Tembici realiza nova captação de R$ 420 milhões, maior investimento da América Latina em bicicletas elétricas
Rodada série C é liderada pela Crescera Capital e conta com os novos investidores PIPO Capital e Endeavor Catalys, que se somam aos atuais: IFC, Valor, Red Point e Igah
Foto/Divulgação |
30 de setembro de 2021 - A
Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina,
anuncia a captação de US$80 milhões (cerca de 420 milhões de reais), liderado
pela Crescera Capital. O valor levantado em Série C será usado para expandir o
número de bikes elétricas, aumentar a atuação da empresa em novos países, além
de investir em tecnologia e no last mile delivery, nova linha de negócio que
será ampliada. A rodada é composta, em sua maioria, por um investimento em
equity na companhia, e uma parte contemplada em estruturas de dívidas emitidas
por Itaú e Santander, incluindo dívidas ESG e com selo verde.
Comparado ao período de pré-pandemia, a
empresa apresentou um crescimento de mais de 50% na receita, 300% em margem
bruta e seu EBITDA se tornou positivo. O resultado é fruto da combinação entre
patrocínios, receita de advertising e receita de usuários, em linha com a
estratégia de crescimento da empresa.
Para Tomás Martins, CEO e co-fundador da
Tembici, o novo aporte amplia a oportunidade de mobilidade sustentável nas
cidades, que apresenta grande crescimento da indústria e fomentos da bike, além
das questões ambientais e sociais envolvendo o modal. “Esse investimento
acontece em um momento diferente para nós, nossas outras rodadas permitiram a
consolidação do produto, ampliar experiência do usuário e aprovar o modelo de
negócio como um todo, além de testar novas iniciativas, como as bicicletas
elétricas e como esses projetos podem ser aplicados em diferentes perfis de
usuário. Com tudo isso já consolidado, a captação series C é literalmente para
continuarmos crescendo. Vamos ampliar os investimentos em tecnologia e dados,
consolidar as bicicletas elétricas e o novo modelo de negócio muito
focado na cicloentrega. Além disso, estamos muito animados, porque a rodada vai
permitir a expansão do serviço não só para as cidades em que já atuamos, mas
novos mercados na América Latina.
Sobre as e-bikes, Tomás afirma que elas
são o futuro da mobilidade e investir neste modal é contribuir diretamente para
cidades mais inteligentes e sustentáveis. “A e-bike é muito aguardada pelos
usuários porque expande a possibilidade de uso diário uma vez que facilita
deslocamentos mais longos e com diferentes relevos, exigindo menos esforço de
quem pedala. Prova disso é que o número de viagens cresceu 66% comparando
janeiro com agosto de 2021. É um modal que impacta diretamente também em
economia financeira, já que permite a muitas pessoas, que antes combinavam
diferentes meios de transporte em seus trajetos, usem agora apenas a bike para
se locomover, resultando em benefícios para o meio ambiente, para a saúde e
para o bolso do nosso usuário”, complementa o executivo.
Em 2020, a empresa anunciou um aporte
série B, e R$ 30 milhões já foram investidos em tecnologia, com a expansão da
equipe, ações de implantação de GPS na frota, melhorias no app, inserção de
e-bikes no sistema e melhorias de processos internos que reduziram em 75% o
custo com write off comparado com o resultado de 2019.
“Conhecemos a Tembici no final de 2019 e
nos interessamos muito pelo negócio composto por um excelente time de
empreendedores e colaboradores que levam a sério a cultura necessária para
alavancar uma startup. Outro chamariz, é o modelo baseado em ESG, um ativo que
está alinhado à tendência mundial de investimentos mais sustentáveis. Além
disso, a empresa vem se posicionando também em tecnologia e tem suas decisões
focadas em dados. A Tembici tem tudo para se posicionar como o grande player
global no setor de mobilidade urbana e acreditamos no potencial de expansão
para outros países”, comenta Fernando Silva, sócio na Crescera.
Crescimento ESG - um salto em meio a
pandemia
A Tembici vem apresentando crescimento
forte nos últimos anos como agente transformador da mobilidade urbana,
incluindo estruturas de dívidas emitidas por parceiros estratégicos, como Itaú
e Santander.
Há um mês a empresa anunciou o
recebimento de uma linha de financiamento ESG de R$29 milhões. Este tipo de
empréstimo, que foi realizado em conjunto com o Santander, só é aprovado
mediante evidências de compromissos sustentáveis da empresa e condiciona o
desconto nos juros à medida que a companhia comprova a performance de
indicadores ESG pré-definidos.
As dívidas emitidas junto aos bancos
serão utilizadas para expandir as operações da companhia, já responsável por
mais de 50 milhões de viagens por ano. 2021 também está marcado pela chegada a
uma nova cidade, Brasília - com 70 estações e 500 bikes e pela primeira vez,
com marca própria no projeto parte deste investimento verde também será
direcionado para o iFood Pedal, projeto pioneiro em parceria com a foodtech
iFood.
Em um levantamento recente, 90% dos
respondentes afirmaram que pretendem continuar pedalando após o final da
pandemia e esse movimento já é percebido pela empresa. “Cada vez mais as
pessoas reconhecem a importância da bicicleta como transporte individual,
sustentável, acessível e seguro, que gera impactos positivos às cidades”,
comenta Tomás.
“Estamos focados em alinhar nossa
governança ainda mais com a agenda ESG. Além da contribuição para diminuir
impactos ambientais na redução de emissão de carbono, a bicicleta tem um enorme
poder de transformação social e, além de fomentar o uso deste modal, estamos
investindo cada vez mais em ações que como o projeto Doe 1 Viagem, que
beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade social e o Vai Longe, programa
de aceleração que teve sua estreia este ano e vai beneficiar projetos que
fomentam o uso da bike nas cidades”, comenta Mauricio Villar, COO e co-fundador
da Tembici. “Anunciamos em junho o compromisso de implementar pelo menos mais
10 mil bikes compartilhadas até o fim de 2022. Somente em 2020, registramos
mais de 4 mil toneladas de CO2 economizadas com pedaladas, que se fossem
emitidas, demandariam o plantio de aproximadamente 30 mil árvores”, complementa
o executivo.
Planos para o futuro
Fundada pelos empreendedores endeavors
Tomás Martins e Maurício Villar em 2010, a Tembici, empresa que nasceu de um
projeto de conclusão de curso da Poli-USP, tem como principal patrocinador de
seus projetos o Itaú Unibanco e, recentemente, o iFood, nasceu com o objetivo
de, por meio da tecnologia e tendo a bicicleta como sua principal aliada,
viabilizar e facilitar deslocamentos mais eficientes pelas ruas das cidades.
Após anos fomentando a bicicleta como meio de transporte, atualmente a empresa
também é pioneira no desenvolvimento de projetos de ciclologística com foco em
bikes elétricas. Os projetos da empresa estão presentes nas principais capitais
da América Latina como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Porto
Alegre, e agora Brasília, além de Buenos Aires na Argentina e Santiago, no
Chile. Atualmente, a empresa conta com 16 mil bicicletas na América
Latina, sendo 1.000 e-bikes distribuídas entre Rio de Janeiro e São
Paulo.
Sobre a Tembici
A Tembici é a empresa líder de
micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 50 milhões de
deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de
Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre, além de Santiago, no
Chile, e Buenos Aires, na Argentina. Considerada uma das startups mais
promissoras e inovadoras do país, pela lista das 100 Startups to Watch
(2020 e 2021), ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do
setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade
do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar
a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua. Este ano, os
fundadores da Tembici passaram a fazer parte da rede de empreendedores
Endeavor, recebendo apoio da organização para continuar crescendo de forma
acelerada.
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