Digital AdSpend, estudo feito pela Kantar IBOPE Media e IAB Brasil, apresenta a radiografia dos setores que mais investiram no Digital em 2020/21
Os 15 principais setores concentraram mais de 94% dos investimentos em mídia digital em 2020 e 93% do total no primeiro semestre de 2021;
Destaque
para os setores de Serviços ao Consumidor, Comércio, Financeiro e Securitário.
São Paulo, 30 de
setembro de 2021 – O último dia do IAB
NEXT 2021, principal evento do IAB Brasil, associação que representa o
mercado de publicidade digital no País, teve a apresentação dos setores que
mais investiram em plataformas digitais nos últimos 18 meses. Os dados fazem parte
do estudo exclusivo do Digital
AdSpend, idealizado com a parceria do IAB Brasil e a Kantar IBOPE Media, e
que mostra uma visão estratégica dos investimentos em mídia digital no Brasil,
além de visões setoriais e análises inéditas.
Em 2020, o estudo mostra
que os Top 15 setores concentraram mais de 94% das compras em mídia digital. Na
lista, os cinco setores que tiveram destaques nos investimentos foram: Serviços
ao Consumidor, Comércio, Financeiro/Securitário, Mídia e Eletros.
Desse total, alguns setores destacam-se por um maior share dentro do investimento digital do que sua participação correspondente no total meios. São eles: Serviços ao Consumidor (21,9%), Financeiro (12,2%), Mídias (7,6%), Eletrônicos (6,8%), Turismo (4,3%), Imobiliário (2,5%) e Vestuário (1%) com sinalização diferenciada na tabela abaixo:
Já no primeiro semestre
de 2021, os mesmos 15 setores totalizaram 93% dos investimentos em Digital. O
destaque para este período fica para alguns setores que ampliaram a sua
participação em mídia digital, como é o caso do Imobiliário que passou de 11º
para 7º lugar e Turismo que subiu da 8ª para 5ª posição. Veja abaixo:
Competitividade
Durante
o ano de 2020 e primeiro semestre de 2021, o Digital AdSpend mostra que o aumento de
anunciantes em plataformas digitais no Brasil refletiu no crescimento e nas
oportunidades de negócios na publicidade digital. Apesar de os crescimentos
mais importantes ocorrerem nos setores Imobiliário, Eletros e Serviços, com
mais de 100% de variação, a tendência também ocorre nos bens de consumo, nos
FMCGs, já que Bebidas, Alimentos, Higiene Doméstica e a Higiene&Beleza
trazem crescimentos acima de 50% no número de anunciantes detectados, conforme
abaixo:
“O estudo reforça o
aumento no número de anunciantes presentes nas plataformas digitais. Se por um
lado isso representa mais concorrência pela atenção e lembrança do consumidor,
por outro, representa um expressivo aumento de oportunidades de negócios para
agências e media owners no cenário digital”, comenta Melissa Vogel, CEO da
Kantar IBOPE Media do Brasil.
Evento
O IAB NEXT 2021 é um
evento anual do IAB Brasil
e que aborda as principais tendências, inovações e insights sobre o mercado da
publicidade digital no Brasil e mundo. Neste ano, o evento foi totalmente
digital e gratuito e abordou temas como Dados e Mensuração, Tecnologia e
Automação, Vídeo e Streaming e Business Transformation.
“O IAB NEXT deste ano
foi um sucesso, com cerca de 4 mil pessoas inscritas e trouxemos, mais uma vez,
importantes insights e análises sobre o setor com o objetivo de contribuir,
cada vez mais, para o mercado de publicidade digital no Brasil”, diz Cris Camargo,
CEO do IAB Brasil.
Além das palestras e
importantes debates sobre as inovações e tendências do setor, durante os quatro
dias do evento foram divulgados os dados exclusivos do Digital AdSpend, que
teve um novo formato de análise das informações, proporcionado pela parceria
com a Kantar IBOPE Media. O documento completo estará disponível em outubro de
2021 no site do IAB Brasil.
Para conferir as
palestras do IAB NEXT 2021, acesse o link.
#####
Sobre Kantar IBOPE Media
A Kantar IBOPE Media
faz parte da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Oferecemos
as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e
investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a
melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500
colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.
SOBRE O IAB BRASIL
Entidade de classe sem fins lucrativos
que tem como objetivo desenvolver a publicidade digital no Brasil. Integrado a
uma rede global com 45 IABs (Interactive Advertising Bureau) no mundo,
incentiva a criação de boas práticas em planejamento, criação, compra, venda,
veiculação e mensuração de ações publicitárias digitais. O IAB Brasil possui
mais de 230 associados e reúne as principais empresas do mercado digital entre
veículos, agências, anunciantes e empresas de tecnologia.
Nenhum comentário