Professor Greiton de Azevedo é único brasileiro entre os 50 finalistas do prêmio Global Teacher Prize 2021
Três estudantes brasileiros estão na lista dos 50 finalistas para o prêmio de 100 mil dólares do chegg.org global student prize
Greiton de Azevedo - Ipameri, Brazil |
Greiton de Azevedo, professor de
Matemática na escola pública IF-Goiano, em Ipameri, Goiás, Brasil, foi incluído
na lista dos 50 primeiros colocados para o Global Teacher Prize 2021 da Fundação Varkey
em parceria com a UNESCO.
Enquanto isso, Anna Carolina Silva
Aragão, uma estudante de 20 anos de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro,
Brasil; Ana Julia Monteiro de Carvalho, uma estudante de 18 anos de Maceió,
Brasil, aluna da Escola Industrial de Educação Básica do SESI Abelardo Lopes; e
Alex Santiago Gamaliel, um estudante de 24 anos da Unifadra Dracena, São Paulo,
Brasil, foram incluídos na lista dos 50 primeiros colocados para o novo prêmioChegg.org Global Student Prize 2021.
Greiton, indicado ao Global Teacher
Prize 2021, foi selecionado entre mais de 8.000 indicações e inscrições de 121
países de todo o mundo. Anna e Ana, indicadas ao Global Student Prize 2021,
foram selecionadas entre mais de 3.500 indicações e inscrições de 94 países de
todo o mundo.
Em seu sétimo ano, o Global Teacher
Prize de US$ 1 milhão é o maior prêmio de seu tipo, enquanto o Global Student
Prize, que está em seu ano inaugural, premiará o estudante vencedor com US$
100.000.
O Global Teacher Prize foi criado para
reconhecer um proeminente professor que tenha feito uma contribuição
excepcional para a profissão, bem como para destacar o importante papel que os
professores desempenham na sociedade. Ao descobrir milhares de histórias de
heróis que transformaram as vidas de jovens, o prêmio tem como objetivo dar
vida ao trabalho excepcional de milhões de professores ao redor do mundo.
No início deste ano, a Fundação Varkey
lançou o Chegg.org Global Student Prize para criar uma nova e poderosa
plataforma para destacar os esforços deestudantes extraordinários de todo o
mundo que estão causando um impacto real no aprendizado, na vida de seus
colegas e na sociedade além. O prêmio é aberto a todos os estudantes que tenham
pelo menos 16 anos de idade e estejam matriculados em uma instituição acadêmica
ou programa de treinamento e competências. Estudantes em tempo parcial e alunos
matriculados em cursos online também se qualificam para o prêmio.
Juntos, o Global Teacher Prize e o
Global Student Prize contarão histórias inspiradoras dos dois lados da
educação. Os prêmios destacarão o excelente trabalho que os professores fazem
ao preparar os jovens para o futuro e a promessa incrível que os alunos mais
brilhantes estão demonstrando em seu aprendizado e além.
Sunny Varkey, fundador da Fundação
Varkey, declarou:
"Parabéns a Greiton, Ana, Anna e
Alex por terem chegado aos 50 finalistas. Suas histórias destacam claramente a
importância da educação para enfrentar os grandes desafios futuros - da mudança
climática à crescente desigualdade em pandemias globais. É somente dando
prioridade à educação que podemos garantir o futuro de todos nós. A educação é
a chave para enfrentar o futuro com confiança.”
A Chegg.org apoia o Global Teacher Prize e
estabeleceu uma parceria com a Fundação Varkey para criar o novo Global Student
Prize. Lila Thomas, diretora da Chegg.org, disse:
"Nesta era da covid-19,
estudantes como Ana, Anna e Alex demonstraram grande coragem para continuar
seus estudos e lutar por um futuro melhor, apesar dos enormes obstáculos. O
Global Student Prize foi lançado para destacar essas histórias e ouvir as suas
vozes. Afinal, são seus sonhos, seus insights e sua criatividade que ajudarão a
resolver algumas das maiores questões que a humanidade já enfrentou.
"Nossos finalistas deste ano
tiveram um impacto enorme em áreas que vão do meio ambiente à igualdade e
justiça, da saúde e bem-estar à educação e habilidades, da capacitação da
juventude ao fim da pobreza.
“Os extraordinários estudantes de todo o
mundo que se candidataram ao Global Student Prize inaugural nos inspiraram
tanto que a Chegg resolveu dobrar o valor do prêmio para US$ 100.000.”
O professor de Matemática Greiton de Azevedo da
escola pública IF-Goiano, em Ipameri, Goiás, Brasil, ganhou aclamação
internacional pela forma como ele transformou o ensino de Matemática em seu
país de origem, combinando pesquisa científica e disciplinas tecnológicas, como
a Robótica, para torná-la um assunto que agrada aos estudantes do século 21. As
aulas dele levam os alunos a pensar de forma matemática, criativa e científica,
a debater ideias, a participar da pesquisa e do aumento matemático, aprender
metodologias ativamente nas quais o aluno assume o papel de pesquisador e
inventor, em vez de ser apenas o destinatário de informações que, em seguida,
eles têm que simplesmente reproduzir. Combinando conhecimentos de matemática,
robótica e jogos digitais, os alunos são encarregados de apresentar aplicações
que beneficiem a sociedade, tais como produtos de baixo custo destinados a tratar
sintomas de doenças, incluindo Parkinson, dando assim mais significado e
contexto ao estudo da Matemática, projetos que ganharam aclamação de
instituições como o Creative Learning Challenge do MIT nos Estados Unidos.
Anna Carolina Silva Aragão |
Anna Carolina Silva Aragão, orientanda dos Fundos de Oportunidade
da EducationUSA, nasceu em São Gonçalo, cidade do estado do Rio de Janeiro com
alta incidência de pobreza e violência. Após ser admitida na prestigiada escola
Cefet/RJ, ela se interessou por sustentabilidade, gestão e negócios, em
especial pela ciência da reciclagem e da melhoria da comunidade. Ela agora atua
como Diretora Financeira da Gera - Gestão de Resíduos Recicláveis, que ajuda as
cooperativas de reciclagem a conectar e coordenar seus esforços para que possam
lidar com mais reciclagem. Suas habilidades também foram reconhecidas com
medalhas de ouro e prata na International Olympiad Mathématiques Sans
Frontières e em programas de aceleração de startups. No futuro, Anna gostaria
de estudar nos EUA para poder buscar uma variedade mais ampla de oportunidades
e obter as ferramentas para mudar a educação em sua cidade natal, São Gonçalo.
Se ganhar o Global Student Prize, ela gostaria de financiar uma ONG que ensina
as pessoas a serem microempresárias, além de utilizar parte dos fundos para
viabilizar seus estudos no exterior.
Ana Julia Monteiro de Carvalho |
Ana Julia Monteiro de Carvalho, aluna daEscola Industrial de Educação
Básica do SESI Abelardo Lopes,é da cidade de Maceió, no nordeste do Brasil:
considerada por alguns como a região menos desenvolvida do país. As pessoas
desta área enfrentam discriminação e são vítimas de estereótipos. Aos 13 anos,
Ana Julia foi cofundadora da primeira equipe de competição de robótica da FIRST
LEGO League da sua escola, que representou a região e sua cultura no cenário nacional
e internacional, ganhando prêmios inéditos para uma equipe brasileira. Entre
outras invenções, ela também é cocriadora do Aerador Sustentável: um mecanismo
para aumentar a produção de leite em áreas de subsistência de países em
desenvolvimento, oxigenando a água do gado com energia eólica. Este projeto foi
selecionado para a Exposição Nacional de Robótica no Brasil e eventos
científicos na Argentina e no Peru. Se ela ganhar o Global Student Prize, Ana
Julia investirá no desenvolvimento e teste do projeto e também no financiamento
de estudos nos EUA.
Alex Santiago Gamaliel |
Alex Santiago Gamaliel, estudante de Pedagogia na Unifadra
Dracena, São Paulo, Brasil, é um filho de professores cuja paixão é desenvolver
uma comunidade estudantil que possa criar oportunidades reais de mudança
social. Ele liderou um trabalho importante para acabar com o bullying na
escola, defendeu um melhor acesso a uma biblioteca comunitária, realizou
trabalho voluntário incluindo a coleta de roupas e alimentos para os
necessitados, juntamente com atividades culturais que celebram a história,
ancestralidade e diversidade de sua cidade, e tem promovido palestras
motivacionais. Além de estudar, ele teve que trabalhar vendendo lanches na
faculdade para sustentar seu pai, que foi hospitalizado após vários ataques
cardíacos e um derrame, e sua mãe, que perdeu o emprego de professora. Ele tem
ajudado alunos com seus canais nas redes sociais, postando vídeos dando dicas,
anunciando oportunidades de estágio, programas, bolsas de estudo e até
empregos. No início deste ano, ele e sua mãe decidiram criar uma ONG cujo
objetivo é oferecer assistência à comunidade, serviços prestados por
voluntários e medicina preventiva, entre outros. O projeto foi encaminhado à
Câmara Municipal de Dracena para aprovação.
Stefania Giannini, Diretora Geral
Adjunta da UNESCO para a Educação, disse:
"A UNESCO é uma parceira orgulhosa
do Global Teacher Prize, que tanto tem feito para destacar o papel
transformador dos professores na vida dos jovens. Tanto professores
inspiradores quanto alunos extraordinários merecem reconhecimento por seu
compromisso com a educação em meio à crise de aprendizagem que vemos hoje.
“Se quisermos reconstruir um mundo
melhor na esteira da covid, devemos priorizar dar a cada criança o direito de
uma educação de qualidade. É a próxima geração, tendo os professores como guia,
que vai garantir o futuro para todos nós"
As inscrições e indicações para os
prêmios de professor e estudante deste ano começaram na terça-feira, 2 de
fevereiro, e se encerraram no domingo. 16 de maio. Os professores que se
inscreveram para o Global Teacher Prize estão sendo avaliados em práticas de
ensino, na maneira como inovam para enfrentar os desafios locais, alcançar
resultados de aprendizagem demonstráveis, impactar a comunidade além da sala de
aula, ajudar as crianças a se tornarem cidadãos globais, melhorar a profissão
de educador e ganhar reconhecimento de entidades estrangeiras. O prêmio de US$
1 milhão foi ganho no ano passado pelo professor de aldeia indiano Ranjitsinh
Disale.
Os estudantes que se candidataram ao
Global Student Prize estão sendo avaliados em suas realizações acadêmicas,
impacto em seus colegas, na maneira como eles fazem a diferença em sua
comunidade, e além dela, e como superam as dificuldades, como demonstram criatividade
e inovação, e como agem como cidadãos globais.
Após este anúncio, os 10 finalistas do
Global Teacher Prize e do Global Student Prize serão anunciados em outubro
deste ano. Os vencedores de ambos os prêmios serão escolhidos entre os
respectivos 10 finalistas pela Global Teacher Prize Academy e pela Global
Student Prize Academy, formada por pessoas importantes. Os vencedores devem ser
anunciados em uma cerimônia de premiação em Paris, em novembro.
Se os professores ou alunos foram
indicados, foi solicitado à pessoa que os indicou que escrevesse uma breve
descrição online explicando o motivo. Em seguida, foi enviado um e-mail
ao professor ou aluno indicado informando que ele(a) havia sido indicado e
convidando-o(a) a se candidatar ao prêmio. Os candidatos puderam se
candidatar em inglês, mandarim, árabe, francês, espanhol, português e russo.
Para participar da conversa online, siga @TeacherPrize e @cheggdotorg
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