplicações bancárias, financeiras, comerciais, de seguros e interações com
os clientes. Espera-se que um sistema de IBM com Telum esteja disponível no
primeiro semestre de 2022.
Em um
levantamento recente da Morning Consult¹ encomendado pela IBM, 90% dos
pesquisados disseram que o fato de poder construir e executar projetos de
inteligência artificial onde residem seus dados é importante. O IBM Telum está
desenhado para permitir que as aplicações sejam executadas eficientemente no
local onde residem os dados, ajudando a superar os enfoques tradicionais de IA
empresarial, que tendem a exigir uma quantidade significativa de memória e
capacidades para mover os dados e gerenciar a inferência. Com Telum, ter o
acelerador próximo aos dados de missão crítica e aplicações significa que as
empresas podem realizar um alto volume de inferências para transações sensíveis
em tempo real sem ter de recorrer a soluções de IA fora da plataforma, o que
poderia impactar o desempenho. Os clientes também podem construir e treinar
modelos de IA fora da plataforma, estender e inferir para análises em um
sistema IBM habilitado para Telum.
Inovação no
sistema bancário, finanças, comércio e seguros
Hoje, as
empresas costumam aplicar técnicas de detecção para identificar fraude depois
que ela ocorre, um processo que pode exigir muito tempo e recursos de
computação devido às limitações da tecnologia atual, especialmente quando a
análise e a detecção da fraude acontecem longe das transações e dos dados de
missão crítica. Devido aos requisitos de latência, muitas vezes a complexa
detecção de fraudes não pode ser concluída em tempo real, o que significa que
um mau ator pode já ter comprado bens com um cartão de crédito roubado antes
que o varejo perceba que uma fraude foi cometida.
De acordo com o Consumer Sentinel Network
Databook do Federal Trade Commission’s 2020, os consumidores relataram ter
perdido mais de US$ 3,3 bilhões com fraudes em 2020, em comparação com US$ 1,8
bilhão em 2019². O Telum pode ajudar os clientes a mudar de uma postura de detecção
de fraude para uma postura de prevenção de fraude, passando do campo
de detectar muitos casos de fraude na atualidade para uma era potencialmente
nova de prevenção em escala, sem impactar os acordos de nível de serviço (SLAs
- Service Level Agreements) antes que seja concluída a transação.
O chip se
caracteriza por um inovador desenho centralizado que permite aos clientes
aproveitar ao máximo o poder de um processador de IA para cargas de trabalho
específicas de IA, tornando-o ideal para workloads de serviços financeiros,
como a detecção de fraudes, o processamento de prestações, as compensações e
liquidações de valores, a luta contra lavagem de dinheiro e a análise de
riscos. Com essas inovações, os clientes estarão preparados para aprimorar as
regras existentes de detecção de fraude e para utilizar o Machine Learning,
além de acelerar os processos de aprovação de créditos, evoluir o serviço aos
clientes e a rentabilidade, identificar que operações ou transações podem
falhar e propor soluções para criar um processo de conciliação mais eficiente.
Telum e o
enfoque Full Stack de IBM para o design de chips
Telum dá
continuidade à longa trajetória da IBM em design e engenharia inovadores, que
incluem a integração e a co-criação de hardware e software que abarcam o
silício, sistema, firmware, sistemas operacionais e estruturas de software
líderes.
O chip
contém 8 núcleos de processamento com um pipeline detalhado de instrução
super-scalar out-of-order, sendo executado numa frequência de mais de 5 GHz,
otimizada para demandas de carga de trabalho heterogêneas de classe
empresarial. A infraestrutura de cache e interconexão de chip totalmente
redesenhada proporciona 32 MB de cache por núcleo e pode escalar até 32 chips
de Telum. O design de módulo dual do chip contém 22 bilhões de transistores e
cerca de 30 quilômetros de fio em 17 camadas de metal.
Liderança em
semicondutores
Telum é o
primeiro chip da IBM com tecnologia criada pelo AI Hardware Center de IBM
Research. Além disso, a Samsung é a aliada no desenvolvimento de tecnologia
para o processador Telum, desenvolvido no nódulo de tecnologia de 7nm EUV.
Telum é mais
um exemplo da liderança da IBM em tecnologia de hardware. IBM Research, entre
as maiores organizações do mundo dedicadas à investigação industrial, recentemente anunciou o escalonamento ao nódulo 2nm, o último benchmark
no legado de contribuições da IBM à inovação em silício e semicondutores. Em
Albany, NY, sede do Centro de Hardware em IA da IBM e do Complexo de
Nanotecnologia de Albany, a IBM Research tem criado um ecossistema colaborativo
líder com membros da indústria público-privada para impulsionar os avanços na
investigação de semicondutores, ajudando a abordar as demandas de fabricação
globais e acelerar o crescimento da indústria de chips.
Para mais
informação, visite: https://www.ibm.com/it-infrastructure/z/capabilities/real-time-analytics
1 Morning Consult - Global AI
Adoption Index2021
2 United States Federal Trade Commission, https://www.ftc.gov/news-events/press-releases/2021/02/new-data-shows-ftc-received-2-2-million-fraud-reports-consumers
As declarações sobre as futuras direções e intenções da IBM estão sujeitas a
alterações ou retiradas sem aviso prévio e representam apenas metas e
objetivos.
Sobre a IBM
A IBM é
fornecedora líder global de serviços de negócios e tecnologias de nuvem híbrida
e IA. A IBM ajuda clientes em mais de 175 países a capitalizar os insights de
seus dados, otimizar processos de negócios, reduzir custos e obter uma vantagem
competitiva em seus setores. Quase 3.000 entidades dos setores público e
privado em áreas críticas de infraestrutura, como serviços financeiros,
telecomunicações e saúde, contam com a plataforma de nuvem híbrida da IBM e Red
Hat OpenShift para realizar suas transformações digitais de forma rápida,
eficiente e segura. As inovações revolucionárias da IBM em inteligência
artificial, computação quântica, soluções em nuvem específicas do setor e
serviços de negócios fornecem opções abertas e flexíveis aos clientes, todas apoiadas
pelo compromisso da IBM com confiança, transparência, responsabilidade,
inclusão e serviço.
Para obter mais informações, visite https://www.ibm.com
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