Aeroporto executivo em Aparecida de Goiânia já é marco para aviação de negócios para o Brasil
Frente
a baixa cobertura do território nacional pela aviação comercial convencional,
aviação executiva celebra projeto como o Antares Polo Aeronáutico, que teve sua
pedra fundamental lançada no último dia 19 de outubro
Empreendedores e autoridades públicas descerram
placa em pedra fundamental do Antares Polo Aeronáutico
Cristiano Borges
Num universo de mais
de 5.600 municípios brasileiros, somente 100 são atendidos por voos regulares
da aviação comercial convencional, deixando aproximadamente 5.500 cidades fora
dessa rota aérea. O número é apenas uma amostra do quanto esse mercado ainda
pode ser desbravado no Brasil pelo setor da aviação de negócios ou aviação
executiva.
A análise é do empresário, piloto e consultor Francisco Lyra que falou para
empresários e autoridades políticas durante lançamento, no último dia 19, da
pedra fundamental do Antares, polo aeronáutico que está sendo construído na
cidade de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiânia em Goiás.
Na ocasião, o nome de Francisco Lyra também foi oficializado como diretor
operacional do futuro aeroporto executivo. “A necessidade de conectividade num
país continental, como o nosso, força os empreendedores a buscarem alternativas
de locomoção e logística. Hoje, bem mais do que os poucos 100 municípios com
voos regulares oferecidos pela a aviação comercial, enquanto a aviação de
negócio consegue conectar cerca de três mil municípios brasileiros”, frisou
Lyra, ao destacar a importância do empreendimento para a aviação e para os
negócios. Para ele, a aviação executiva favorece a gestão do tempo para
empresários e tomadores de decisão, o que acaba fomentando a economia.
O evento reuniu empresários de vários setores, além de autoridades políticas
como os prefeitos Gustavo Mendanha (de Aparecida de Goiânia) e Rogério Cruz (de
Goiânia), e representantes do setor da aviação como o tenente-coronel aviador
Eliseu Zednik Ferreira, integrante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo
(Decea); e o diretor de comunicação e marketing da Associação Brasileira de
Aviação Geral (Abag), Augusto Reis.
Homenagem
Também esteve presente o ex-deputado federal e presidente estadual do MDB,
Daniel Vilela, filho do senador e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito
Vilela. Falecido em janeiro deste em decorrência de complicações causadas pela
Covid-19, Maguito foi homenageado durante a solenidade.
“O Antares é um sonho cultivado há mais de dez anos por um grupo de
empreendedores que sempre acreditou em Aparecida de Goiânia e vislumbrou aqui a
possibilidade de erguer um aeroporto executivo. Mas lá atrás tivemos dois
grandes aliados. Um está aqui conosco, prefeito Gustavo Mendanha, que quando
era vereador em Aparecida sempre nos franqueou todo seu apoio e entusiasmo ao
projeto; e outros um visionário que também acreditou e mudou os rumos de
Aparecida, mas este infelizmente não está mais entre nós, mas a concretização
deste sonho é também um homenagem a esse grande homem público: Maguito Vilela”,
destacou Marcos Alberto Luis de Campos, um dos empreendedores responsáveis pelo
polo aeronáutico.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, também prestou suas
homenagens a Maguito Vilela. Ao falar do empenho do ex-prefeito para a
concretização de um empreendimento que tanto promete agregar social e
economicamente para a cidade, Mendanha lembrou que, já em 2014, o falecido
mandatário foi quem assinou o decreto municipal que transformou em Área de
Utilidade Pública todo o terreno destinado à implantação do sítio
aeroportuário. “O Plano Diretor já previa o sítio aeroportuário como área de
interesse econômico. E Maguito, um homem público de grande visão, que sempre
foi, sabia do enorme potencial desse projeto, que hoje vira realidade”,
pontuou.
Os empreendedores destacaram que Aparecida de Goiânia converge todas as
potencialidades que um projeto como o Antares requer, pois é uma cidade
altamente industrializada e que está no coração do país, a 210 quilômetros do
DF [Distrito Federal]. É também um polo que está sendo construído próximo a
dois aeroportos internacionais, o de Brasília e o de Goiânia. O Antares também
contará com acesso fácil aos modais de transporte rodoviários e ferroviários.
“Encontramos em Aparecida, no coração de um importante entroncamento logístico
e viário do País, um potencial natural para esse empreendimento”, destacou
Marcos Alberto Luis de Campos.
Único e desafiador
Também prestigiando o evento do Antares Polo Aeronáutico, o prefeito de
Goiânia, Rogério Cruz, destacou a importância da parceria entre o poder público
e a iniciativa privada. Ele também classificou o empreendimento como um marco,
não só para a cidade de Aparecida de Goiânia, mas para toda a Grande Goiânia.
“Esse projeto é uma grande força para nossa Região Metropolitana, um importante
indutor de investimentos. Quem vier investir em Goiânia, pode vir sim através
de Aparecida”, destacou Rogério Cruz.
Durante a apresentação do Antares, o empresário Romeu Neiva Júnior e um dos
empreendedores do polo aeronáutico, lembrou alguns números do projeto.
“Trata-se de um projeto único e desafiador. Serão mais de dois milhões m² de
área total. Só nossa pista terá 1.800 metros de extensão e 30 de largura. Serão
450 hangares para abrigar os mais variados tipos de empresas. Teremos terminal
de embarque e desembarque com dois pavimentos; praça de alimentação, sala de
operações, sala de reunião. E tudo comprindo todas as regras urbanísticas e
ambientais previstas em lei”, relata o empreendedor.
Rodrigo Neiva, também um dos empreendedores idealizadores do polo aeronáutico,
ressaltou a coragem do grupo de empresários em apostar no Brasil, mesmo em um
momento de pandemia. “Fala-se muito em inovação, em visão de negócio, mas
inovação sem ação é só projeto. E o Antares hoje não é mais um projeto, é um
sonho realizado”, afirmou. O empreendedor destacou que no Antares nasce com
total segurança jurídica, uma vez que foram dez anos de estudos e
aprovação.
Ao final do evento, sob o comando do empresário Paulo Roberto Silva da Costa,
que também figura entre os idealizadores do Antares, além de descer a placa da
pedra fundamental do empreendimento, ele enterrou uma cápsula do tempo com um
pergaminho trazendo detalhes importantes do empreendimento. “É um ato
simbólico, mas que diz muito sobre a luta para concretizarmos esse grandioso
sonho”, destacou.
O empreendimento
Quando estiver em operação, o Antares irá gerar mais de 2.200 empregos
diretos, chegando o número de mais de 3.000 postos de trabalhos, levando em
conta o período de construção.
As obras já foram iniciadas. Ao todo, a construção do empreendimento será
dividida em cinco fases, sendo a primeira com previsão de entrega para 2024. A
primeira fase está prevista para ser concluída em 2024, com 72 lotes entregues,
pista de pouso funcionando, além de área de embarque e desembarque e toda a
infraestrutura necessária para os hangares, como energia elétrica, sistema de
abastecimento de água, pavimentação asfáltica e toda a área fechada com
portaria monitorada.
A pista de pouso e toda a pavimentação do empreendimento será feita com
Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que é o material mais utilizado
hoje em dia em pistas de aeroportos pelo Brasil. Cerca de 4.500 toneladas,
quase a metade, serão usadas apenas para a construção da pista.
O Antares possui 2,096 milhões m² de área total, dos quais 611 mil m² de área
vendável, distribuídas em 455 hangares. Também contará com uma ampla estrutura
de apoio como lojas, restaurantes e um hotel executivo e uma pista de pouso de
1.800 metros de comprimento por 30 de largura, pista esta que será capaz de
receber todos os modelos de aviação geral, jatos executivos, monomotores,
bimotores, até o Gulfstream 650.
O empreendimento é encabeçado por cinco empresas goianas, são elas: Tropical
Urbanismo, Innovar Construtora, CMC Engenharia, BCI Empreendimentos e
Participações e a RC Bastos Participações.
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