PRESIDENTE DA AML, ROGÉRIO TAVARES, ENTREVISTA O ESCRITOR JORGE CALDEIRA NO PROJETO “22 ENTREVISTAS NO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA”
NO DIA 12 DE AGOSTO, ÀS 19H30, ENTRA NO AR A CONVERSA SOBRE
"A ECONOMIA BRASILEIRA NO TEMPO
DA INDEPENDÊNCIA"
Jorge Caldeira - Foto/Luiza Sigulem
No dia 12 de agosto, a Academia Mineira de Letras realiza mais uma edição
do projeto “22 entrevistas no Bicentenário da Independência”.
Desta vez, o presidente da instituição, Rogério Faria Tavares, entrevista o
escritor e jornalista Jorge Caldeira acerca do tema "A
economia brasileira no tempo da Independência". A palestra entra no ar
às 19h30 pelo canal da AML no YouTube.
O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC
203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com
patrocínio do Instituto Unimed-BH - por meio do incentivo fiscal de mais de
cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.
Copatrocínio da Tambasa.
Durante a conversa, Jorge Caldeira descreve a economia brasileira entre
as últimas décadas do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX,
ressaltando seu dinamismo, a integração do mercado e o grau da diversificação
econômica nacional. Caldeira também aborda marcos históricos importantes para a
compreensão do processo econômico no referido período, como a vinda da família
real para o Brasil, em 1808; a assinatura dos Tratados de Amizade e Comércio
com a Inglaterra, em 1810, e a elevação do Brasil a Reino Unido, junto com
Portugal e o Algarve, em 1815. A Revolução Liberal do Porto, de 1820, foi
igualmente tema de reflexão, bem como a assinatura do Tratado de Reconhecimento
da Independência brasileira por Portugal, em 1825.
Na entrevista ao presidente da AML, Rogério Faria Tavares, Jorge Caldeira
ainda discorre sobre o papel desempenhado pela escravidão no processo econômico
brasileiro e porque ela prosseguiu mesmo depois da Proclamação da
Independência, em 1822. Analisa detidamente algumas personalidades históricas
estudadas em seu livro "101 brasileiros que fizeram a história", como
Tiradentes, Frei Caneca e o Regente Diogo Feijó. Por fim, o entrevistado
reflete sobre o presente e o futuro do país, quando todos se preparam para
celebrar o bicentenário da Independência, em 2022.
Sobre o entrevistado:
Jorge
Caldeira nasceu em São Paulo, em 1955. É bacharel em Ciências Sociais, mestre
em Sociologia e Doutor em Ciência Política pela USP. Foi publisher da Revista
Bravo!, consultor do projeto Brasil 500 anos, da Rede Globo de Televisão,
editor-executivo da Revista Exame, editor do caderno Ilustrada e da
Revista da Folha, do jornal Folha de S. Paulo, editor de Economia da revista
Isto É e editor da revista de estudos do CEBRAP. Entre seus livros,
estão: "Noel Rosa: de costas para o mar", "Mauá: empresário do
Império", "Viagem pela história do Brasil", "História do
Brasil com empreendedores". Organizou os volumes sobre Diogo Antônio Feijó
e José Bonifácio de Andrada e Silva, que integram a coleção "Formadores do
Brasil", da Editora 34.
SERVIÇO:
Palestras
virtual “A economia brasileira no tempo da Independência”
– com
Jorge Caldeira
Data: a partir de 12 de agosto, às 19h30
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras
Instituto
Unimed-BH
Associação sem
fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve
projetos socioculturais e ambientais visando a formação da
cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida
das pessoas, ampliar o acesso à
cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente.
Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140
milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à
Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais
de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano,
mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas
foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação:
Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços
Públicos e Cultura, que estão alinhados
aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano,
todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça
mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.
Cemig
De
onde vem a nossa força?
A Cemig,
maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na
valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e
social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para
as novas gerações.
A
preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso
aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso
da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de
dialogar e trazer melhorias para a comunidade.
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