Projeto Include chega ao Estado do Rio de Janeiro com oito novos laboratórios
Iniciativa também lança curso de capacitação para os pré-selecionados a integrar a equipe pedagógica do Include
Para Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party, “chegar ao Rio de Janeiro é cumprir uma etapa importante do objetivo do Projeto Include que é estar em todos os estados do Brasil”, afirma.
O Include é um programa social que tem por objetivo promover a educação e difundir o uso da tecnologia, por meio do ensino gratuito de jovens e adolescentes moradores de comunidades carentes. Todos os laboratórios possuem mobília e equipamentos de primeira linha para aulas de robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica, além de impressoras 3D, óculos de realidade virtual, drones, computadores, entre outros.
Segundo o Deputado Federal Luiz Sérgio, “todo agente público precisa ter uma preocupação permanente em propiciar oportunidade à nossa juventude, principalmente aos mais carentes, garantindo acesso à informação, ciência e tecnologia. Por isso, nós apoiamos e acreditamos que o Include é a porta para a inclusão dos nossos jovens do Rio de Janeiro. Por meio das oficinas e cursos disponíveis, os jovens poderão se preparar para a realidade do mercado de trabalho e tecnológica atual”, comenta.
Além destes, o Include já possui instalações no Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia, e ainda, Amazonas e Rio Grande do Sul que estão em fase de implementação. O projeto, ainda, conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, Programando o Futuro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e GOUVÊA.
Novo curso preparatório para a equipe pedagógica Include
As novas unidades serão as primeiras a receberem um curso de capacitação teórico/prático voltado a todos os pré-selecionados a integrar a equipe pedagógica dos laboratórios. Neste treinamento os profissionais receberão uma bolsa-auxílio específica para que possam realizar a fase teórica inicial, até que o processo de seleção seja concluído. E poderão dar continuidade ao curso no decorrer de todo o período que estiverem vinculados ao Include.
“Aqui no Rio, estamos lançando um programa de bolsas de formação aos Facilitadores e Monitores. São 32 jovens das próprias comunidades onde estão instalados os laboratórios que são formados pelo Instituto Campus Party que depois aplicam os conhecimentos aos alunos do Include”, explica a Diretora Nacional do Include by Campus Party, Sidiane Zanin.
Sobre o Instituto Campus Party
A associação civil sem fins lucrativos foi fundada em 2009, com o objetivo de incentivar e promover atividades e projetos nas áreas cultural, educacional gratuita, de inclusão digital, do desenvolvimento tecnológico e econômico, dos direitos estabelecidos, da assistência social e da cidadania.
Nenhum comentário