Como montar uma reserva de emergência para sua empresa
Especialista da Intuit QuickBooks indica melhores práticas para manter o fluxo de caixa em dia
São Paulo, setembro de 2021 - Uma boa gestão financeira é o primeiro
passo para o sucesso de uma empresa. Saber montar uma reserva de emergência
ajudará a enfrentar crises e manter a empresa em funcionamento em tempos
difíceis.
A reserva de emergência é uma quantia de
dinheiro guardada para situações inesperadas e que afetam o equilíbrio
financeiro da empresa. Este montante trará mais segurança diante de uma crise
financeira e até de uma pandemia mundial, como a de COVID-19.
Para Tiago Tadeu, head de Vendas da Intuit QuickBooks, fintech
americana desenvolvedora de sistemas de gestão financeira para pequenas
empresas e escritórios contábeis, o primeiro passo é fazer um planejamento
financeiro. “Comece registrando a entrada e saída de dinheiro da sua empresa. É
importante ser detalhista e não deixar nada de fora, pois é isso que vai
começar a compor o fluxo de caixa da empresa”, explica.
Feito isso, é hora de verificar se
existem dívidas em aberto e tentar negociá-las. Limpar o nome da sua empresa
aumenta as chances de conseguir crédito no mercado. Por isso, é importante
priorizar deixar as contas no verde.
O próximo passo é controlar os gastos da
sua empresa, principalmente com o cartão de crédito. “Tome cuidado com pequenas
parcelas que se somam e se transformam em uma fatura alta demais. Evite gastos
desnecessários e tenha foco na reserva que está construindo.”, comenta
Tadeu.
A reserva financeira empresarial serve
de suporte para que o negócio ultrapasse períodos de crise e consiga se
reerguer. Para montar esse fundo, comece monitorando o fluxo de caixa e
estipule uma meta de redução de gastos.
"Para planejar a reserva de
emergência é fundamental definir um percentual do seu lucro que será
direcionado para essa finalidade. Sobre o valor a ser poupado, vai variar
conforme as necessidades e os ganhos obtidos pela empresa. Entretanto, é interessante
que o valor guardado consiga cobrir, ao menos, 6 meses de despesas do negócio”,
reforça Tadeu.
Durante todo esse processo, um sistema
de gestão financeira, como o Quickbooks, pode ser um grande aliado, por
facilitar tarefas do cotidiano como controle de recebimentos; emissão de notas
fiscais; emissão de boletos; acesso a relatórios financeiros; importação de
dados bancários para dentro do sistema. Com isso, o empreendedor fica munido de
dados que o ajudam a compreender melhor seu próprio negócio e tem mais tempo
livre para focar naquilo que realmente importa para o crescimento de seu
negócio.
Sobre a Intuit QuickBooks
Nenhum comentário