Betânia e Embaré/Camponesa anunciam intenção de combinar suas operações e formar uma das maiores empresas de lácteos do Brasil
Com maior capacidade de produção e
distribuição, novo grupo buscará o protagonismo na indústria láctea com
produtos inovadores e de qualidade
FORTALEZA / LAGOA DA PRATA / SÃO PAULO, 27 de
outubro de 2021 - As empresas Betânia Lácteos S.A e Embaré Indústrias Alimentícias
S.A. formalizaram na terça-feira (26/10) a intenção de combinar suas operações
em uma associação que resultará em uma companhia com maior capacidade para
competir no mercado brasileiro de lácteos. Para que seja concretizada, a
associação ainda depende de análise e aprovação pelo Conselho Administrativo de
Defesa Econômica (CADE).
O novo grupo econômico, após a conclusão de todas
as etapas regulatórias, irá totalizar 3,6 mil colaboradores diretos,
faturamento bruto combinado de R$ 3,9 bilhões (últimos 12 meses), nove fábricas
e 13 centros de distribuição, além de laboratórios próprios e filiais, com
capacidade para processar 4,8 milhões de litros de leite por dia, fornecidos
por mais de 6.500 famílias de produtores e 12 cooperativas.
A associação entre as empresas vai totalizar 220
produtos das marcas Betânia, Bat Gut, Betânia Kids, Embaré e Camponesa,
divididos entre leite uht, leite em pó, leite condensado, creme de leite, doce
de leite, bebidas lácteas, iogurte, leite fermentado, manteiga, requeijão,
queijos e caramelos, vendidos em mais de 100 mil pontos de venda no Brasil e em
outros 45 países.
A combinação das marcas Betânia e
Embaré/Camponesa, que valorizam suas raízes e têm sólida credibilidade no
setor, tem como principal objetivo a complementaridade de suas operações, e
resultará em maior capacidade para atender à crescente demanda do mercado
brasileiro e potencial de geração de renda para as famílias produtoras de
leite, contribuindo para fomentar a sustentabilidade e o desenvolvimento da
cadeia produtiva.
Após a obtenção de aprovação pelo CADE, as
empresas passarão a fazer parte de um novo grupo, que conduzirá o processo de
integração de forma gradual, transparente e sem grandes mudanças estruturais,
já que ambas manterão estruturas físicas e operacionais separadas e terão
autonomia para determinar seus processos internos.
“A operação une o que
ambas as empresas têm de melhor - solidez financeira, robustez operacional e
profundo conhecimento do setor de lácteos - para escalar a produção e entregar
produtos de qualidade a todas regiões do país de forma mais competitiva e
eficiente”, afirma Bruno Silva, sócio do Arlon LATAM, fundo de private equity
que estruturou e participa diretamente da operação.
“O novo grupo assumirá uma
posição de protagonista no mercado nacional de lácteos, priorizando sempre o
alto padrão de governança e em total consonância com os interesses da cadeia
produtiva'', acrescenta Silva.
Segundo Bruno Girão, presidente da Betânia
Lácteos e futuro CEO da nova empresa, além da maior capacidade de produção e
distribuição, a operação ajudará a reforçar os vínculos e o potencial de
geração de renda para as famílias produtoras de leite. “Nossa união deve
contribuir para fomentar a sustentabilidade e o desenvolvimento da cadeia
produtiva, priorizando sempre nossas raízes e as relações que criamos ao longo
dos anos e que nos trouxeram até aqui”, afirma.
O CEO da Embaré, Alexandre Antunes, também
destaca a importância da operação para o consumidor final. “Essa combinação vai
fortalecer e nutrir, ainda mais, a relação de confiança com os nossos
consumidores, com quem possuímos uma relação baseada na simplicidade e na transparência.
O novo grupo terá um portfólio de produtos mais diversificado para atender
todas as regiões do país com excelência e levar produtos inovadores e de
qualidade às casas de milhares de famílias brasileiras. É assim que pretendemos
nos tornar um dos maiores grupos lácteos do Brasil”, completa.
A Embaré contou com a assessoria do Rabobank para
a operação.
A
NOVA EMPRESA EM NÚMEROS
- Receita
bruta consolidada (últimos 12 meses): R$ 3,9 bilhões
- Capacidade
produtiva: 4,8 milhões de litros de leite/dia
- 9
fábricas, 13 centros de distribuição, 9 laboratórios próprios, 3 filiais,
4 brokers, 1 armazém geral e 2 cross dock
- Portfólio
consolidado de 220 produtos vendidos em mais de 100 mil pontos de venda no
Brasil e em outros 45 países
- Mais
de 6,5 mil famílias produtoras de leite e 12 cooperativas em 221
municípios
- Geração
de 3,6 mil empregos diretos
Sobre a Betânia Lácteos - Fundada em 1971 na
cidade de Quixeramobim, Ceará, a Betânia Lácteos conta com seis fábricas
localizadas em Pernambuco, Bahia, Sergipe e no Ceará, onde funciona a primeira
fábrica de leite em pó do Estado, além de doze centros de distribuição. Maior
indústria de lácteos do Nordeste e líder em leite UHT na região, com 41% de
share e líder em iogurtes, movimenta uma cadeia produtiva 100% de origem local.
São mais de 3.500 famílias produtoras de leite, em cerca de 130 cidades do
sertão nordestino. Atualmente, a Betânia Lácteos possui mais de 2 mil
colaboradores e está presente em 57 mil pontos de venda. Possui uma linha de
produtos com mais de 120 itens, como leites pasteurizados, leites longa vida,
bebidas lácteas, iogurtes, queijos, requeijões, leite em pó, creme de leite e leite
condensado. A companhia é totalmente comprometida com o propósito de valorizar
a família nordestina, alimentando o corpo e inspirando o coração.
Sobre a Embaré - Fundada em 1935, a Embaré possui fábricas em Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte e Patrocínio, em Minas Gerais, que somam aproximadamente 51 mil m² de área construída e contam com nove laboratórios próprios. Hoje a empresa tem capacidade de processamento diário de 2,8 milhões de litros de leite. Atuante nas categorias de laticínios e confeitaria, a Embaré possui um mix diversificado com mais de 100 produtos, fabricados nos mais altos padrões de qualidade. Sua linha de lácteos é composta por leite em pó, leite UHT, leite condensado, creme de leite, doce de leite, bebida láctea, manteiga e queijos. A empresa também produz os tradicionais caramelos, que são hoje exportados para países dos cinco continentes. A Camponesa, marca que assina a linha de lácteos da Embaré, encontra-se atualmente entre as três marcas de leite em pó mais vendidas do Brasil, de acordo com o Instituto AC Nielsen.
Nenhum comentário