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Professor Greiton de Azevedo é único brasileiro entre os 50 finalistas do prêmio Global Teacher Prize 2021

 Três estudantes brasileiros estão na lista dos 50 finalistas para o prêmio de 100 mil dólares do chegg.org global student prize

Greiton de Azevedo - Ipameri, Brazil

Greiton de Azevedo, professor de Matemática na escola pública IF-Goiano, em Ipameri, Goiás, Brasil, foi incluído na lista dos 50 primeiros colocados para o Global Teacher Prize 2021 da Fundação Varkey em parceria com a UNESCO.

Enquanto isso, Anna Carolina Silva Aragão, uma estudante de 20 anos de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro, Brasil; Ana Julia Monteiro de Carvalho, uma estudante de 18 anos de Maceió, Brasil, aluna da Escola Industrial de Educação Básica do SESI Abelardo Lopes; e Alex Santiago Gamaliel, um estudante de 24 anos da Unifadra Dracena, São Paulo, Brasil, foram incluídos na lista dos 50 primeiros colocados para o novo prêmioChegg.org Global Student Prize 2021.

Greiton, indicado ao Global Teacher Prize 2021, foi selecionado entre mais de 8.000 indicações e inscrições de 121 países de todo o mundo. Anna e Ana, indicadas ao Global Student Prize 2021, foram selecionadas entre mais de 3.500 indicações e inscrições de 94 países de todo o mundo.

Em seu sétimo ano, o Global Teacher Prize de US$ 1 milhão é o maior prêmio de seu tipo, enquanto o Global Student Prize, que está em seu ano inaugural, premiará o estudante vencedor com US$ 100.000.

O Global Teacher Prize foi criado para reconhecer um proeminente professor que tenha feito uma contribuição excepcional para a profissão, bem como para destacar o importante papel que os professores desempenham na sociedade. Ao descobrir milhares de histórias de heróis que transformaram as vidas de jovens, o prêmio tem como objetivo dar vida ao trabalho excepcional de milhões de professores ao redor do mundo.

No início deste ano, a Fundação Varkey lançou o Chegg.org Global Student Prize para criar uma nova e poderosa plataforma para destacar os esforços deestudantes extraordinários de todo o mundo que estão causando um impacto real no aprendizado, na vida de seus colegas e na sociedade além. O prêmio é aberto a todos os estudantes que tenham pelo menos 16 anos de idade e estejam matriculados em uma instituição acadêmica ou programa de treinamento e competências. Estudantes em tempo parcial e alunos matriculados em cursos online também se qualificam para o prêmio.

Juntos, o Global Teacher Prize e o Global Student Prize contarão histórias inspiradoras dos dois lados da educação. Os prêmios destacarão o excelente trabalho que os professores fazem ao preparar os jovens para o futuro e a promessa incrível que os alunos mais brilhantes estão demonstrando em seu aprendizado e além.

Sunny Varkey, fundador da Fundação Varkey, declarou:

 "Parabéns a Greiton, Ana, Anna e Alex por terem chegado aos 50 finalistas. Suas histórias destacam claramente a importância da educação para enfrentar os grandes desafios futuros - da mudança climática à crescente desigualdade em pandemias globais. É somente dando prioridade à educação que podemos garantir o futuro de todos nós. A educação é a chave para enfrentar o futuro com confiança.”

A Chegg.org apoia o Global Teacher Prize e estabeleceu uma parceria com a Fundação Varkey para criar o novo Global Student Prize. Lila Thomas, diretora da Chegg.org, disse:

 "Nesta era da covid-19, estudantes como Ana, Anna e Alex demonstraram grande coragem para continuar seus estudos e lutar por um futuro melhor, apesar dos enormes obstáculos. O Global Student Prize foi lançado para destacar essas histórias e ouvir as suas vozes. Afinal, são seus sonhos, seus insights e sua criatividade que ajudarão a resolver algumas das maiores questões que a humanidade já enfrentou.

 "Nossos finalistas deste ano tiveram um impacto enorme em áreas que vão do meio ambiente à igualdade e justiça, da saúde e bem-estar à educação e habilidades, da capacitação da juventude ao fim da pobreza.

“Os extraordinários estudantes de todo o mundo que se candidataram ao Global Student Prize inaugural nos inspiraram tanto que a Chegg resolveu dobrar o valor do prêmio para US$ 100.000.”

O professor de Matemática Greiton de Azevedo da escola pública IF-Goiano, em Ipameri, Goiás, Brasil, ganhou aclamação internacional pela forma como ele transformou o ensino de Matemática em seu país de origem, combinando pesquisa científica e disciplinas tecnológicas, como a Robótica, para torná-la um assunto que agrada aos estudantes do século 21. As aulas dele levam os alunos a pensar de forma matemática, criativa e científica, a debater ideias, a participar da pesquisa e do aumento matemático, aprender metodologias ativamente nas quais o aluno assume o papel de pesquisador e inventor, em vez de ser apenas o destinatário de informações que, em seguida, eles têm que simplesmente reproduzir. Combinando conhecimentos de matemática, robótica e jogos digitais, os alunos são encarregados de apresentar aplicações que beneficiem a sociedade, tais como produtos de baixo custo destinados a tratar sintomas de doenças, incluindo Parkinson, dando assim mais significado e contexto ao estudo da Matemática, projetos que ganharam aclamação de instituições como o Creative Learning Challenge do MIT nos Estados Unidos.

Anna Carolina Silva Aragão

Anna Carolina Silva Aragão, orientanda dos Fundos de Oportunidade da EducationUSA, nasceu em São Gonçalo, cidade do estado do Rio de Janeiro com alta incidência de pobreza e violência. Após ser admitida na prestigiada escola Cefet/RJ, ela se interessou por sustentabilidade, gestão e negócios, em especial pela ciência da reciclagem e da melhoria da comunidade. Ela agora atua como Diretora Financeira da Gera - Gestão de Resíduos Recicláveis, que ajuda as cooperativas de reciclagem a conectar e coordenar seus esforços para que possam lidar com mais reciclagem. Suas habilidades também foram reconhecidas com medalhas de ouro e prata na International Olympiad Mathématiques Sans Frontières e em programas de aceleração de startups. No futuro, Anna gostaria de estudar nos EUA para poder buscar uma variedade mais ampla de oportunidades e obter as ferramentas para mudar a educação em sua cidade natal, São Gonçalo. Se ganhar o Global Student Prize, ela gostaria de financiar uma ONG que ensina as pessoas a serem microempresárias, além de utilizar parte dos fundos para viabilizar seus estudos no exterior.

Ana Julia Monteiro de Carvalho

Ana Julia Monteiro de Carvalho, aluna daEscola Industrial de Educação Básica do SESI Abelardo Lopes,é da cidade de Maceió, no nordeste do Brasil: considerada por alguns como a região menos desenvolvida do país. As pessoas desta área enfrentam discriminação e são vítimas de estereótipos. Aos 13 anos, Ana Julia foi cofundadora da primeira equipe de competição de robótica da FIRST LEGO League da sua escola, que representou a região e sua cultura no cenário nacional e internacional, ganhando prêmios inéditos para uma equipe brasileira. Entre outras invenções, ela também é cocriadora do Aerador Sustentável: um mecanismo para aumentar a produção de leite em áreas de subsistência de países em desenvolvimento, oxigenando a água do gado com energia eólica. Este projeto foi selecionado para a Exposição Nacional de Robótica no Brasil e eventos científicos na Argentina e no Peru. Se ela ganhar o Global Student Prize, Ana Julia investirá no desenvolvimento e teste do projeto e também no financiamento de estudos nos EUA.

Alex Santiago Gamaliel

Alex Santiago Gamaliel, estudante de Pedagogia na Unifadra Dracena, São Paulo, Brasil, é um filho de professores cuja paixão é desenvolver uma comunidade estudantil que possa criar oportunidades reais de mudança social. Ele liderou um trabalho importante para acabar com o bullying na escola, defendeu um melhor acesso a uma biblioteca comunitária, realizou trabalho voluntário incluindo a coleta de roupas e alimentos para os necessitados, juntamente com atividades culturais que celebram a história, ancestralidade e diversidade de sua cidade, e tem promovido palestras motivacionais. Além de estudar, ele teve que trabalhar vendendo lanches na faculdade para sustentar seu pai, que foi hospitalizado após vários ataques cardíacos e um derrame, e sua mãe, que perdeu o emprego de professora. Ele tem ajudado alunos com seus canais nas redes sociais, postando vídeos dando dicas, anunciando oportunidades de estágio, programas, bolsas de estudo e até empregos. No início deste ano, ele e sua mãe decidiram criar uma ONG cujo objetivo é oferecer assistência à comunidade, serviços prestados por voluntários e medicina preventiva, entre outros. O projeto foi encaminhado à Câmara Municipal de Dracena para aprovação.

 Stefania Giannini, Diretora Geral Adjunta da UNESCO para a Educação, disse:

"A UNESCO é uma parceira orgulhosa do Global Teacher Prize, que tanto tem feito para destacar o papel transformador dos professores na vida dos jovens. Tanto professores inspiradores quanto alunos extraordinários merecem reconhecimento por seu compromisso com a educação em meio à crise de aprendizagem que vemos hoje.

 “Se quisermos reconstruir um mundo melhor na esteira da covid, devemos priorizar dar a cada criança o direito de uma educação de qualidade. É a próxima geração, tendo os professores como guia, que vai garantir o futuro para todos nós"

 As inscrições e indicações para os prêmios de professor e estudante deste ano começaram na terça-feira, 2 de fevereiro, e se encerraram no domingo. 16 de maio. Os professores que se inscreveram para o Global Teacher Prize estão sendo avaliados em práticas de ensino, na maneira como inovam para enfrentar os desafios locais, alcançar resultados de aprendizagem demonstráveis, impactar a comunidade além da sala de aula, ajudar as crianças a se tornarem cidadãos globais, melhorar a profissão de educador e ganhar reconhecimento de entidades estrangeiras. O prêmio de US$ 1 milhão foi ganho no ano passado pelo professor de aldeia indiano Ranjitsinh Disale.

Os estudantes que se candidataram ao Global Student Prize estão sendo avaliados em suas realizações acadêmicas, impacto em seus colegas, na maneira como eles fazem a diferença em sua comunidade, e além dela, e como superam as dificuldades, como demonstram criatividade e inovação, e como agem como cidadãos globais.

Após este anúncio, os 10 finalistas do Global Teacher Prize e do Global Student Prize serão anunciados em outubro deste ano. Os vencedores de ambos os prêmios serão escolhidos entre os respectivos 10 finalistas pela Global Teacher Prize Academy e pela Global Student Prize Academy, formada por pessoas importantes. Os vencedores devem ser anunciados em uma cerimônia de premiação em Paris, em novembro. 

Se os professores ou alunos foram indicados, foi solicitado à pessoa que os indicou que escrevesse uma breve descrição online explicando o motivo.  Em seguida, foi enviado um e-mail ao professor ou aluno indicado informando que ele(a) havia sido indicado e convidando-o(a) a se candidatar ao prêmio.   Os candidatos puderam se candidatar em inglês, mandarim, árabe, francês, espanhol, português e russo. Para participar da conversa online, siga @TeacherPrize e @cheggdotorg

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