30% das empresas japonesas preveem ampliar investimentos em startups brasileiras
Pesquisa da Câmara de Comércio e da Jetro aponta também que 55% das multinacionais japonesas instaladas no Brasil querem manter o mesmo nível de investimentos de antes da pandemia do coronavírus
Hiroshi Hara, presidente da Jetro Divulgação |
Setembro de 2021 – A pandemia do
coronavírus, definitivamente, não freou o crescimento do mercado de startups no
Brasil. Em setembro de 2019, a plataforma 100 Open Startups somava 8,8 mil
startups abertas à open innovation, número que saltou para mais de 18 mil em
2021. E de olho nesse crescente mercado estão as companhias japonesas. Um
estudo do Grupo de Inovação da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no
Brasil, elaborado em parceria com o escritório de São Paulo da Japan External
Trade Organization (https://www.jetro.go.jp/brazil),
apontou que 27,5% delas querem aumentar e promover novos investimentos nas
startups e empresas brasileiras inovadoras.
Hiroshi Hara,
presidente da Jetro no Brasil, organização de fomento de comércio exterior do
governo japonês, diz que é crescente o interesse das companhias do Japão em ampliar
os negócios a partir de suas subsidiárias que conhecem bem o mercado local. E
isso fica ainda mais claro quando a mesma pesquisa da Câmara de Comércio e da
Jetro aponta que 55% das multinacionais japonesas no Brasil, que integram o
Grupo de Inovação, querem manter o mesmo nível de investimentos de antes da
pandemia.
“O Brasil, claramente,
precisa ajustar alguns pontos, como a carga tributária e o câmbio sempre
instável, mas é um mercado muito interessante para as companhias e investidores
nipônicos”, argumenta Shizuko Matsudaira, vice-presidente da Jetro no Brasil.
“Os dois países são grandes parceiros comerciais, mas as relações nessa área de
inovação são tímidas. Nosso papel com a Jetro é diminuir essa lacuna,
aproximando as empresas japonesas das brasileiras, pois sentimos que há um
grande potencial para o incremento de novos negócios”, diz.
Desde o início da
pandemia, praticamente 73% das empresas japonesas no país ampliaram a coleta de
informações relacionadas a startups brasileiras e transformação digital. Para
47,62% delas, o objetivo é fortalecer as vendas por meio de parcerias
sinérgicas, além de desenvolver novos clientes. Para outros 30,95%, segundo a
pesquisa da Câmara e Jetro, é melhorar a eficiência dos negócios.
Oiweek Brasil-Japão na
próxima semana –
Para aproximar as startups e executivos de companhias dos dois países, a Jetro
une-se pelo segundo ano consecutivo com a 100 Open Startups na realização da
Oiweek Digital Brasil-Japão entre os dias 28 e 30 de setembro. Serão três dias
intensos de trocas de informações e conhecimento, apresentações de cases e
experiências, networking e espaço para rodada de negócios com algumas das
empresas mais inovadoras de ambos os países. Em 2020, participaram mais de 340
startups, 51 corporações fizeram suas apresentações e foram registradas 227
reuniões entre os participantes.
De acordo com Tatiana
Nagamine, para a Oiweek Digital Brasil-Japão 2021, a Jetro preparou uma seleção
de startups japonesas e brasileiras para pitch days de acordo com interesse e
necessidade das companhias nipônicas com operações no Brasil, que vão
participar ativamente do evento (na condução de workshops ou apresentações em
painéis). Serão temas de bancas de startups brasileiras, por exemplo,
agritechs, indústria 4.0 e mobilidade e logística. No caso das startups
japonesas, no dia 28 de setembro, são duas bancas no Pitch Day Brasil-Japão:
uma focada em agritechs e outra geral.
Confira a programação
da Oiweek -
No dia 28 de setembro, a programação conta também com Open Talks e Open Table,
com apresentação de oportunidades para startups e desafios de open innovation
de companhias como Bayer, Wayra | Vivo e Ernest
Young. No período da tarde, estão previstos workshops de inovação com empresas
japonesas, como Ajinomoto, Hitachi, Mitsui, NTT Data,
Tokio Marine, Furukawa Electrics e NEC do Brasil.
Das 18 às 19 horas,
ocorre o Open Talk Show “Perspectivas dos executivos japoneses sobre como é
inovar no Brasil”, com as participações de Hiroshi Hara (presidente da Jetro no
Brasil), Masaki Kato (presidente da Metal One) e Yasutoshi Miyoshi (presidente
da Hitachi South America). A moderação fica a cargo de Bruno Rondani (CEO da
100 Open Startups).
No dia 29, a
programação começa também com Open Talks e Open Table com YDUQS, Andrade Gutierrez,
Porto Seguro e AES Brasil, pitches de startups brasileiras
selecionadas pela 100 Open Startups, Baita Aceleradora e Jetro, workshops e
Open Talk Show com o tema “Ecossistemas brasileiros de inovação”.
No dia 30, pela manhã,
ocorrem as reuniões de Speed-Dating entre brasileiros e
japoneses e, das 10 às 10h40, ocorre o workshop
“Techs brasileiras: internacionalização e captação de investimentos – caso
Japão”, com as participações de Jayme Queiroz (Apex Brasil), Rafael Della
Giustina Leal (Desk Ásia – Divisão de Promoção Tecnológica do Ministério das
Relações Exteriores) e Tatiana Nagamine (analista da Jetro). Das 11 às 12
horas, o Facebook realizará workshop de marketing digital usando as plataformas
digitais Facebook e Instagram para otimizar negócios. O evento encerra-se com
outra sessão de reuniões de Speed-Dating, das 14
às 18 horas.
A participação em todos
os workshops é gratuita. Mais informações e inscrições pelo site da Oiweek
Digital Brasil-Japão 2021, www.oiweek.com/setembro.
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SOBRE A JETRO SÃO PAULO
(https://www.jetro.go.jp/brazil)
A Japan External Trade
Organization (Jetro) atua no Brasil há mais de 60 anos no fomento de comércio e
investimentos entre empresas dos dois países e na atração de investimentos
brasileiros para o Japão, além do aprimoramento do ambiente de negócios.
Estabelecida em 1958 em Tóquio, conta com 46 escritórios domésticos e 73 no
exterior, em 54 países. No Brasil, só mantém escritório na capital
paulista.
SOBRE A 100 OPEN
STARTUPS
A 100 Open Startups é a
plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como
missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela
colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation
Week - Oiweek, comunidade que reúne mais de 150 mil profissionais e, desde
2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática
da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma
digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro
de mais de 39 mil acordos de open innovation e R$ 2 bilhões em contratos entre
startups e corporações. Atualmente, são 18.300 startups e 3.600 corporações
participantes da plataforma.
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