Especialista considera que desafio da transformação digital está no atendimento
Pesquisa revela que maioria das empresas brasileiras tiveram que acelerar seus projetos de tecnologia durante a pandemia da Covid-19, mas empresas ainda estão aprendendo a promover uma jornada de compra surpreendente nos meios digitais
Gestor de empresas e especialista em inovação,
Marcos Henrique Santos
Divulgação
A pandemia da
covid-19 provocou grandes mudanças e transformações digitais nas empresas.
Diante de um cenário marcado pelo fechamento do comércio e pelo distanciamento
social como medidas para conter a disseminação do vírus, as empresas buscaram
soluções tecnológicas para manter suas atividades e relacionamento com seus
clientes. De acordo com o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies
2020 (DT Index 2020), 87,5% das empresas brasileiras tiveram que acelerar seus
projetos de transformação digital.
Apesar dessa busca
pelo desenvolvimento de experiências online e do avanço da tecnologia nas
empresas, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC)
em parceria com Oasis Lab Innovation Space, o foco das soluções ainda mantém
relação exclusiva com os meios de pagamento digitais (94%). “Essa é uma etapa
crítica e que realmente necessita de atenção, mas há de se observar toda a
jornada para garantir uma experiência mais refinada comparando com o processo
de compra convencional”, considera o gestor de empresas e especialista em
inovação, Marcos Henrique Santos.
Ele explica que o
grande desafio para as empresas promoverem as vendas digitais durante a
pandemia foi conseguir substituir as fases presenciais do processo de compra.
“Por exemplo, antes, era comum uma pessoa ir de loja em loja física, visualizar
modelos, checar preços, experimentar diversas peças e, depois de toda essa
jornada, comprar a roupa. Agora, os provadores on-line nas lojas virtuais, onde
a pessoa molda um manequim conforme suas medidas e experimenta diversas
combinações de roupas passou a ser um formato interessante nessa migração do
offline para o online. Além disso, opiniões de pessoas que já adquiriram a peça
ganharam ainda mais força e influência”, completa o especialista, que é o CEO
da Launch Machine.
Grandes compras
Segundo Marcos
Henrique, a tradição do atendimento offline está passando por um processo de
disrupção e também atinge investimentos de valores mais vultosos, como no caso
da compra de imóveis. Visitas digitais, informações sobre o projeto e a
possibilidade de assinatura de contratos à distância se tornaram avanços
significativos durante a pandemia, mas o desafio ainda continua sendo a abordagem
do consumidor.
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