Empresa espera faturar R$ 90 milhões em 2021 com tecnologia para relacionamento digital
PGMais possui mais de 240 clientes com faturamento recorrente. Com a pandemia viu aumentar 50% o relacionamento via mensageria, ampliou a equipe e quer chegar ao final do ano com seis novas soluções lançadas.
Paulo Gastão, CEO da PGMais
O isolamento social, tão necessário durante a pandemia de Covid-19, fez com que os meios digitais passassem a fazer parte – de vez – da vida das pessoas. Trabalho home office, pagamentos de contas, cobranças, compras de produtos, cursos, campanhas de solidariedade e até entretenimento. Tudo passou a ser feito por meio das telas de smartphones e computadores.
Se a vida mudou para as
pessoas físicas, para as empresas não foi diferente: elas sentiram a
necessidade de acelerar seus processos de transformação digital, adotando novos
canais para manter a interação com clientes.
Os multicanais
utilizados para relacionamento digital já vinham, mesmo antes da pandemia,
apresentando alta demanda do mercado, mas cenário descrito de isolamento fez
disparar os negócios de empresas como a PGMais, que registrou aumento ainda
mais significativo na procura por suas soluções tecnológicas de interação e
gestão do conhecimento. Canais de mensageria, por exemplo, passaram a ser
utilizados em peso, com um crescimento de 50%.
A empresa, com sede em
Curitiba (PR) e clientes em todo o país, viu o seu quadro funcional chegar a
142 colaboradores, um aumento de 20% em relação ao último semestre de 2019. A
expectativa é que sejam realizadas mais contratações até o final do ano,
período que pretende fechar com R$ 90 milhões de faturamento, ante os R$ 76
milhões de 2020.
“Oferecemos um amplo
portfólio do mercado, para que as empresas se relacionem melhor com seu
público-alvo. Temos soluções que melhoram o mailing, através do tratamento de
dados e criação de smart bureau, passando por plataformas de interação por
diversos canais que podem estar integrados a um sistema modular de cobrança
digital e com a possibilidade de ser plugado à Inteligência Artificial. Tudo
isso de forma modular e flexível, ou seja, o cliente escolhe as formas de
comunicação que ele deseja estabelecer com o seu público, as compõem, como um
conceito do LEGO, e paga só o que realmente usar, obtendo uma melhor relação
entre investimento e retorno”, explica Paulo Gastão, CEO da empresa.
Inovações
Segundo Gastão, a atual
conjuntura pandêmica do Brasil acelerou os investimentos nos roadmaps
["mapas" que visam organizar as metas de desenvolvimento de um
software], no lançamento de novos serviços e em Data Sience: “Nos preocupamos
em oferecer toda a tecnologia para os melhores relacionamentos, mas também
somos reconhecidos por gerar conhecimento do comportamento e do desejo do
consumidor e quanto melhor nossos clientes conhecerem seus consumidores,
melhores experiências eles são capazes de proporcionar”, afirma.
Neste sentido, a PGMais
lançou três novos produtos em menos de um ano: o Fatura WhatsApp, que garante que o
cliente receba faturas via esse aplicativo, o RCS (do inglês Rich Communication
Services), um protocolo de comunicação da Google que se assemelha ao SMS, mas
que agrega funcionalidades como as dos aplicativos WhatsApp e Telegram; e o +Agenda, que cria lembretes
de pagamentos ou melhor dia de compra, diretamente nas agendas digitais dos
clientes, proporcionando a eles maior organização e comodidade.
E, até o fim do ano,
serão disponibilizadas outras três soluções que estão no Lab de Inovação da
empresa: as plataformas +Atende (plataforma omnichannel de atendimento
receptivo capaz atender por diversos canais, seja por atendimento digital
(inteligência artificial cognitiva) ou humano), a +Connect (plataforma
multicanal da PGMais, que integra canais de mensageria como SMS, RCS e Email) e
a Smart ONE (que usa inteligência artificial- Machine Learning para predição de
jornadas e negociação de dívidas).
Isso sem contar as
inovações relacionadas à Smart Journey (Jornada Inteligente), termo que define
as jornadas de interação que os clientes têm com as empresas. Todas baseadas em
análises do comportamento do consumidor.
A Smart Journey da
PGMais coloca o cliente na centralidade do relacionamento, analisa o
comportamento, para identificar o melhor fluxo nos acionamentos, de forma
estratégica, e realizar interações mais assertivas, nos melhores horários e,
também, pelo canal de preferência com destaque para Next Best Action.
“A inovação sempre
esteve em nosso DNA, desde o início, quando as pessoas ainda recebiam mala
direta via correio. Procuramos sempre estar atentos e conectados às
necessidades do mercado, estamos constantemente estudando o comportamento do
consumidor que está na centralidade, é ele quem decide como e onde quer se
relacionar, e os nossos produtos e soluções contribuem para que as empresas
acelerem e ampliem o conhecimento desse comportamento, para aplicarem a melhor estratégia
com essa informação”, conta Gastão.
Alguns dos recentes
investimentos em inovação da PGMais incluem o tratamento de suas informações
internas com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) brasileira.
Atendendo mais de 200 empresas e já alcançando a marca de 8 bilhões de contatos
efetivados, a empresa está investindo mais de R$ 500 mil em programas e uma
estrutura de governança e segurança da informação.
Foco nas pessoas
Um dos fatores que
garante o constante crescimento da PGMais é o foco nas pessoas. A dedicação aos
colaboradores, com oferta de treinamentos, incentivo à diversidade, à igualdade
de oportunidades e diversas outras iniciativas de integração e motivação,
rendeu à empresa, fundada em 2009, uma excelente pontuação no Great Place to
Work, sendo considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil,
além de também integrar outro ranking das preferíveis do Paraná.
Somente em 2020 foram
1.500 horas dedicadas a treinamentos internos. E, na pandemia, a empresa
garantiu toda a infraestrutura necessária para que eles trabalhassem de casa.
Lives para a aproximação da equipe e até sexta-feira da pizza - onde o CEO era
responsável por fazer os pedidos e mandar entregar nas casas dos profissionais,
como um verdadeiro delivery - foram
atividades utilizadas para integrar e motivar as equipes em uma época tão
difícil.
A PGMais também é um
case de sucesso no quesito diversidade. Um exemplo é que em seu quadro de
líderes, 43% são mulheres, o que é raro em corporações da área de tecnologia no
país, que são “predominantemente masculinas”.
A empresa abre espaço,
ainda, para a formação e disponibilização de vagas para estudantes que estão se
preparando para o primeiro emprego, através de programas como o Aprendiz Tech, do SENAC.
Também pretende abrir a Escola
Tech: um projeto próprio, de inclusão através da tecnologia, com
previsão de início em 2022 para a educação de jovens em programação.
“Quero retribuir à
sociedade e dar aos jovens as oportunidades que eu tive de aprender, me
aprimorar e crescer profissionalmente”, diz Paulo, que possui uma história
inspiradora. Ele começou com o sonho de ser jogador de futebol, vendeu sorvete
aos 10 anos de idade para ajudar na renda da família, passou por funções como
office boy, vendedor de roupas, foi bolsista do antigo CEFET e atuou na Guarda
Presidencial das Forças Armadas e, depois, foi trabalhar em três grandes
empresas do mercado financeiro (de crédito e cobrança), onde teve a
oportunidade de estudar e galgar lideranças até chegar ao empreendedorismo, com
a PGMais, em 2010.
Mais informações: www.pgmais.com.br
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