"Precisa ter vontade e acreditar no próprio potencial", diz vencedor de desafio universitário
Gaúchos foram destaque em etapa nacional do programa Make It Bright, promovido pela Japan Tobacco International (JTI)
Foto: Eduardo Baldo e Arthur Machado (da esquerda para a direita) |
Esforço e
determinação são qualidadesfundamentais na busca de qualquer objetivo, seja na
vida pessoal ou profissional. Os universitários Arthur Machado, de 20 anos, e
Eduardo Baldo, de 19, seguiram a fórmula à risca e venceram a etapa nacional em
duplas do desafio Make It
Bright – programa global da Japan Tobacco International (JTI) que
capacita jovens e premia os destaques globais com até US$ 2 mil em estudos,
além de oferecer uma oportunidade única de estágio remunerado no exterior.
“Nos dedicamos desde o primeiro dia,
estudamos muitas informações sobre a JTI antes de fazer a inscrição e
procuramos entender quais eram as principais metas da empresa. Foi a primeira
vez que participamos de um programa desse tipo, tem sido uma experiência
grandiosa e muito construtiva”, revela Arthur, quecursa o 4º semestre de
engenharia de produção na UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), no Rio
Grande do Sul.
Junto a Eduardo, seu colega de classe, o
estudante criou um aplicativo de relacionamento para otimizar processosentre a
JTI eos produtores integrados da empresa, com o objetivode promover melhorias
para os negócios do País e, especialmente, no desenvolvimento econômico de sua
região.
“Foi muito importante ter uma fase de
mentoria porque fomos adaptando o projeto e mudamos um pouco a ideia inicial
durante o processo. Tivemos a oportunidade de conversar com pessoas que
trabalham na JTI e com os próprios técnicos de Agronomia, que nos deram dicas e
tiraram todas as nossas dúvidas”, afirma Eduardo ao se referir auma das etapas
do Make It Bright,
que possibilita a troca de experiências e acompanhamento de profissionais
experientes na área.
Os estudantes também buscaram
informações com vencedores de edições anteriores, que deram dicas, tais como a
importância de estruturar o protótipo em uma apresentação. “Conseguimos a
validação da nossa ideia com o apoio de muitas pessoas, incluindo nomes de
referência na agricultura que nos ajudaram na divulgação de nossas pesquisas”,
diz Arthur.
Nas próximas semanas, Arthur e Eduardo
irão se preparar para o outro grande desafio: a apresentação do projeto na
etapa global, que reunirá vencedores de 36 países.O evento será realizado
virtualmente ainda neste ano e envolverá as mais altas lideranças da empresa na
avaliação dos projetos e mentoria aos estudantes. Desses 36, dez duplas são
selecionadas para seguir na disputa, sendo que dessas dez saem os três
finalistas. A dupla vencedora recebe como premiação um estágio internacional na
empresa, além de premiação em dinheiro. Segundo e terceiro lugar também são
premiados.
Aos estudantes que pretendem se
inscrever nas próximas edições do Make
It Bright, a dupla brasileira deixa o recado: é preciso ter muita
vontade para aprender e acreditar no próprio potencial. “A ansiedade e o
nervosismo fazem parte desse processo, mas é preciso fazer de tudo para
ultrapassar esses obstáculos”, finaliza Arthur.
Leandro Pilati, gerente de Gestão
de Talentos e Employer Branding da JTI, reforça a importância do programa no
preparo e especialização de jovens para o mercado de trabalho. “Iniciativas
como o Make It Bright
mostram como apostamos no futuro de profissionais promissores, permitindo a
vivência de nossa cultura na prática. A iniciativa reforça a importância da
nova geração na construção de um mundo cada vez mais diverso e inclusivo, e
estamos completamente alinhados a esses princípios”, afirma.
A JTI tem como objetivo atrair e reter
jovens talentos no seu quadro de colaboradores. Ao entrar na empresa,
estagiários e trainees passam por uma trilha de aprendizagem que proporciona
contato real com as necessidades de negócio da empresa, assim como interações
com diversas áreas. “Oferecemos horários flexíveis, possibilidade de trabalho
remoto, licenças-maternidade e paternidade estendidas, entre outros
benefícios”, diz Leandro.
Employer Branding
Somos a JTI - Japan Tobacco
International - e acreditamos na liberdade e que as possibilidades são
infinitas quando você é livre para escolher. Passamos os últimos 20 anos
inovando, criando melhores produtos para os nossos consumidores escolherem. Foi
assim que crescemos para estarmos presentes em 130 países.
Mas nosso negócio não é apenas negócio.
É a nossa gente. Seus talentos. Seus potenciais. Acreditamos que quando nossas
pessoas são livres para serem elas mesmas, para crescerem, inovarem e se
desenvolverem, coisas incríveis acontecem para o nosso negócio. É por isso que
fomos certificados globalmente como uma empresa Top Employer por sete anos
consecutivos. Então, quando estiver pronto para escolher uma carreira que você
vai amar, em uma empresa que você vai amar, sinta-se à vontade para se juntar a
nós. #JoinTheIdea.
Sobre a JTI
A Japan Tobacco International (JTI) é
uma empresa internacional líder em tabaco e vaping, com operações em mais de
130 países. É proprietária global de Winston, segunda marca mais vendida do
mundo, e de Camel fora dos EUA. Outras marcas globais incluem Mevius e LD.
Também um dos principais players no mercado internacional de vaping e tabaco
aquecido com as marcas Logic e Ploom. Com sede em Genebra, na Suíça, emprega
mais de 44 mil pessoas e foi premiada com o Global Top Employer por cinco anos
consecutivos. A JTI é membro do JapanTobaccoGroupofCompanies.
No Brasil, são mais de mil colaboradores
em 10 Estados. A operação contempla a produção de tabaco – por meio de 11 mil
produtores integrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – compra,
processamento e exportação de tabaco, fabricação, venda e distribuição de
cigarros em mais de 20 Estados do Brasil. As marcas comercializadas são
Winston, NAS, Djarum, L.A e Camel, essa última também exportada para a Bolívia
e Colômbia. A JTI acredita na liberdade de escolha de seus consumidores, por
isso, disponibiliza amplamente informações sobre as consequências do tabagismo.
Saiba mais: www.jti.com/brazil
Nenhum comentário