Pesquisa realizada pela Intervalor ratifica que nunca foi tão importante conhecer o consumidor
Análise foi realizada com 1843 pessoas e a maioria tem entre 30 e 39 anos
Phelipe Alvarez, VP da Intervalor
A Intervalor, multinacional alemã de
relacionamento e serviços financeiros no Brasil, lançou o Recalibra, uma
solução para negociação de dívidas sob medida. Ao olhar para o consumidor de
forma individualizada, a plataforma recomenda, como um concierge, a melhor
opção de pagamento de acordo com seu perfil, momento de vida e necessidades.
Até o lançamento do Recalibra, a estratégia de negociação era baseada em um
conjunto de variáveis históricas do consumidor, proveniente de diferentes
fontes, que os agrupava de acordo com características semelhantes; como por
exemplo, a propensão de pagamento de uma dívida.
Antes de partir para o desenvolvimento
do Recalibra, a Intervalor decidiu realizar uma pesquisa para validar duas
hipóteses:
1) Que a modelagem de dados, baseada em
eventos passados, pode se descalibrar rapidamente quando ocorrem situações
inesperadas na vida do consumidor, seja em períodos de crise econômica ou não.
2) Mesmo que os modelos matemáticos não
estejam descalibrados, consumidores agrupados por características semelhantes,
podem requerer condições de negociação totalmente distintas.
A pesquisa contou com 1843 consumidores,
com contas em atraso em cinco segmentos: cartões /varejistas, financeiras,
educacional, saúde e mobilidade apresentou os principais insights:
• 68,3% dos respondentes tiveram sua
renda comprometida, em diferentes intensidades, durante a pandemia.
o 44% dos entrevistados afirmaram que “desconto” é a opção que mais facilitaria
a regularização de uma pendência ou a não atrasar as próximas. A “diluição do
valor mensal das parcelas nos meses subsequentes” ficou em segundo lugar na
escolha dos entrevistados, com 28% das respostas.
• 79% dos respondentes informaram ter
dificuldades para pagar as próximas faturas / parcelas com o credor, o que nos
remete a outro fator: a incerteza. No caso daqueles que não tiveram nenhuma
redução de renda, deixar de pagar nos próximos meses as despesas mais
supérfluas ou de menor juros, pode significar uma reserva para uma situação
inesperada.
o As dívidas com cartão de crédito e parcelas de dívidas antigas são as que
mais os preocupam, com 72% e 62%, respectivamente.
• 81% dos respondentes, classificados
como alta propensão de pagamento, com base em conceituado score de cobrança,
pertencem ao grupo com incertezas em relação ao pagamento de compromissos
futuros.
A pesquisa mostrou que a maioria dos
devedores têm entre 30 e 39 anos, 29,5%, seguidos pelos de 40 a 49 anos, que
representam 29,3% dos entrevistados. Empatados com 27% estão os Empregados CLT
/ Funcionário Público e os Autônomos, já os Desempregados, sem nenhuma renda,
somam 25%.
“Nos últimos anos, o segmento evoluiu substancialmente
no que se refere a soluções digitais para negociação de dívidas. Sem dúvida
alguma, essas soluções simplificaram a jornada do consumidor, que pode pagar
uma dívida com até três cliques. Além da facilidade, o Recalibra tem como
proposta de valor, a melhoria da experiência por meio da solução do problema
com o cliente. Muito mais do que um novo produto da Intervalor, ele representa
uma evolução de pensamento, uma ampliação de olhar, onde o propósito evolui de
cobrar para negociar. E negociar é mais do que se relacionar, pois envolve um
compromisso maior com o cliente. Negociar é resolver, é solucionar”, explica
Phillipe Alvarez, VP da Intervalor.
Sobre a Intervalor:
Com 21 anos de mercado, a Intervalor é
uma provedora líder em serviços financeiros e relacionamento no Brasil.
Pertence à Arvato Financial Solutions, multinacional alemã considerada uma das
maiores empresas de cobrança da Europa.
A Intervalor tem como principais pilares
de atuação a inovação, tecnologia e atenção à experiência dos clientes. Possui
atualmente um time de mais de 1500 colaboradores contratados em regime CLT, e
duas unidades que concentram a prestação de serviços, disponível para todo o
território nacional.
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