Machine Learning nas empresas: o que é e como aplicá-lo
Por Bruno Ramos
É evidente que a tecnologia tornou-se essencial para alavancar os negócios
das empresas. De acordo com um estudo de 2021,
realizado pela ThoughtWorks, consultoria especializada em TI, as companhias
brasileiras que se declaram proficientes em
tecnologia são as mais otimistas do mundo, e apontam 82% de crescimento em
2021. Nesse sentido, o Machine Learning tem se destacado como
um dos recursos
mais promissores para os próximos anos. Mas, o
que é e como aplicar o Machine Learning nas empresas?
Braço importante da Inteligência Artificial e cada
vez mais presente na atualidade, o Machine Learning, ou em tradução livre
“aprendizado de máquina”, é um conjunto de técnicas computacionais que visam
utilizar dados estruturados ou não estruturados para a elaboração de algoritmos
que possam aprender padrões de forma independente. Trata-se de um aspecto da
tecnologia que permite que os computadores consigam aprender sozinhos a tomar
decisões. Essa ferramenta pode detectar padrões que não foram percebidos por
humanos e, assim, propor soluções não pensadas antes.
Nesse contexto, qualquer
empresa pode aplicar o aprendizado de máquinas, desde pequenas e médias, até
grandes companhias. Para isto, é necessário ter uma base sólida de dados dos
problemas a serem solucionados. Nesse cenário, surge o profissional que terá
uma função primordial na aplicação do Machine Learning nas empresas: o cientista de dados. Esse
especialista irá analisar toda a problemática e traçar a melhor maneira de solucionar
o desafio.
Quando falamos sobre experiência do
consumidor, por exemplo, o Machine Learning pode ser aplicado em agentes de
atendimento automatizados como uma solução para responder às dúvidas de
clientes por meio do processamento de linguagem natural. Assim, a tecnologia
oferece ao usuário respostas ao chamado com qualidade e promove um atendimento
mais ágil e assertivo.
Desta forma, as técnicas de
Machine Learning permitem o aumento da produtividade de diversos processos em
uma empresa, uma vez que é um conceito amplamente utilizado para automatizar
processos, tornando-os mais rápidos e, consequentemente, mais práticos e
eficientes. Assim, o Machine Learning contribui para a diminuição dos erros
humanos e redução de custos das empresas a longo prazo.
As múltiplas aplicações do
Manchine Learning nas empresas
Apesar de parecer complexo,
essa tecnologia já é realidade e está extremamente presente em nosso dia a dia.
Os tradutores de texto, por exemplo, contam com o Machine Learning presente em
sua rotina. Isto porque, para viabilizar o trabalho, é preciso que um software
assemelhe diversas questões relacionadas à língua, tanto com relação a
ortografia, quanto expressões regionais. Outro exemplo, são os sites de compras
online e aplicativos de geolocalização, além de outras tecnologias como
reconhecimento facial e as próprias redes sociais.
Existem alguns desafios que
devem ser levados em conta durante a aplicação do Machine Learning nas
empresas. Dentre eles, podemos citar a elaboração de bases de dados que atendam
os algoritmos, além da importância do entendimento dos conceitos e técnicas por
parte dos gestores da empresa. Também há uma importante necessidade de
encontrar especialistas capacitados e, assim, evitar possíveis gaps
durante a aplicação do recurso.
Com um estudo aprofundado sobre
Machine Learning e uma aplicação adequada nos processos, inúmeras áreas da
empresa podem ser impactadas positivamente. Independente do campo ou do tipo de
empresa, o Machine Learning pode otimizar toda a produtividade presente na
cadeia dos colaboradores. No final, os resultados serão coletados, tanto pela
instituição, quanto pelo cliente.
Bruno Ramos é Founder e CEO
global da HartB,
startup de soluções inovadoras que utilizam a inteligência humana para
transformar dados em informações de valor baseadas em tecnologias Big Data,
Inteligência Artificial, Internet das Coisas e análise de dados.
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