Lições no esporte e na vida
Os ensinamentos do mentor especialista em desenvolvimento humano Rafael Cobra colocam em perspectiva como aprendizados associados ao esporte podem valer também para a vida profissional e cotidiana
Quem quer que tenha acompanhado as olimpíadas nas últimas semanas percebeu que foi uma das passagens mais bem-sucedidas da delegação brasileira nos últimos anos. Algo perceptível com a conquista de sete ouros, seis pratas e oito bronzes. Para não falar do fato de que esses atletas levaram alegria para os brasileiros em tempos de estresse pandêmico e de outros problemas.
Mas por trás dessas histórias de sucesso há a vontade de homens e mulheres de superarem os próprios obstáculos e limitações, buscando assim o autoaprimoramento. Casos como o de Ítalo Ferreira, que precisava surfar com uma tampa de isopor no passado, mostram a perseverança do sonho contra as adversidades sociais. Ou mesmo da Rayssa Leal, que ao ganhar a prata no skate tem encorajado meninas a se dedicarem a esporte antes vistos como “coisas de menino”.
Esse fator de superação e autoaprimoramento foi algo que o mentor especialista em desenvolvimento humano Rafael Cobra percebeu que valem não apenas para o esporte, mas para a vida em geral. Percebe assim que esportistas podem de inspiração para quem está desencontrado e duvidoso das próprias capacidades.
“Mantenha seus heróis e heroínas no padrão mais alto; Não deixe que o medo te paralise; Seja confiante e humilde ao mesmo tempo; Em toda sua trajetória conduza pelo exemplo, não pela explicação; Escreva um elogio a si mesma, e nunca pare de revisá-lo; Anote seus sonhos”, resume Cobra sobre os preceitos que ensina. Eles fazem parte do que chama de o “método Cobra”.
Seu ensinamento principal é que não há grandes diferenças entre gente comum e as estrelas olímpicas. E que todo ser humano é capaz de desenvover habilidades para ser um atleta de alta performance da própria vida. Afinal, a história de vida desses atletas passa pela vida ordinária e pelo anonimato anterior ao reconhecimento, colocando em perspectiva a luta necessária para conquistar o lugar ao sol. No fim, são lições de perseverança que podem servir para muitas pessoas antes de caírem na frustração e na desesperança. Fato é que o sucesso é treinável.
Nenhum comentário