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Como elaborar uma estratégia de marketing?



Poucos sabem como, exatamente, fazer uma estratégia de marketing que traga resultados sólidos.

No entanto, hoje em dia já não é possível ignorar a importância da divulgação de uma marca para que a empresa cresça e se mantenha no mercado.

De fato, uma estratégia dessas pode remontar a um planejamento do próprio negócio, trazendo questões que nem todo dono tenha na ponta da língua, embora devesse ter. Uma delas é a filosofia da marca e sua persona perante o público.

Por exemplo, uma clínica que presta serviços como tratamento para flacidez na barriga precisa de toda uma cultura corporativa para garantir que nunca sua solução vai ser diminuída a um serviço qualquer, mas mantida com ética e valores humanitários.

Alguns podem pensar que isso seja assim apenas porque se trata da área de saúde. 

Porém, esse foi apenas um exemplo, mas a verdade é que toda empresa precisa ter os famosos pilares de Missão, Visão e Valores, seja qual for o seu segmento.

Além do mais, esse é apenas um ponto, lembrando que há muitos outros que fazem parte do próprio plano de negócios (Business Plan). 

Portanto, precisam estar muito claros, como modo de garantir que as estratégias de marketing vão funcionar.

Também podemos falar do público-alvo enquanto tal, imagine uma empresa que fabrica ou vende roupas evangélicas inverno, certamente ela vai precisar ter uma visão muito bem formada das expectativas de sua clientela, que é bem nichada.

Sem esses esforços preliminares, a chance de algo dar errado é muito grande. 

Infelizmente, é o que ocorre com algumas marcas que chegam a investir muito tempo e dinheiro em campanhas publicitárias, mas sem esse recuo devido.

Por isso, decidimos escrever este artigo, trazendo aqui não apenas o passo a passo de como elaborar uma estratégia de marketing eficiente, mas também os conceitos que são indispensáveis ao assunto, além das vantagens e benefícios que trazem.

O mais bacana é que atualmente esses métodos e esforços estão tão evoluídos que realmente eles já podem ajudar empresas de qualquer setor, seja quem vende bateria automotiva 60AH ou quem presta serviços no setor terciário e de varejo.

Lembrando que sem o marketing fica muito difícil uma empresa conseguir se posicionar no mercado atual, que é um dos mais competitivos que já se viu. 

Sem falar que os consumidores atuais também são muito mais exigentes do que os de décadas atrás.

Portanto, se você quer entender de uma vez por todas como a elaboração estratégica e racionalizada do seu marketing é algo que pode mudar a história do seu negócio, fortalecendo sua marca e aumentando suas vendas e resultados, basta seguir adiante.

Estratégia x planejamento

Acima falamos sobre o fato de que uma estratégia precisa partir de bases como as fixadas no próprio Plano de Negócios da empresa. 

Na verdade, ao falar em marketing essas duas palavras ganham uma importância bem maior, que merece explicações detalhadas.

Embora normalmente as pessoas entendam “estratégia” como algo mais prático e imediato, esse não é o sentido quando falamos em estratégia de marketing. 

Também assim, alguns imaginam o plano ou “planejamento” como algo abstrato, genérico. No fundo, é o contrário, daí que haja tanta confusão nesse meio. 

A estratégia é a visão macro, de médio e longo prazo, ao passo que o planejamento de marketing seria a visão micro, de curto prazo.

Sendo assim, quando uma marca de copos personalizados aniversário define pontos essenciais como os pilares da missão e dos valores da empresa, ela está diante da estratégia.

Já quando ela determina ações práticas e o modo como as campanhas devem acontecer, o que está sendo trabalhado é o planejamento.

Neste sentido, a estratégia, que é o assunto de que estamos falando aqui, pode incluir os seguintes pontos:

  • Pilares e valores da marca;

  • Definição de prós e contras;

  • Identificação de objetivos maiores;

  • Definição de objetivos práticos;

  • Pesquisas de mercado e de público;

  • Levantamento sobre a concorrência;

  • Definições de orçamento e custos.

Enfim, esses pontos deixam bem claro que a estratégia tem um alcance maior e mais abrangente, não apenas em termos de tempo, mas também conceitualmente falando.

Tanto é assim que uma corporação mais organizada costuma ser dividida hierarquicamente entre fundadores, diretores, executivos, tutores e demais colaboradores.

Sendo assim, quem toma decisões de cunho estratégico são os donos, juntamente com os diretores e os executivos. 

Já os tutores e demais funcionários ficam apenas com a parte operacional, que consiste em materializar o que foi idealizado.

Quais são os seus objetivos?

Na prática, a definição conceitual de uma boa estratégia de marketing pode ser algo tão importante quanto os próprios meios que a empresa vai aplicar para realizar os planos.

Afinal, o contrário seria como um time de futebol entrar em campo sem a definição exata do papel de cada jogador ou sem uma estratégia definida a respeito da relação entre eles, o que é tão importante quanto o papel individual de cada um.

Por isso mesmo, um passo fundamental para a estratégia de marketing é a empresa se blindar um pouco da correria do dia a dia, como modo de discutir questões mais abrangentes.

Algumas marcas decidem fazer isso apenas quando surge uma crise, como um número alto de turnover e demissões, ou de reclamações de clientes ou após o surgimento de uma nova concorrência que decidiu vir com tudo.

Lembrando que esses problemas exigem uma postura estratégica de alto nível, mas não espere isso acontecer para fazer o devido recuo e já ir fortalecendo seus planos.

Sendo assim, em termos práticos, depois de reforçar a filosofia da marca, uma empresa de envelopamento carros precisa definir qual será o passo principal.

Por exemplo, fortalecer a marca é diferente de vender mais, certamente. Assim como atrair parceiros é algo distinto de tentar ampliar a cota de mercado.

Aqui vale, portanto, a velha regra de que aquele que tenta fazer de tudo um pouco acaba não fazendo nada. 

Portanto, definir os objetivos com esse passo a passo é uma questão de foco e de fortalecimento das armas com as quais a empresa vai poder contar.

Existem duas personas

Outro ponto fundamental de uma boa estratégia de marketing é, como vimos, o da definição das personas, algo que costuma causar alguma confusão.

Ao ouvir o termo persona, alguns já imaginam o esforço de definir o público-alvo ou avatar da empresa, que são alguns sinônimos para a palavra quando utilizada nesse sentido.

Porém, ela pode ser utilizada em outro sentido, que é o de persona da marca, remetendo à etimologia da palavra, que indica uma “máscara”, ou seja, qual vai ser o rosto da sua marca?

Hoje uma empresa que faz instalação de elevador precisa estar presente onde seus clientes estão, que no caso é a esfera digital, ou seja, ela vai precisar marcar presença nas redes sociais, mostrando um lado um pouco mais descontraído.

Já quando falamos em persona do público-alvo, trata-se de definir dois ou três perfis ideais do cliente perfeito, para que as campanhas e ações de marketing sejam elaboradas com vistas a impactar esse tipo de pessoa, aumentando a assertividade do negócio.

Faça a pesquisa de mercado

Também conhecidas como benchmarking, hoje em dia as pesquisas de mercado estão facilitadas, graças ao reforço que a internet pode dar.

Por meio dela é possível vasculhar o site da concorrência, parte da sua estratégia que fica mais visível ali, além das redes sociais e demais plataformas digitais.

Assim, uma escola que dá aula de violão pode entender melhor não apenas o que as outras marcas do seu nicho vão fazer, mas também o comportamento do seu cliente ideal.

Portanto, a pesquisa de mercado vai muito além de levantar números abstratos ou questões demográficas que não ajudam em nada. 

Quando feita corretamente, ela se torna uma das bases para a estratégia de marketing funcionar melhor.

Domine a matriz SWOT

Por fim, um empresário ou gestor não pode ignorar a existência e a importância da matriz SWOT, que é uma metodologia que tem se disseminado cada vez mais no Brasil e no mundo.

As suas quatro letras são uma sigla para o seu significado em inglês, que é o seguinte:

  • Strengths (Forças);

  • Weaknesses (Fraquezas);

  • Opportunities (Oportunidades);

  • Threats (Ameaças).

Portanto, uma empresa da área de impressão de rótulo de cerveja personalizado não pode contar apenas com suas forças e oportunidades, mas também com as fraquezas e as ameaças que se apresentam aos planos pré-determinados.

Não se trata de ser pessimista, pois com essa injeção de realismo a marca e sua estratégia de marketing vão ganhar muito mais fôlego para sobreviver, o que é bom.

Considerações finais

Falar em estratégia de marketing equivale a tratar de uma das iniciativas mais importantes que uma empresa pode ter, sobretudo no mercado atual.

De fato, a concorrência crescente e as exigências dos clientes são coisas que exigem uma resposta à altura. 

Com os conceitos e conselhos práticos que trouxemos acima, fica mais fácil dar essa resposta e conseguir os melhores resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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