ABO2O anuncia nova líder do Comitê de Proteção de Dados
Samanta Oliveira, DPO do Mercado Livre Brasil, será a responsável por liderar o comitê que tem como objetivo ajudar as empresas da Economia Digital no processo de adequação da LGPD
Samanta Oliveira, DPO do Mercado Livre Brasil
Samanta
Oliveira, DPO do Mercado Livre Brasil, é a nova líder do Comitê de Proteção de
Dados da Associação
Brasileira Online to Offline (ABO2O).
A especialista tem como principal objetivo contribuir ativamente nos debates,
consultas e audiências públicas relacionados à proteção de dados, privacidade,
inteligência artificial e temáticas de governança de dados, junto aos poderes
executivo, legislativo e judiciário.
“Desejamos fortalecer nosso ecossistema
para atração de investimentos na tecnologia em nosso País. Para isso é
necessário que o Brasil apresente um arcabouço regulatório capaz de promover
segurança jurídica que harmonize os direitos fundamentais autônomos com
desenvolvimento tecnológico, permitindo, assim, o estímulo à inovação”,
afirma Samanta.
A demanda por mais privacidade, proteção
de dados, cibersegurança e mecanismos antifraude é consequência do intenso
processo de digitalização pelo qual a sociedade e as organizações estão
passando nos últimos anos. A necessidade do distanciamento social diante da
pandemia impulsionou as transformações que vinham ocorrendo no ambiente
digital, aumentando as preocupações com a segurança dos dados, seja por parte
dos cidadãos como das organizações públicas e privadas.
Desde que a Lei Geral de Proteção de
Dados (LGPD) entrou em vigor, a ABO2O está engajada em promover iniciativas que
ajudem suas associadas e as demais empresas da Economia Digital a
levarem as melhores práticas às suas organizações, seja por meio de
apresentações de especialistas, painéis de debates e na discussão de políticas
que ajudem as companhias no processo de adequação.
Samanta Oliveira é atualmente DPO do
Mercado Livre Brasil. Possui mestrado em andamento na área de tecnologia pela
FGV-SP. É certificada como Data Protection
Officer pelo European Center on Privacy and Cybersecurity (ECPC-B:
Maastricht University), e em Cybersecurity: Technology, Application
and Policy pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT).
Sobre a ABO2O:
A Associação Brasileira
Online to Offline (ABO2O) é
uma entidade que reúne as principais plataformas da economia digital, incluindo
marketplaces, e-commerces, healthtechs, bancos digitais, fintechs,
meios de pagamento e investidores. A ABO2O existe para representar e defender
os interesses coletivos da economia colaborativa e das plataformas digitais.
Para isso, busca estimular ações públicas e privadas que contribuam para o
desenvolvimento e fomento dessas tecnologias, por meio da articulação com
outras instituições. Atualmente, a entidade reúne mais de 150 associados, entre
eles: Mercado Livre, 99, GetNinjas, Loggi, Movile, B2W, Rappi,
Tembici, OLX, Hotmart, Zoop, Saude iD, Maida.Health, Banco
Carrefour, Hash, PayU, 4all, Adiq, PaySmart, Banco Inter,
Dr. Consulta, SummUp, Wirecard, Banco PAN, Zoom & Buscapé, Leroy
Merlin, SumUp, banQi, entre outras.
Para mais informações visite o site https://o2obrasil.com.br/ e acompanhe a ABO2O nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook. Confira
no Youtube as
propostas da ABO2O para os prestadores de serviços e apps.
Nenhum comentário