Últimas

Como identificar bons descontos na Black Friday


Black Friday e oportunidade de compras de fim de ano

A Black Friday é um evento que ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro. O objetivo é oferecer ao consumidor grandes descontos de forma excepcional – causando grande agitação e forte aumento no movimento de clientes em direção a lojas e comércio em geral.

Basicamente é o movimento que marca o início da temporada de vendas referente ao natal.

3 dicas para conseguir bons descontos na Black Friday

Tendo em mente que essa ocasião causa euforia no comércio e também nos clientes, separamos pra você 3 dicas para fazer aproveitar da forma mais eficiente possível este tipo de oportunidade.

Compare preços com antecedência

É comum que o momento da Black Friday cause euforia no consumidor e possa levar a compras por impulso.

Por isso, é interessante que por dias (ou até semanas) antes do dia da Black Friday você já inicie uma etapa de pesquisa e comparação de preços.

Se não for feita antes esta pesquisa, é muito comum que a pessoa acabe pagando “a metade do dobro do preço”.

Ou seja, a ação promocional acaba não trazendo vantagens ao seu bolso, servindo em alguns casos apenas para criar alvoroço de consumidores em direção às lojas.

Procure promoções com CashBack

Uma vez que ações comerciais do tipo Black Friday estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil, os lojistas estão apostando em diferentes formas de pagamento e condições comerciais.

CashBack, traduzido do inglês para o português, seria “dinheiro de volta”. Na prática, isto significa que ao fazer uma compra utilizando desta modalidade você recebe um crédito para usar em compras que fizer no futuro.

É uma forma de programa de fidelidade oferecido por algumas lojas, um pouco parecido com os programas de pontos de cartões de crédito.

Aqui, a empresa te “devolve” parte do dinheiro que você gasta nas compras feitas ali. É, de certa forma, como se você tivesse um desconto na compra, mas adiado – ou seja, o desconto vale para as compras futuras feitas ali na loja, não necessariamente na primeira compra.

É comum que essa “devolução” de dinheiro caia na conta digital da loja ou em app parceiro, e não na sua conta corrente pessoal.

Não comprometa todo o limite do cartão

Geralmente você encontra promoções muito boas na Black Friday – produtos a um preço abaixo do usual e condições melhores para compra.

Nesta ocasião, assim como em todo o restante do ano, é muito importante que você continue seguindo corretamente o seu planejamento financeiro pessoal.

Faça um bom planejamento financeiro de quanto você pode gastar nesta ocasião sem te causar problemas financeiros que poderiam ser evitados.

É interessante que você pesquise bastante pelos produtos que você irá comprar e evite compras por impulso, especialmente por que poderia te levar a estourar o limite do cartão de crédito e acabar até mesmo contraindo dívidas.

Não use todo o limite do seu cartão de crédito nesta data – e em datas em geral, ao longo do ano – porque isso poderia te causar dificuldade de pagar contas do mês e não de deixar espaço para arcar com eventuais imprevistos, causando dívidas.

Se você comprometer todo o seu limite do cartão, pode te dificultar para conseguir organizar contas na crise.

Como aproveitar a Black Friday sem se endividar?

Saiba quais itens você realmente precisa

É comum que várias pessoas, principalmente em datas comemorativas ou até mesmo diante de grandes promoções, acabam fazendo compras por impulso.

Ocorre que em diversas ocasiões estes produtos que a pessoa compra não são realmente necessários e, às vezes, são coisas que a pessoa não vai nem mesmo usar.

O consumidor, em alguns casos, pensa que está aproveitando uma oportunidade para economizar.

Mas, ao gastar com um produto que não precisa, está fazendo justamente o contrário de economizar e, possivelmente, prejudicando o planejamento financeiro pessoal.

Separe um orçamento para compras

Ao longo do ano, mesmo antes de ocasiões especiais como Black Friday, Natal ou Ano Novo, você precisa ter um bom planejamento financeiro.

Isso para você, além de conseguir ficar em dia com as despesas mensais, você também consiga separar um orçamento para compras.

Guardar todo mês uma parte do seu salário para que quando chegar a Black Friday você consiga comprar os produtos que quer – sem estragar o seu planejamento financeiro pessoal e sem criar dívidas – é uma prática muito bem recomendada.

Com um bom planejamento financeiro, você pode conseguir comprar as coisas que quer – e de forma saudável e evitando transtornos financeiros.

Procure as melhores formas de pagamento

Geralmente as lojas oferecem vários meios de pagamento para compras. Os mais comuns são: cartão de crédito, débito, boleto e PIX.

Note que cada tipo de pagamento oferece algumas vantagens e desvantagens. Sobre qual seria a melhor forma de pagamento: vai depender do seu bolso, condições, necessidade e produtos que você quer comprar.

Vamos citar alguns possíveis exemplos:

1 - Para participar de programas de fidelidade como o CashBack, geralmente a loja pede que você tenha cartão próprio da loja – procure verificar se é cobrado anuidade ou taxa de manutenção, e se isto compensa para o seu bolso.

2 - Se comprar à vista no boleto, em alguns casos pode ter desconto no preço da compra. Avalie se não parcelar a compra é o melhor para você neste momento.

3 - Parcelar no cartão de crédito: pode ser que, devido aos juros, você pague pelo produto um preço maior do que pagaria à vista. Mas talvez teu cartão de crédito ofereça programas de fidelidade como os programas de pontos e/ou milhas aéreas, e isto seja vantagem para você neste momento.

Ou seja: tome decisões de compra bem pensadas, para aproveitar ao máximo possível o seu orçamento.

Use o planejamento a seu favor

Em linhas gerais, se você prioriza criar e seguir um bom planejamento financeiro você consegue aproveitar bem mais o seu poder de compra e de forma mais saudável, com menos dívidas e menos estresse – melhorando até a sua qualidade de vida.

Considerações finais

A Black Friday pode ser uma boa oportunidade de comprar coisas que você quer – com um bom desconto.

Procure se organizar da melhor forma possível para aproveitar essa situação de forma mais eficiente e inteligente, sempre respeitando um bom planejamento financeiro pessoal.

Nenhum comentário