Transformação Digital acelera evolução em meios de pagamento
*Claudio Dias - CEO da Pagolivre
A
pandemia da Covid-19 impulsionou o crescimento do e-commerce por conta das
recomendações de isolamento social e, para além disso, mudou também os meios de
pagamento. O surgimento de novas tecnologias, o aumento da competição com o
surgimento de várias fintechs e a mudança de hábito de compra dos consumidores
também contribuíram para essa aceleração. Segundo um relatório da Conferência
das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o comércio eletrônico arrecadou US$
26,7 trilhões no mundo em 2020. No Brasil, segundo dados da Receita Federal, o
faturamento real do e-commerce, descontada a inflação, avançou 37%, totalizando
R$ 224,7 bilhões no ano passado.
Novas
alternativas em meios de pagamento se tornaram o principal diferencial para
empresas, tanto para as novas, quanto para as já existentes. Com as
dificuldades enfrentadas em virtude da pandemia do Coronavírus, alguns negócios
enxergaram essas alternativas como única solução em comparação às plataformas convencionais
de comercialização digital.
Sem
contato direto com o cliente, quem empreende precisou se desenvolver ou até
mesmo criar novos negócios para se adaptar aos tempos atuais que se modificaram
fortemente, demandando ainda mais flexibilidade e otimização nos
processos. E, assim, para vender na internet, empresas estão indo muito
além de uma plataforma com interface intuitiva e recursos fáceis de usar, como
ferramentas de layout, design e temas prontos, que podem ser desenvolvidas
mesmo por pessoas sem experiência na área.
Enxergaram
também nesse momento desafiador, a integração com meios de pagamento, como o
pulo do gato no processo de mostrar a loja, produtos ou serviços na grande rede
e vender de fato. Afinal, o desafio dos negócios em uma plataforma de
e-commerce consiste também em comunicar corretamente para o público o papel da
marca no mercado, integrar diferentes canais, aumentar as vendas e ainda
fidelizar o cliente.
A cada
dia, os meios de pagamento se tornam uma parte importante da experiência de
compra. Em uma pesquisa realizada pela MasterCard em 2020, foi constatado que
os pagamentos sem contato tiveram aumento de 40%. Portanto, facilitar
oportunidades de compras por meio de pagamentos com carteiras digitais, PIX e
QR Codes, por exemplo, ampliam a fidelidade do cliente estimulando a
recorrência.
Seu
negócio pode usar pagamento online?
Empresas
constituídas legalmente, podem oferecer meios de pagamento online, que trazem
como vantagem a variedade nas formas de pagamento (cartão de crédito, débito,
boleto, entre outras).
Por que
preciso integrar meios de pagamentos?
- Para
negócios presentes em marketplaces, que requer split de pagamento, ou
seja, uma ferramenta que permite a divisão automática do dinheiro
arrecadado com as vendas em mais de uma conta corrente, a integração é
fundamental.
- Se
a sua loja precisa de checkout transparente, que permite ao cliente
realizar a compra no seu próprio site escolhendo a opção de pagamento com
processando e finalização da compra sem redirecionamento, assim o cliente
tem uma melhor experiência e mais segurança.
- Se
o seu negócio utiliza pagamentos recorrentes, como mensalidades e
assinaturas mensais, por exemplo, a integração permite e garante
pagamentos debitados no cartão do cliente sem comprometer o limite com o
valor integral da compra, apenas com o da “parcela” do mês vigente, um
diferencial relevante também para fidelizar os clientes e facilitar as
vendas.
- Para
o negócio, ainda é possível realizar antecipação de recebíveis, além de
uma segurança criada especialmente para negócios online.
- E
por fim, vale considerar empresas que contam com um ecossistema completo
que contemple também o marketing do seu negócio na web com criação de
landing pages e marketing de indicação e atração para alavancar as vendas.
Com essas
dicas e considerando a crescente no comércio eletrônico, vale a pena estudar um
pouco mais sobre o assunto para tirar o seu negócio da inércia fazendo com que
as vendas saltem definitivamente. Por isso, a escolha de uma plataforma
de pagamento deve atender às necessidades do seu negócio, do seu cliente e do
mundo, que está cada vez mais digital.
*Claudio Dias, formado em Matemática na FMU e Gestão Empresarial
na FGV, acumula mais de 30 anos de experiência na área de tecnologia e
inovação. Foi fundador da Gopay, e atualmente é Cofundador e sócio da Joinkey e
CEO da Pagolivre, empresa especializada em meios de pagamento e recorrência.
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