Com foco na omnicanalidade, Sleephouse passa por rebranding
De fácil leitura, nova marca tem cores em harmonia e fontes remetendo a tecnologia, modernidade e simplicidade
Dentro do projeto de desenvolvimento de
sua estratégia de omnicanalidade – a integração entre todos os meios e canais
de vendas e de comunicação com o cliente –, a marca brasileira de produtos de
descanso Sleep House acaba de passar por um processo de atualização,
modernização e reposicionamento, o chamado rebranding. Em linha com o mundo
digital, a nova marca tem o objetivo de transitar de forma harmônica entre os
canais online e offline.
Desde a criação da marca, em 2000, a Sleep House passou por poucas mudanças e,
na opinião dos gestores, enfrentava problemas de identificação e aplicação em
alguns formatos. Agora, além de alinhado ao projeto arquitetônico das novas
lojas – o modelo-conceito acaba de ser lançado, em São Paulo –, o novo desenho
exibe qualidades da marca como tecnologia, modernidade e simplicidade, dando um
destaque especial ao símbolo da lua, elemento central da nova identidade
visual.
“Buscamos uma renovação da marca para
que fosse ao encontro, inicialmente, do novo projeto arquitetônico voltado a
proporcionar uma nova experiência de compra de colchões aos consumidores”,
comenta Sérgio Demétrio, diretor geral do grupo no país. “Trabalhamos
cuidadosamente na construção desta nova marca, que tem por objetivo não somente
traduzir este novo momento, mas também construir um elo de confiança com nossos
clientes, apresentando a Sleep House como uma marca do Grupo Pikolin,
reconhecido mundialmente em excelência no setor de descanso.”
Com fontes e elementos simples e atuais, a ideia é possibilitar a visualização
e identificação das fachadas e lojas até mesmo em longa distância, seja pela
logomarca, pelas cores ou pelos elementos que compõem a fachada. Segundo
Demétrio, a marca hoje traduz exatamente a nova fase da empresa.
“Propositalmente, trabalhamos com elementos e cores que se destacam no setor. A
marca facilmente atenderá nossas metas de expansão até mesmo para outros
países.”
O novo design também integra um conjunto de ações voltadas à promoção de uma
experiência de compra inesquecível por parte dos clientes. As lojas são
aromatizadas, contam com uma comunicação visual leve e proporcionam ao
visitante interagir com a história da Sleep House e do Grupo Pikolin. “Em
nossas lojas, nossos clientes podem sentir nossa fragrância, que traz notas de
renovação e relaxamento, e também apreciar uma playlist especialmente
desenvolvida para o momento”, completa o diretor.
Loja-conceito tecnológica
A flagship da Sleep House é apresentada como um novo conceito em vendas no
segmento de colchões. Em plena expansão no Brasil, a maior rede de colchões de
marcas internacionais da América Latina uniu inovação e tecnologia para a
estruturação do novo modelo de loja. A loja-conceito, que tem como objetivo
proporcionar aos consumidores uma experiência inédita,
funciona na Rua Estados Unidos, 737, em São Paulo.
O layout da flagship visa
proporcionar uma experiência simples e prazerosa aos consumidores em suas
escolhas, incluindo a exposição dos
colchões organizados por tipos de confortos e marcas
internacionais. A unidade tem aspecto moderno
e clean, facilitando a identificação das áreas de
interesse, além de ferramentas digitais para auxílio na
busca do colchão para o descanso ideal, vídeos informativos
sobre o grupo, suas marcas e tecnologias e o suporte
de consultores especialistas para auxiliar o
consumidor na jornada de compra.
Com o uso de ferramentas tecnológicas
avançadas, a ideia é facilitar a jornada de compra, de forma autônoma (self-service
store), deixando ao consumidor apenas a preocupação em encontrar, entre as
opções planejadas apresentadas, o modelo ideal de colchão para suas
necessidades e preferências.
Novo modo de vender colchões
Como especialista em colchões, a Sleep
House sabe que cada cliente tem as suas necessidades, seja por preferência de
conforto e ou mesmo por questão de saúde. Em resumo, há a certeza de que,
definitivamente, não existe um tipo único de colchão que atenda a todos as
necessidades dos consumidores. Foi pensando nisso que a marca desenvolveu o
novo conceito, propondo uma nova experiência aos clientes, fazendo com que
possam obter, de forma simples e rápida, o resultado ideal em termos de
satisfação de sua necessidade.
A base do modelo é um novo visual arquitetônico,
aliado uma forma diferenciada de comunicação com os consumidores. No novo
conceito, a tecnologia é diretamente percebida como diferencial para a
expertise na fabricação e comercialização das principais marcas internacionais
– o consumidor não busca a tecnologia como fim, mas como meio para alcançar o
conforto adequado ao seu gosto.
Por meio de um layout estudado e pensado
para facilitar a jornada do consumidor, os colchões estão organizados por tipo
de conforto, e o cliente já pode iniciar sua jornada de compra diretamente nas
opções de produtos voltadas ao seu conforto preferido. Além disso, o visitante
pode facilmente provar confortos diferentes sem ter a necessidade de solicitar
a interferência dos consultores da loja.
Cada colchão é acompanhado de um totem
com tablet, que apresenta todas as especificações técnicas dos produtos e
filmes sobre a história e o know-how das marcas internacionais. Para facilitar
a jornada e proporcionar ao cliente uma nova e prazerosa experiência, a marca
investiu em plataformas digitais – por meio de mesas touch, os consumidores
podem, de forma autônoma, simular e encontrar indicações de modelos de colchões
para o seu descanso ideal.
Ofensiva no mercado nacional
Cinco anos após a sua aquisição pelo
espanhol Pikolin, segundo maior grupo europeu do setor de colchões, com um
volume de negócios anuais superior a 440 milhões de euros, a Sleep House
realiza uma arrojada ofensiva no mercado nacional.
Atualmente com 51 lojas , sendo 47
próprias e cinco franqueadas, em um prazo de 3 anos a empresa projeta a
abertura de mais de 200 franquias e a montagem de nova unidade fabril, com um
investimento total de cerca R$ 100 milhões no País.
Para manter-se no radar do
consumidor, a marca lança campanhas de varejo mensais em
diversos canais de comunicação. Também realiza e participa de eventos
nos principais shoppings, agregando valor à marca e fortalecendo a imagem de
maior varejista especializado em marcas internacionais.
Em 2019, o grupo anunciou a aquisição dos ativos da fábrica de colchões,
espumas e travesseiros da Mannes, em Guaramirim (SC), a 180 quilômetros de
Florianópolis. Atualmente, a unidade – com quase 30 mil metros quadrados –
responde pelos produtos vendidos ao mercado Brasileiro, para a rede de lojas
Sleep House e exportados para mercados vizinhos, como Uruguai, Paraguai,
Argentina, Bolivia, Colombia e Chile.
Grupo deve faturar R$ 300 milhões em
2021
Presente no Brasil desde 2012, o Grupo Pikolin mantém uma holding no País
formada pela marca Pikolin e pela Sleep House. Juntas, as duas empregam cerca
de 600 pessoas. A previsão de faturamento para este ano é de R$ 300 milhões.
Entre mundiais do setor, a Pikolin é a única a contar com fábrica própria no
País, o que garante a manutenção de elevados padrões e controles de qualidade –
os principais concorrentes mantêm apenas parceiros locais com licença de uso de
marca –, além de uma rede própria de distribuição.
Em nível global, o Grupo Pikolin é
composto por 17 marcas. Líder no segmento de colchões na Espanha e na França a
companhia tem sede na cidade espanhola de Zaragoza. Além da unidade brasileira,
são sete fábricas na Europa e duas no Sudeste Asiático, empregando mais de 3
mil funcionários. Das unidades industriais europeias, quatro ficam na França e
três na Espanha – uma delas, inclusive, é a maior planta fabril de colchões do
mundo, com 225 mil metros quadrados. Na Ásia, a empresa mantém uma sede em
Kuala Lumpur, na Malásia.
Sobre a Pikolin:
O Grupo Pikolin é o líder de vendas no
setor de descanso na França, Espanha e Portugal. Possui 10 fábricas no mundo,
tem mais de 3000 colaboradores, 16 marcas, mais de 100 patentes e conta com o
maior complexo industrial do setor da Europa com total de 225 mil m².
Estão presentes no Brasil desde 2015 com uma fábrica localizada em Santa
Catarina e planejam, para 2022, a abertura de uma nova fábrica em São Paulo com
investimento de R$ 100 mi e expansão nacional via franchising através da
SleepHouse, atualmente com 52 unidades no estado de São
Paulo. Distribuidor oficial dos colchões e acessórios Tempur,
importados da Dinamarca.
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