Dicas rápidas de decoração para a casa
Se você está na correria do dia a dia e ainda assim não abre mão de deixar o seu cantinho aconchegante e especial, leia este artigo completo, pois ao final dele você terá posse de dicas rápidas de decoração para a casa que poderão ser aplicadas por você mesmo.
Para grandes projetos de decoração o correto é contratar um profissional da área que possa criar possibilidades de acordo com as necessidades de cada casa. Entretanto, é importante destacar que diferente do que muitas pessoas pensam, decoração não é “coisa de rico”.
Com bom gosto, criatividade, e algumas orientações é possível tornar uma casa simples em um ambiente interessante e o melhor, com pouco orçamento.
Outro mito que precisamos destruir é o de que peças decorativas com valores mais altos podem ser colocadas em qualquer decoração. Além de dinheiro é preciso coerência na hora de harmonizar os ambientes.
Decoração para casa
Estilo de decoração
Antes de iniciar a decoração na sua casa, você vai precisar definir alguns pontos. O estilo de decoração é um deles, e talvez o mais importante.
É claro que a casa não precisa ficar necessariamente igualzinha, pois cada cômodo tem sua singularidade. Mas um mood, um estilo, um espírito, a decoração de modo geral precisa ter, para não destoar demais e até mesmo possibilitar que o “decorador” em questão tenha uma orientação a ser seguida.
Conhecer o próprio estilo também contribui para que não se cometa grandes erros, afinal decorar também tem a ver com a personalidade das pessoas que irão usufruir da casa.
Minimalista
Pessoas com estilo minimalista ficam extremamente incomodadas com decorações exageradas. Elas podem até ocorrer, mas da porta de casa para a rua. Quando se trata do seu próprio canto a conversa é diferente, e precisa ser mesmo. Pois passar algumas horas em ambientes externos mega decorados é uma coisa, mas passar a vida dentro de uma casa que cansa a mente do minimalista pode ser muito desgastante.
Clássico
Uma casa clássica é marcada por linhas elegantes e o tradicionalismo que nunca sai de moda.
Essa é uma decoração que se inclina para a cultura greco-romana, então são acrescentados muitos detalhes, e possui uma forma robusta, com mobiliários grandes, usando madeiras nobres e escuras como nogueira, mogno, cerejeira, por exemplo.
Neste estilo o branco predomina nas paredes. As pedras como o mármore também são mais usadas. Assim como o dourado em molduras, e utensílios domésticos.
No estilo classudo há espaço para exagerados lustres. Embora as paredes sejam brancas ou off, ainda é possível ousar nas cores dos móveis da cozinha e quartos, por exemplo, que podem ser azul esmeralda ou até mesmo o turquesa.
Dentro do estilo clássico é possível explorar o neoclássico também. Que mescla elementos contemporâneos com o tradicional.
Boho Chic
O Boho Chic leva a boemia para dentro de casa. Nessa decoração o estilo é livre e pode-se dizer até exótico. São explorados elementos orientais, mas também tropicais.
Os móveis são rústicos e os sofás, camas, almofadas, tapetes, afim, tudo o que pode receber tecido é muito estampado. As cores fortes predominam nesses tecidos.
Geralmente são usadas peças mais artesanais, mas é preciso ter cuidado para que a harmonização não vire um carnaval completo. O estilo é livre, mas lembre-se da coerência.
Retrô
A decoração retrô é baseada em peças domésticas que não se perderam ao longo do tempo. Ela não chega a ser clássica, mas é imbuída de grandes conceitos.
Para esta combinação são usadas muitas peças geométricas. O xadrez está sempre em voga, assim como eletrodomésticos como geladeira e fogão com tonalidades fortes como o vermelho e amarelo, por exemplo.
As plantas estão sempre presentes na decoração retro. Os quadros remetem a décadas passadas e fotografias dos primeiros filmes.
Industrial
Um estilo nova-iorquino de decorar a casa que ganhou espaço entre os decoradores mais renomados do mundo, assim podemos definir o industrial. Ele surgiu após a desativação de diversas fábricas da grande metrópole americana. Esses lugares precisaram receber adaptações para se transformarem em casas. A partir disso surgiu o estilo.
Dentro dessa proposta é possível perceber madeiras, tijolos, metais, instalações antigas e ambientes integrados, como sala e cozinha sem divisão.
Divirta-se
Antes de tudo se divirta com o seu projetinho de decoração, afinal você estará de certa forma cuidando de si mesmo, do seu bem estar, dos próximos anos em que vai viver em sua casa e poderá mudar quando bem quiser.
Você não precisa decorar a casa toda de uma vez, é possível começar com uma decor fácil no cantinho do café. Pense em como começar pode trazer muitas experiências positivas que servirão para o futuro ou até mesmo para que você ajude algum amigo ou parente.
Não trate o seu projeto como um peso ou trabalhoso e faça tudo com tempo, com bons prazos.
Paleta de cores
Para decorar uma cara é preciso ter algumas noções de cores. É importante trazer uma combinação de traga harmonia. Através da paleta também é possível definir o estilo da decoração.
Quando se pensa numa decoração minimalista, os tons mais usados são os neutros, logo, a paleta poderá ser composta por essas quatro cores (não precisa ser necessariamente estas): branco, cinza, branco, marrom e off. Perceba que as quatro cores são mais sóbrias.
Já para quem opta por sofisticação, o azul está em voga, podendo ser destaque em uma parede, ou nos elementos que irão compor a decoração. Nesse caso é possível compor a seguinte paleta de cores a ser explorada: amarelo, azul, marrom e branco.
Orçamento
Toda decoração tem seu gasto. Quanto você está disposto ou tem disponível para investir? O orçamento geral precisa ser previamente definido, entretanto é importante também realizar orçamentos parciais, que podem ser montados por partes.
Criar um orçamento para cada cômodo além de contribuir na delimitação do seu projeto, ajuda a manter cautela na hora de adquirir os objetos necessários para a execução.
Para orçar os itens, tintas, e todos os materiais necessários para realizar a “revolução” em casa você pode contar com a ajuda da internet. Pesquisar a diferença de preço por lojas também é importante, pois dependendo do produto o valor pode variar bastante.
Antes de comprar
Se apaixonou por uma peça decorativa? Antes de fechar o negócio, reflita onde ela poderá ser aplicada e se vai ornar com a parede, móveis e demais objetos. Nesta hora é preciso deixar que o bom senso fale mais alto que a “paixonite”.
Nenhum comentário