Brasil e América Latina se destacam na preferência de estudantes universitários por trabalho remoto
Consultoria internacional identifica a percepção dos futuros profissionais sobre o home office e suas maiores preocupações
A Universum Global, consultoria
especialista em Employer
Branding em 50 países, revela em seu estudo “Talent Research 2021”
que mais de 80% dos estudantes universitários do Brasil e da América Latina
gostariam de atuar remotamente ao iniciar a carreira. Os valores são superiores
à média encontrada em países da América do Norte, Europa e Ásia.
Realizada anualmente, a pesquisa contou
com 31.330 estudantes, de 126 universidades brasileiras, que responderam ao
questionário entre outubro de 2020 e maio de 2021, e mais de 200 mil estudantes
ao redor do mundo. Entre áreas de destaque, foram ouvidos universitários
cursando Administração, Engenharia, TI, Saúde/Medicina, Direito e Humanas.
No Brasil, 83% dos universitários
afirmaram estar interessados em oportunidade de trabalho remoto. O número está
alinhado com os obtidos em outros países da região, como Argentina (88%),
México (86%), Colômbia (85%) e Chile (84%), superando a tendência observada em
outros locais do mundo.
Prova disso, são os números da América
do Norte, no Canadá (76%) e nos EUA (75%); e em partes da Europa e Ásia –
Rússia (77%), Índia (71%) e Reino Unido (69%). Na contramão, somente 54% dos
estudantes chineses disseram estar interessados em vagas de home office, e
apenas 47% dos alemães, sendo que a maioria destes deseja atuar presencialmente
(53%).
Preocupações
Mesmo com maioria dos universitários
dando preferência ao trabalho remoto, algumas preocupações são inevitáveis.
Entre as três mais recorrentes dos brasileiros, estão o receio de ficarem
isolados dos colegas de trabalho e das possíveis perdas geradas pela falta de
interação social (33%); a preferência do empregador pelo trabalho no escritório
(32%); e um potencial de ganho menor atuando remotamente (26%).
O medo de ficarem isolados dos colegas
também preocupa uma parte considerável dos latino-americanos, conforme apontam
41% dos argentinos e chilenos, 36% dos colombianos e 31% dos mexicanos.
Entretanto, o maior receio no Chile, no México e na Colômbia é em relação ao onboarding, com destaque que
44% dos estudantes chilenos manifestam essa preocupação. Já nos EUA, o medo do
isolamento e da falta de conexão social com os colegas é ainda mais expressivo,
segundo avaliam 56% dos universitários americanos.
Sobre a Universum Global
A Universum Global é a especialista em Employer Branding mais
reconhecida do mundo. Parte do StepStone Group e da família Axel Springer, sua
diversificada equipe está fisicamente presente em mais de 20 países.
Anualmente, a Universum trabalha com mais de 2.000 universidades, grupos de
ex-alunos e organizações profissionais em 50 países. E assim, reúne percepções
de estudantes e profissionais para aconselhar os empregadores sobre como atrair
talentos que se adaptem à sua cultura e propósito. Por mais de 30 anos, a
Universum tem sido a parceira de confiança de muitas das empresas mais
conhecidas do mundo. Como resultado, os dados gerados, percepções e orientações
moldaram o Employer Branding
e ajudaram companhias de todo o mundo em seus esforços para atrair, recrutar e
reter os talentos certos.
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