Por que as franquias de café são a melhor opção do setor atualmente?
Investir em uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros pode ser a chance de um recomeço para os empreendedores
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De acordo com a Pesquisa Trimestral de
Desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor
de franquias demonstrou uma recuperação no segundo trimestre de 2021. O estudo
revelou os comparativos de 2019, no qual o faturamento foi de R$43,122 bilhões,
passando para R$27,720 em 2020 e chegando a R$41,140 bilhões de abril a julho
deste ano. A variação total nos últimos dois anos foi de -35,7%, subindo para
+48,4% em 2021.
A luz no fim do túnel para a economia
apareceu com o avanço da imunização e a diminuição das medidas de
distanciamento social, que facilitam a abertura dos serviços não essenciais em
horários mais flexíveis. O outro fator importante está ligado aos meios de compra
online, delivery e a confiança que o consumidor passou a ter nas empresas.
E mesmo com as dificuldades impostas
pela pandemia, um exemplo de investimento que manteve os pés no chão é o de
franquias de cafeteria. Segundo a ABF, este setor faturou quase R$42 bilhões
entre o terceiro trimestre de 2019 e o de 2020, mesmo sofrendo uma queda de
12,1%.
“A dinâmica das lojas é composta por
inúmeras possibilidades”, explica Deiverson Migliatti, fundador da rede de
cafés especiais, Sterna Café. “Algumas apostam em espaços que valorizam a
estética e a proposta do negócio, enquanto outras focam em um cardápio
diversificado, priorizando a harmonia de sabores”, esclarece o empresário.
Só no Brasil, o número de cafeterias
fecha em 13 mil, contando bares, lanchonetes e padarias. Portanto, quem
pretende investir no ramo da bebida mais amada pelos brasileiros deve abusar da
criatividade. “Quem deseja abrir uma franquia de cafés especiais, por exemplo,
precisa estar atento em todo o processo da bebida, desde o cultivo até a sua
apresentação”, aponta.
A principal dica, no entanto, é dar
apoio total aos franqueados e garantir que estejam sendo retribuídos mesmo em
momentos de crise. “A assistência faz parte do negócio, e o suporte deve ir
desde as indicações de arquitetos até o relacionamento com os fornecedores para
que os franqueados possam se sentir tranquilos mesmo em momentos conturbados e
desconhecidos”, finaliza Deiverson.
Rede Sterna Café
https://sternacafe.com.br/
Instagram:
@sternacafe
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