IAB Brasil publica materiais de referência para uma operação transparente e segura na publicidade digital
Documentos trazem importante informações sobre boas práticas, além de parâmetros técnicos e sustentáveis para serem utilizados como referência na autorregulamentação, relações de mercado e operações na mídia digital
São Paulo, 09 de
setembro de 2021
– Em meio à renovação dos modelos vigentes e atenta às movimentações do mercado
pela melhoria e aprimoramento da autorregulamentação, o IAB Brasil, associação
que representa a publicidade digital no País, lança uma nova série de materiais
de referência para a operação transparente e segura na publicidade digital
brasileira.
"Transparência e
confiança devem ser as bases para qualquer relação e a sustentabilidade da
publicidade digital depende disto. Esta é uma demanda do mercado, e o papel do
IAB como associação é trazer esses parâmetros. Estes materiais são uma resposta
ao nosso compromisso em apoiar o mercado em 3 frentes distintas e
complementares - modelos
de negócio, governança
responsável e padrões
técnicos - para o desenvolvimento do setor", comenta Marco
Bebiano, Presidente do IAB Brasil.
“Queremos que esses 3
documentos sirvam como referência para as relações e evolução dos modelos
atuais. Em um momento onde a autorregulamentação é tão discutida, reforçamos o
nosso papel como fonte agnóstica e global de padrões técnicos para o setor. Por
isso os lançamos em conjunto, abertos e disponíveis em nosso site, para que
possam ser consultados e ajudem a guiar desde contratos até licitações e
concorrências, tudo o que envolve a publicidade digital", completa Cris
Camargo, CEO do IAB Brasil.
Para ajudar a orientar
as relações de mercado e o papel de uma governança responsável, o IAB Brasil
oferece três documentos de fácil consulta e compreensão:
- Minutário
de boas práticas
O minutário é uma
referência de utilidade prática para contratos, visando reforçar a aplicação
das boas práticas técnicas e de governança responsável para a indústria. É
importante observar que não existe um direcional universal, e sua
aplicabilidade deve ser analisada de acordo com as necessidades das partes
envolvidas e contexto da relação.
O papel do minutário é
ampliar a possibilidade de conversas e acordos entre as partes, trazendo
cláusulas que por muitas vezes eram esquecidas, causando ruído e dificuldades
operacionais ao longo do processo. Um exemplo claro é a revisão e registro das
métricas e alguns parâmetros no momento do acordo comercial.
Exemplos de cláusulas
sugeridas:
- Brand Safety e Suitability;
- Blocklists, wishlists e filtros
contextuais;
- Prevenção à fraude;
- Proteção de dados;
- Conteúdo e criação;
- Identificação publicitária;
- Transparência e auditoria;
- Compromisso antipirataria;
- Cláusulas de elasticidade à
risco.
- Código
de boas práticas na publicidade digital
O Código apresenta
diretrizes para os principais temas que regem o mercado publicitário:
- Compromisso ético;
- Respeito à livre iniciativa e à
liberdade econômica;
- Conteúdo da publicidade;
- Internet aberta; proteção de
dados;
- Proteção a marcas;
- Educação e diversidade e
inclusão.
- Guia
de Modelos de Contratação
O IAB Brasil defende a
liberdade de modelos de negócio e sabe que, quando falamos de formatos de
contratação no setor, existe também muita inovação e o tempo todo surgem novas
alternativas. O guia é um apoio para fomentar esses processos, quanto mais
conhecimento do mercado sobre modelos básicos, mais discussões e inovações
tendem a acontecer.
O material apresenta
alguns dos modelos mais utilizados no mercado para a contratação de agências, publishers e plataformas de
mídia, como: fee, subcontratação, FTE, sucess
fee, entre outros, além das definições de termos como pedido de
inserção e desconto padrão.
A elaboração desses
documentos levam em conta as diretrizes globais do IAB e contou com o apoio do
escritório de advocacia Baptista Luz Advogados e dos Associados membros dos
comitês no Brasil. Os materiais serão atualizados constantemente e servirão
também como referência para o entendimento das partes de apoio envolvidas no
processo de negociação e contratação.
Para conhecer os
documentos, acesse o https://iabbrasil.com.br/pack-de-materiais-transparencia-e-seguranca-na-publicidade-digital/
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