Startup que agenda reuniões comerciais entre empresas B2B estima aumento de 700% no faturamento em 2021
Gestores e vendedores do mundo corporativo sabem que encontrar o tomador de decisão de um negócio B2B é uma tarefa árdua e de difícil assertividade. Conhecedores desse problema crônico, os empreendedores Juliano Dias e Raphael Baltar decidiram em meio à pandemia utilizar a tecnologia para solucionar essa dor latente no mercado, transformando os desencontros em prospecções bem-sucedidas. Com isso, eles criaram no ano passado a Meetz, uma startup que realiza o serviço de prospecção de ponta a ponta para as empresas, entregando reuniões agendadas em um curto espaço de tempo entre o time de vendas e os decisores das empresas-alvo. Desde então, a companhia que oferece a prospecção como serviço tem vivenciado um crescimento exponencial. Em 2020, faturou R$ 500 mil e neste ano o aumento é estimado em 700%, aproximadamente R$ 4 milhões. Atualmente, mais de 100 organizações utilizam a sua solução, em países como Brasil, Uruguai e Portugal. De acordo com o fundador e CEO da Meetz, Juliano Dias, o modelo
de negócio da startup se diferencia no mercado por justamente terceirizar a
primeira etapa de uma negociação para qualquer tipo de companhia B2B. Nesse
caso, a tecnologia é usada para encontrar e se relacionar com os gestores e
decisores dessas empresas-alvo, de forma que eles se interessem em se reunir
com o fornecedor. “Muitas PMEs ainda não possuem um time de Sales Development
Representative (SDR) para qualificar os leads e realizar as primeiras etapas
de uma negociação. Além disso, o custo para a formação de um time capacitado
é muito alto. Nossa solução cai como uma luva porque realiza a jornada
completa de prospecção por um preço bem mais acessível em relação a montagem
de uma equipe”, explica. Diante do êxito com esse perfil de negócios, o empreendedor
revela que recentemente também passou a ser procurado por empresas com times
comerciais robustos para potencializar a geração de novos negócios. “Isso vem
ocorrendo porque hoje há uma grande concentração de funções entre os
vendedores nas companhias. Muitos acabam deixando algo de lado, geralmente a
prospecção. Para eles, é extremamente desgastante passar o dia no telefone e
depois se dar conta que em muitos casos o esforço foi em vão, porque o
decisor não apareceu na reunião virtual”, relata. O modelo de negócio também atraiu a atenção do fundo Valutia
Capital, fundado por Kiko Lumack - investidor com ampla experiência de
atuação no mercado de venture capital. O veículo, que já aportou em negócios
como GymPass, Zenklub e idwall, desde março assumiu as características de um
co-fundador, auxiliando em estrutura de backoffice e aproximação com
possíveis parceiros estratégicos. Em troca, ganharam a prioridade de liderar
a primeira rodada de investimento no momento em que a startup considerar
necessário iniciar o processo de captação no mercado. “Além de ter a Meetz no
seu portfólio de investimentos, a ideia da Valutia é ter uma solução que
ajude outras investidas a se desenvolverem comercialmente. Vale salientar que
desde o início da operação estamos em break even. Porém, pensamos em buscar
uma captação quando precisarmos escalar com maior agilidade e também investir
no aumento do time, hoje com 30 colaboradores”, informa o fundador e COO, Raphael
Baltar. ‘Prospecção como serviço’ O processo realizado pela Meetz começa com o entendimento dos
diferenciais do negócio e do perfil do comprador ideal que seus clientes
querem atender, analisando fatores como segmento, porte, número de
funcionários e faturamento. A partir daí, a startup traz maior agilidade e
praticidade na prospecção de novos negócios por meio de sua inteligência
comercial, auxiliando seus clientes no aumento de volume de reuniões
comerciais qualificadas e, consequentemente, no fechamento de novos
negócios. “Não utilizamos os canais tradicionais de marketing digital,
como redes sociais ou Google, para encontrar os tomadores de decisão. Tudo é
feito por meio de tecnologia, inteligência comercial, dados e uma técnica
eficaz. Usamos tecnologia para desenhar onde estão essas empresas e quem são
os decisores que podem comprar o produto ou serviço em questão”, detalha
Dias. A metodologia já era aplicada pelo empreendedor em seus negócios
anteriores. “Houve um caso recente em que foi possível alcançar 500% de
crescimento na geração de novas oportunidades de vendas”, revela. Na startup já há exemplos positivos dessa prospecção
descomplicada. Uma empresa de tecnologia para o varejo que contratou o
serviço viu sua agenda mensal passar de quatro reuniões, em média, para 17,
nos primeiros 60 dias. Por ser digital, a Meetz, que nasceu na cidade de
Recife, não tem limite geográfico para atender clientes. “A Meetz pode atuar
em qualquer parte do mundo. Hoje, a maior parte dos nossos clientes estão em
São Paulo, mas atendemos empresas de todo o Brasil e do mundo, por meio das
nossas operações com times 100% remotos em cidades como Recife, Lisboa, São
Paulo e Brasília”, finaliza Raphael Baltar. Sobre a Meetz A Meetz é uma startup que oferece uma solução de ponta a ponta
para prospecção de clientes B2B. Com o objetivo de solucionar uma dor latente
no mercado, a empresa toma conta de todo o processo de prospecção das
empresas, entregando reuniões comerciais agendadas e um potencial cliente
preparado para o processo de tomada de decisão. Com o desenvolvimento de
inteligência comercial, a empresa encontra atalhos para seus clientes terem a
oportunidade de negociar diretamente com os decisores das empresas nas quais
estão prospectando, trabalhando com um conceito de “prospecção como serviço”
ou PaaS. Com cerca de 30 colaboradores, a startup atualmente conta com mais
100 clientes em países como Brasil e Portugal, ajudando essas empresas a
abrirem mercado na América do Sul, América do Norte e Europa. Mais informações
em https://www.meetz.com.br/. Para mais informações, entrevistas e personagens: Equipe
Motim Raphael Bueno - raphael.bueno@motim.cc 11 99723-7397 Luís de Magalhães – luis.magalhaes@motim.cc 11 95292-8049 Antônia Futuro - antonia.futuro@motim.cc 11 99451-4262 Motim - conteúdo
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