RBAC promove Webinar sobre Dia do Mão na Massa
O seminário vai apresentar aos educadores atividades inspiradoras para estimular a expressão e a criatividade dos seus alunos
As atividades têm por finalidade desafiar os educadores a levar os alunos a vivenciar as etapas da Espiral da Aprendizagem Criativa, que começa com o Imaginar, avança para o Criar, em seguida para o Brincar,Compartilhar e Refletir. “Queremos mostrar ao educador como ele pode estimular a criação e a expressão dos seus alunos nas mais diferentes formas e formatos, a partir do lançamento de uma ideia”, ensina Ellen Regina Barbosa, que vai orientar o Webinar.
O Webinar é um dos eventos que antecedem o Dia do Mão na Massa que será realizado pela RBAC no próximo dia 15 de setembro. Neste dia, educadores, alunos e comunidade são convidados a desenvolverem juntos, por meio de um processo colaborativo, atividades para tornar as aulas presenciais ou remotas mais criativas, relevantes e inclusivas, a partir dos materiais que dispõem em seu ambiente. É um jeito diferente de aprender, criando.
Integrante do movimento Aprendizagem Criativa, a professora Fernanda Geraldo, da Secretaria de Educação do Espírito Santo, disse que o Mão na Massa é uma proposta inovadora que permite a conexão entre todos os participantes do processo de aprendizagem. “Essa atividade corrobora a construção de diferentes possibilidades que conectam o aluno em um movimento que valoriza a troca de ideias, a criação, a prática, a experimentação, fazendo da sala de aula um espaço de aprendizagem que fica para a vida toda”, explica Fernanda.
Professora de Artes, Fernanda desenvolveu o projeto “Reaproveitamento, Arte e Artesanato” que resultou na atividade “Mulher de Latinha” feita pelos alunos, a partir do depoimento da aluna Kamile Veira de Souza, cuja mãe era catadora de material reciclável em Guarapari e as latas de alumínio existiam em abundância no seu quintal e eram consideradas material mais valioso. Com as latas, os alunos construíram a imagem de uma mulher negra, inspirada na mãe de Kamile, exaltada como um ser que gera outros seres, dando continuidade ao ciclo da vida, e também com resíduos de embalagens plásticas que interferiam no manguezal (fonte de sustento econômico da região de Guarapari) criaram partículas que viraram um mosaico ecológico, com impacto positivo na comunidade.
A Aprendizagem Criativa busca uma educação mais lúdica, criativa e descontraída, ampliando o conhecimento a partir do contexto cultural, social e ambiental de cada pessoa envolvida. O “fazer para aprender” é o elemento central desta abordagem educacional baseada no construcionismo de Seymour Papert, pesquisador doMassachusets Institute of Technology (MIT), e inspirada nas ideias de grandes pensadores como Piaget, Paulo Freire e Montessori.
Além do Webinar, a RBAC mantém o site do Dia do Mão na Massa. No site, está disponível um E-Book com informações sobre o conceito do mão na massa e espaço para que todos cadastrem e compartilhem seus projetos e atividades.
Sobre a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) é um movimento de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações que promovem práticas educacionais mais mão na massa, criativas e relevantes para crianças e jovens de todo o país. Por meio de festivais, oficinas, programas de fellowships, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões online, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa de forma relevante e sustentável nas diferentes regiões do Brasil desde 2015. Conheça a Rede em: aprendizagemcriativa.org. Site Dia do Mão na Massa em:aprendizagemcriativa.org/maonamassa
Sobre a Fundação Lemann
A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado. Saiba mais em: fundacaolemann.org.br. Siga-nos nas redes: Twitter, Instagram, Facebook eLinkedIn.
Nenhum comentário