Confira 7 dicas de como as marcas podem ter a recomendação de familiares e amigos como aliada
Especialista compartilha estratégias de como explorar o potencial do marketing boca a boca para impulsionar os negócios
As grandes transformações causadas pela
crise sanitária trouxeram muitas lições também para o marketing de influência,
deixando cada vez mais evidente que o que os influenciadores digitais mostram
em suas redes sociais, nem sempre representa o dia a dia deles. “Posts em redes
sociais que ostentam um estilo de vida inalcançável e festas com aglomerações
caíram em desuso e a interação da audiência sobre esse tipo de conteúdo despencou,
já que os consumidores estão ainda mais exigentes e conscientes”, explica Joel
Amorim, diretor da The
Insiders, empresa que conecta marcas a consumidores reais.
“Tanto é que os chamados memes, a viralização de imagens e vídeos, que traçam
um comparativo entre expectativa versus realidade, é um sucesso!”,
completa.
Neste cenário, as marcas foram buscar no
marketing boca a boca uma comunicação mais próxima e genuína e encontraram a
recomendação de familiares e amigos, aquela mais próxima possível, como solução
para resgatar a autenticidade perdida e, para auxiliar os empreendedores na
missão de manterem suas marcas relevantes neste novo momento, Amorim oferece
sete dicas de como criar uma estratégia de marketing boca a boca eficaz,
confira:
- Público-alvo:
Ter essa definição é o primeiro passo para se comunicar da forma desejada
com precisão, pois o maior erro é não entender para quem está direcionando
a mensagem que quer entregar;
- Alinhamento de propósito:
A essência de um bom marketing de influência é conectar as pessoas certas
aos produtos certos, isto é, quando há interesse de pessoas reais pela
categoria da campanha a ser trabalhada. Com isso, o produto em questão
será recomendado com muito mais conhecimento de causa;
- A força do boca a boca: As
empresas já notaram que consumidores reais espalham boas percepções sobre
um determinado produto, muito por conta da voz ativa sobre o que consomem
nas redes sociais. Esse é o papel do marketing boca a boca, sendo uma das
melhores estratégias para conquistar defensores para a marca,
intensificando os processos de compra e, consequentemente, a fidelização;
- Experiências reais: Nenhum
marketing é tão poderoso quanto o do próprio consumidor apresentando
impressões sinceras e íntimas em relação ao produto escolhido. A
repercussão é responsável por fomentar uma discussão orgânica e efetiva
enquanto agrega valor;
- Autenticidade: Esse
é um diferencial competitivo que nunca sai de moda. O conteúdo gerado por
consumidores reais da marca é muito mais genuíno e valioso;
- Consistência: O
discurso e a presença digital são importantes, porém é fundamental que
todo o conteúdo transmita a imagem do influenciador como ele realmente
é;
- Proximidade: Por
fim, estabelecer um vínculo por meio de constantes conversas e ativar
novos bate papos ao cotidiano daquela comunidade leva mais veracidade ao
público, tudo o que o consumidor de hoje busca: aproximação e
simplicidade.
SOBRE A THE INSIDERS
Com nove anos de mercado, a The Insiders
é uma empresa que conecta marcas a pessoas reais com o objetivo de impulsionar
campanhas publicitárias com o uso de consumidores reais com alto engajamento.
Com uma base de mais de três milhões de pessoas cadastradas, a empresa
seleciona os participantes da campanha alinhados ao perfil desenhado pelos clientes
e envia um kit com os produtos a serem testados e divulgados de forma
totalmente autoral em suas redes sociais.
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