USP, UFU, Unesp, Unifesp, UnB e UFSCar participam de mais 50 debates na 10ª Mostra Ecofalante de Cinema
Por meio do Programa Ecofalante Universidades, diversas instituições discutem temas socioambientais a partir dos filmes do evento
Mais de 50
debates organizados em parceria com instituições de ensino superior por meio do
Programa Ecofalante Universidades acontece até o dia 14 de setembro, dentro
da programação da 10ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema – maior evento
audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais que ocorre de
forma online e gratuita.
Estão confirmadas, até o momento, atividades na USP – Universidade de São Paulo, UFU – Universidade Federal de Uberlândia, Unesp – Universidade Estadual Paulista, Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, UnB – Universidade de Brasília e UFSCar – Universidade Federal de São Carlos (em parceria com a USP São Carlos).
Todos os debates são gratuitos e abertos ao público, com transmissão ao vivo realizada por cada instituição. Os filmes são disponibilizados na Mostra Ecofalante em datas específicas – a programação deles pode ser acessada no www.ecofalante.org.br.
Além dos debates, a programação da 10ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema reúne 101 filmes, 30 deles inéditos no Brasil. No total, estão representadas as cinematografias de 40 países.
A programação dos debates, que será atualizada ao longo do evento pode ser acompanhada pelo: www.ecofalante.org.br/debates ou pelo instagram: https://www.instagram.com/ecofalanteuniversidades/
Saiba mais sobre Programa Ecofalante Universidades
As parcerias educacionais são fruto do Programa Ecofalante Universidades, criado em 2017 com o objetivo de levar para o ambiente educacional uma seleção de filmes que incitam a reflexão e o debate sobre questões atuais da realidade brasileira e mundial.
O Programa atende instituições públicas e privadas de ensino médio, técnico e superior de todo o país. A partir dele, a Ecofalante proporciona às instituições parceiras acesso aos conteúdos audiovisuais, técnicos e educacionais que são utilizados em atividades dos três pilares: ensino, pesquisa e extensão.Em 2021, o Programa foi ampliado graças à criação da Ecofalante Play, plataforma de streaming exclusiva para uso educacional. A plataforma, que já conta com mais de 1600 professores inscritos em 599 instituições de ensino, possui um acervo de mais de 130 filmes brasileiros e internacionais que podem ser utilizados para discutir questões socioambientais contemporâneas.
A participação da Universidade de São Paulo integra a quarta edição da Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030, evento que coloca em pauta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Este ano, o evento contará com 28 debates, organizados por 17 instituições e grupos de pesquisa da universidade. Mais informações podem ser encontradas aqui. Além disso, uma parceria entre o campus de São Carlos da USP (por meio do Centro Cultural USP São Carlos) e a UFSCar (pela Coordenadoria de Cultura da UFSCar e o projeto Cine UFSCar) traz mais 3 debates para este ciclo.
As atividades são possibilitadas pelo Acordo de Cooperação Técnico-Educacional entre a Ecofalante e a USP, consolidado em 2018 por meio do Programa Ecofalante Universidades, da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA-USP) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU-USP).
UFU - Universidade Federal de Uberlândia
Em parceria
com a Diretoria de Cultura (Dicult) e com o projeto Cine UFU, serão promovidos
14 debates com especialistas sobre 19 filmes da Mostra. A comissão organizadora
deste evento envolve oito Programas de Educação Tutorial (PET) da UFU:
Engenharia Ambiental e Sanitária; Biologia; Geografia; Engenharia Elétrica e de
Telecomunicações; Direito; Administração; Física Médica e Ciências Sociais. As
atividades são fruto do Acordo de Cooperação Técnica Educacional entre a Ecofalante
e a UFU, assinado em 2021. Para participar, é necessário fazer inscrição – mais
informações aqui.
UNESP
Na
Universidade Estadual Paulista, estão programados quatro debates com
pesquisadores, profissionais e professores acerca dos temas sensíveis a cada
filme. As atividades são realizadas em parceria com o Grupo Im@go (Laboratório
da Imagem Experiência Criação), do Departamento de Educação da Unesp-Rio Claro,
e acontecem graças ao Acordo de Cooperação Técnico Educacional entre a
Ecofalante e a UNESP.
UNIFESP
Na
Universidade Federal de São Paulo, será realizado um debate em parceria com o
Laboratório de Pesquisas de História das Américas (LAPHA) da UNIFESP de
Guarulhos, também possibilitado pelo Acordo de Cooperação Técnico-Educacional
entre a universidade e a Ecofalante.
Nenhum comentário