Últimas

Codeputada Estadual Paula Aparecida (PSOL) protocola projeto de Lei"Escola de Paz e Liberdade" nos âmbitos estadual e municipal

Audiência pública Municipal será realizada em 27 de outubro para debater principais pontos do projeto com comunidade e conselho de educação

Paula Aparecida
Arquivo Pessoal

A codeputada estadual Paula Aparecida (PSOL) elaborou e protocolou no último dia 15 de outubro, Dia dos Professores, o projeto de lei “Escola de Paz e Liberdade”. O PL 706/2021 também foi lançado no âmbito municipal em parceria com a vereadora Erika Hilton (PSOL), já no âmbito estadual, o projeto foi assinado pelo deputado estadual Raul Marcelo (PSOL), substituindo Mônica Seixas da Mandata Ativista. 

Trata-se de um projeto que, entre muitos pontos, prevê a implementação da justiça restaurativa nas escolas, por meio de formação coletiva, para que a maior parte dos conflitos sejam resolvidos de forma interna no próprio ambiente escolar. Liberdade de expressão, livre manifestação e pluralismo de ideias; Participação da comunidade, por meio de sugestões democráticas, fomentando o engajamento de conselhos de escola, associações comunitárias e grêmios, ou seja, todo o entorno da unidade escolar; Formação de professores e conselheiros de escola, sobre legislação de educação, orçamento, para que possa efetivar a participação da comunidade na vida escolar e um dos principais é a participação da comunidade na construção da grade curricular. 

O projeto vem como uma proposta de oposição ao Escola sem Partido, que entre vários aspectos visa retirar o direito do professor de passar sua visão de mundo aos alunos , dando liberdade de expressão e autonomia de ideias à unidade escolar, incluindo professoras, alunos e comunidade em geral. "Para a comunidade ter poder, precisa ter acesso ao conhecimento garantido e respeitado e não é censurando professor que conquistaremos isso”, relata Paula Aparecida. 

No próximo dia 27 de outubro (quarta-feira), às 11h, será realizada uma audiência pública, na Câmara Municipal de São Paulo, presidida pelo gabinete da vereadora Erika Hilton, com professores, comunidade e alunos para debater os principais pontos do novo Projeto de Lei. “A escola da paz e liberdade é um espaço livre de violência, repressão, punitivismo e medo - cheia de acolhimento e participação comunitária. Sem paz e sem liberdade, não existe educação pública de qualidade”, finaliza Paula Aparecida.

 

*Mais Sobre Paula Aparecida:*

Professora da rede pública estadual na Zona Norte de SP e conselheira estadual da APEOESP. Militante nas lutas populares, estudantis e operárias, com prioridade em mulheres e na periferia. Em transição para um comunismo espiritualizado, feminista, vegana e defensora dos direitos animais humanos e não humanos.

Nenhum comentário