E para sua empresa, faz sentido atuar no modelo D2C?
Por Rodrigo Gerardi, especialista em Bens de Consumo da AGR Consultores
Rodrigo Gerardi, especialista em Bens de Consumo da AGR Consultores |
Nos últimos anos, a tônica do mundo dos
negócios tem sido a necessidade das empresas de se reinventar, quebrar
paradigmas e repensar suas estratégias de crescimento, posicionamento e
comunicação com os clientes, dadas as constantes mudanças nos hábitos de
consumo dos clientes, cada vez mais exigentes, conectados, bem-informados e,
também ansiosos.
Com base nessas alterações de hábitos de
consumo, um modelo de negócios que despontou como algo que veio para ficar é o
chamado “D2C” (“Direct-to-Consumer”),
um canal direto entre as empresas e o consumidor final. Vender por esse modelo
ajuda a diversificar, possibilitando captar mais clientes e potencializar as
vendas, com um fluxo de receita adicional e recorrente, o que é ótimo para
qualquer negócio. O modelo “D2C” permite à empresa criar um relacionamento mais
próximo com o consumidor final, tendo insights importantes sobre suas
experiências de compra e de consumo, podendo respaldá-lo quanto às suas
necessidades, seja rastreabilidade de produtos, dados sobre a origem e etapas
do processo de fabricação/produção dos bens, ou simplesmente ao descomplicar
ações “chatas” para os clientes. Trata-se de um novo modelo de negócios e não
apenas mais um canal de vendas. A relação direta com o consumidor demanda um
modelo próprio, apartada da gestão com os tradicionais canais de distribuição.
Como dizemos aqui na AGR, “é diferente, simples assim.”
Como exemplo, podemos citar a Burrow,
startup norte-americana que fabrica e comercializa sofás modulares, fáceis de
mover e adaptáveis a ambientes diversos, pela sua plataforma online direto ao
consumidor final. Os sofás costumam ser uma “dor de cabeça” para os
consumidores pelo difícil manuseio, transporte (se cobrado, o frete pode ser
mais caro que o próprio produto) e pela dificuldade de encontrar um produto
específico em pronta entrega ou para entrega rápida. Na Burrow, os sofás são
despachados no máximo em uma semana, chegam direto na casa do consumidor sem
custo adicional e em caixas com instruções simples de montagem e sem
necessidade de ferramental. E se o consumidor não gostar, o processo de
devolução ou troca é simples e rápido. Além disso, eles oferecem aos
consumidores um período de teste de 100 dias.
Outro exemplo é a Hungry Root, que
oferece aos clientes alimentos saudáveis com receitas simples, com apenas um
clique. Os alimentos ofertados são à base de vegetais, além de serem frescos e
nutritivos. Ao cadastrar-se, o consumidor monta seu próprio plano de
alimentação e escolhe entre centenas de produtos recomendados, além de receitas
para saber combiná-los. O envio é rápido e as embalagens utilizadas são 100%
recicláveis, sendo ideal para aquelas pessoas que buscam uma dieta mais
nutritiva, mas não tem tempo para cozinhar, fazer compras ou mergulhar em sites
de nutricionistas para construir a refeição ideal.
E para sua empresa, faz sentido atuar no
modelo D2C?
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