Com inteligência de dados, Banco Carrefour aumenta em 20% as vendas de seguros e unifica informações da operação
Acesso a informações quase em tempo real ajudaram a empresa a melhorar a gestão de vendas e experiência do cliente
Divulgação |
São Paulo, 6 de
setembro de 2021 -
O Banco Carrefour recorreu à análise de dados para apoiar as tomadas de
decisões de negócio, desde aquelas mais relacionadas às áreas de back office
até outras relacionadas à gestão da jornada do cliente.
A facilidade de acessar
as informações da operação a qualquer momento ajudou o Banco Carrefour a
aumentar as vendas de seguros em 20%, já na primeira semana de uso da
ferramenta da MicroStrategy, fornecedora de software de BI e Analytics. O uso
da tecnologia também possibilitou a unificação dos dados de várias áreas e
grupos de trabalho, acabando com as divergências de informações na empresa.
A empresa oferece
produtos financeiros, principalmente cartões de crédito, aos clientes do Grupo
Carrefour Brasil e Atacadão. Seu portfólio de serviços inclui não somente o
cartão para facilitar o processo de compras, mas também, seguros, conta
digital, descontos em produtos e outras ofertas de crédito.
“Com uma gestão
orientada a dados juntamente com processos de segurança e governança, a
empresa, hoje consegue ser mais assertiva nas suas decisões para atrair,
conquistar e encantar clientes”, revela Roberto Sadami Ikegami, CDO e CRO do
Banco Carrefour.
Diante da importância
em ter a operação da instituição financeira funcionando como um motor para
alavancar as vendas e ajudar a melhorar cada vez mais a experiência de seus
clientes, o Banco Carrefour se transformou internamente para se tornar
totalmente digital e cada vez mais orientado a dados.
Todo o time de
liderança do Banco Carrefour, além de áreas e squads como aquisição, risco,
portfólio e campanhas consomem os dados analisados e gerados pelo
MicroStrategy. “Ele é a nossa central de informações para a tomada de
decisões”, resume Sadami.
Gestão de vendas mais
ágil
Com o Microstrategy, os
dados da operação comercial das equipes de vendas do banco nas lojas do Grupo
Carrefour Brasil e Atacadão são consolidados em dashboards (painéis) e
relatórios automáticos que são disparados para o e-mail dos gestores. Além
disso, os gestores e a diretoria do Banco Carrefour têm acesso a relatórios que
mostram um retrato confiável dos números das vendas nacionais do dia anterior.
Já na versão
Microstrategy mobile, que é usada pelos gerentes das lojas, é possível
visualizar, por exemplo, quantos cartões e seguros foram vendidos por cada
loja, o alcance das metas, comparações entre regiões e outras informações que
auxiliam na tomada de decisão. Essas informações são atualizadas pelo sistema a
cada quinze minutos (near real time).
Essa funcionalidade
trouxe maior agilidade no processo de decisão, suportando adequações na
estratégia da força de vendas em um menor espaço de tempo, como ampliar a
presença de vendedores em um determinado horário e até mesmo permitir que o
gestor acompanhe de forma mais ágil o andamento dos resultados das lojas que
estão sob sua supervisão.
“O Banco Carrefour é
mais uma empresa que usa a tecnologia da MicroStrategy para tomar decisões de
negócio baseadas na inteligência dos dados. O BI transformou a cultura interna
da companhia, tornando sua gestão de vendas e de indicadores de negócio ainda
mais eficientes com a fácil visualização dos dados da operação”, afirma Diego
Keller, Vice-Presidente da MicroStrategy para América Latina.
Acompanhamento da
jornada do cliente
Com os dados
corporativos organizados e centralizados no Microstrategy, um dos principais
projetos baseados em dados criado pelo Banco Carrefour foi o Portal de
Informações Corporativas, uma espécie de intranet que contempla praticamente
todas as informações da empresa. Nele, foi incorporado o Portal das Tribos, que
tem como propósito suportar a gestão da jornada do cliente em todas as etapas,
iniciando por Aquisição, Onboarding e evoluindo para as etapas de Uso e
Engajamento, Atendimento e Retenção.
As informações que são
disponibilizadas no portal, passam por processos de governança e segurança,
garantindo a confiabilidade dos dados. Acessando o Microstrategy, as tribos,
representadas por um conjunto de squads, compartilham os indicadores de
desempenho que são de sua responsabilidade. Essas informações ficam visíveis
para as demais equipes que podem aproveitá-las em suas iniciativas.
“Toda a engrenagem de entendimento,
investigação e identificação de oportunidades, tem a mesma dinâmica em todas as
etapas que contemplam a jornada do cliente, promovendo assim, ações e tomada de
decisões cada vez mais assertivas, fortalecendo o nosso objetivo em oferecer
uma melhor experiência aos nossos clientes”, conclui Andreia Tavares da Rocha,
gerente de Engenharia de Dados do Banco Carrefour.
Sobre a MicroStrategy
A MicroStrategy (Nasdaq: MSTR) é a maior
empresa independente de capital aberto no segmento de inteligência de negócios
(BI). Oferece uma plataforma completa para análise de dados que é usada por
muitas das marcas mais admiradas do mundo, listadas na Fortune Global 500. A
companhia tem mais de 30 anos de existência e está presente no Brasil há mais
de 20 anos. Para mais informações, acesse o site local da MicroStrategy e a página da companhia no Linkedin.
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