Dia da Inovação: conheça serviços e produtos que deram certo na pandemia - e ficarão conosco por muito tempo
Empresas estão transformando positivamente suas áreas de atuação
São Paulo, outubro de 2021 - Uma discussão que vale um olhar
atento é o futuro dos serviços criados especialmente para suprir necessidades
durante a pandemia. Explorar novas ideias sempre foi importante para as
empresas, mas desde 2020 pensar fora da caixinha se tornou urgente.
Em 19 de outubro é comemorado o Dia
Nacional da Inovação, como forma de incentivo no desenvolvimento de novos
produtos e processos. E é exatamente isso que algumas empresas vêm buscando em
suas áreas de atuação: inovar no mercado trazendo mais facilidade em seus
serviços e ajudando toda cadeia envolvida. Confira alguns produtos e serviços
que foram criados na pandemia e deram tão certo que vão continuar fazendo parte
da vida das pessoas no mundo pós-pandêmico.
Mobilidade sustentável e funcional
A mobilidade ativa vem se mostrando cada
vez mais necessária para a construção das cidades inteligentes e sustentáveis.
Cidades como Nova York e Paris estão com agendas ESG rígidas para diminuição de
veículos poluentes e projetos urbanos mais funcionais. A Tembici, líder em tecnologia para
micromobilidade na América Latina, lançou em 2020 o QR Code para liberação das
bikes compartilhadas em estações fixas. A inovação foi ao encontro das condutas
de higienização impostas pela pandemia, mas também facilitou os passos dos
usuários ao retirar e devolver as bicicletas. Outro exemplo é o iFood Pedal,
pensado exclusivamente para entregadores que são essenciais para a sociedade e
se mostraram ainda mais importantes durante o isolamento social. O projeto
garante e-bikes exclusivas, que diminuem o tempo das entregas, o esforço físico
e consequentemente permitem que mais entregas sejam realizadas. Essas são
apenas algumas das diversas inovações que a empresa proporcionou no último ano
com o objetivo de seguir construindo cidades inteligentes e sustentáveis.
Transformação da venda digital de
alimentos in natura
Mesmo com o aumento no uso de
plataformas onlines para fazer compras dos mais variados produtos, quem nunca
ouviu alguém falar "tem coisa que é bom comprar na internet e tem coisa
que já não é"? Frutas e verduras são alguns exemplos. Muitas pessoas ainda
consideram que comprar esse tipo de alimento por meio online não é uma boa
opção. Preferem ir presencialmente apalpar, ver, conferir de perto se está de
acordo com o que buscam. Com o objetivo de transformar essa realidade, a shopper.com.br, maior supermercado 100%
online do país, lançou a Compra Programada Fresh, que veio para inovar e deixar
mais confiável a compra online de frutas, verduras e legumes, além de produtos
congelados e refrigerados. A startup, inclusive, foi quem inovou no Brasil no
segmento em que atua, ao implantar a compra programada para itens de consumo
doméstico. Com a Fresh, o consumidor recebe em casa seus alimentos frescos
escolhidos a partir do olhar criterioso de um chef de cozinha, que a shopper.com.br contratou para atuar
especificamente para garantir que os alimentos cheguem à casa do cliente com a
qualidade esperada. Já no quesito conservação de alimentos, o diferencial da
Fresh é que a startup trabalha com 7
diferentes temperaturas, cada uma indicada para determinado
grupo de alimentos. A Fresh também se baseia no jeito descomplicado e
inteligente de fazer compras de mercado da Shopper, que é a compra programada:
o consumidor monta a sua cesta, recebe no dia e horário agendados. O
diferencial é que a lista fica salva no site ou app e uma entrega fica
automaticamente pré-agendada, de acordo com a frequência selecionada. O
consumidor recebe lembretes alguns dias antes das entregas, e tem a
possibilidade de alterar a data, se precisar antecipar, adiar ou pular uma
entrega. Isso garante eficiência, otimização de tempo e economia pro
consumidor.
Programa de fidelidade para o
agronegócio
AgroVantagens
é um programa de fidelidade e benefícios do agronegócio brasileiro que torna
ainda mais forte e sustentável um dos setores fundamentais da economia.
Desenvolvido para tornar o setor mais sustentável, em âmbito econômico,
ambiental e social. É responsável pelo Agro฿onus,
a primeira moeda digital voltada para o agronegócio. Com cotação vinculada ao
PIB do Agronegócio, pode ser utilizado por produtores ou atacadistas, empresas
de varejo, entidade e o consumidor final. A tecnologia já está em fase de teste
entre mais de 30 mil usuários e com volume de R$ 400 milhões em transações.
Fundadas na pandemia
Site de delivery
Criado em meio ao lockdown que afetou
bares e restaurantes em 2020, o Deliway,
spin-off de Delivery da startup de cardápio digitais OiMenu, foi crucial para a sobrevivência
do negócio e tornou-se um importante pilar para a operação do time - que
conseguiu, por meio desse novo serviço, reduzir os impactos da pandemia da
Covid-19. Atualmente presente em mais de dez estados, o Deliway oferece aos
estabelecimentos a proposta de divulgação por meio de links compartilháveis, o
que beneficia o empreendedor ao evitar que haja concorrência entre os
estabelecimentos disponíveis e, consequentemente, aumenta o número de vendas de
cada restaurante cadastrado na base.
Segundo Isaac Paes, CEO do Deliway, o
serviço surgiu para dar suporte aos fornecedores de alimentos e bebidas que
precisam reverter as perdas geradas pela pandemia. “Com o modelo que
desenvolvemos, além de ter acesso a toda tecnologia para serviço de delivery, o
estabelecimento pode compartilhar o link de um único produto ou de todo o
cardápio, podendo ser enviado em qualquer canal de comunicação e quantas vezes
for desejado. Também olhamos muito para as necessidades do empreendedor, que
foi bastante impactado pela pandemia. Nossa missão é seguir oferecendo a menor
taxa de operação do mercado e isenção total dos clientes quanto a taxa de
cartão”.
Vendas pela internet
A Lastlink
ajuda criadores de conteúdo a venderem e gerenciarem acessos à grupos fechados
e canais em redes como Instagram, Telegram e Whatsapp, de forma automatizada e
simples. Além dessas redes sociais, a startup também desenvolveu uma área de
membros exclusiva para os criadores e infoprodutores, o Lastlink Feed. Ao longo
de sua história, a Lastlink já ajudou mais de 2,1 mil pessoas a terem novas
formas de receita, com mais de 550 mil membros alcançados e R$ 31 milhões de
reais movimentados.
Criação digital
Já a Vitulo
é um estúdio digital de conteúdos, que oferece soluções relacionadas a novas
tecnologias de marketing para grandes marcas e agências. Com o uso de Realidade
Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e Machine Learning, a empresa tem
como objetivo engajar e entreter as pessoas por meio de experiências
inovadoras. Atualmente, a Vitulo faz parte do seleto grupo da Speaker Ar
Partner Network, comunidade global de desenvolvedores de realidade aumentada do
Facebook. Para saber mais acesse: www.vitulo.work.
Desburocratização contratual
A Flix
é a primeira seguradora 100% digital brasileira com foco exclusivo na venda de
seguros e assistências residenciais. A insurtech vem acompanhando as mudanças
de comportamento do consumidor para proporcionar soluções inovadoras, trazendo
o melhor do mercado, sem burocracia ou qualquer tipo de multa contratual. A
empresa oferece ofertas entre cobertura financeira e assistenciais, permitindo
a personalização do produto de acordo com a necessidade e desejo de cada
pessoa. Sua contratação é feita de forma totalmente descomplicada, rápida e
prezando pela confiança no cliente, que não precisa enviar documentação para
comprovar a localização do imóvel a ser segurado. O modelo de cobrança por
assinatura mensal possibilita o cancelamento a qualquer momento. Além disso, a
Flix é a única seguradora que disponibiliza aos segurados o uso das
assistências contratadas até oito vezes ao mês - sendo duas vezes em cada
serviço - sem causar atualizações ou mudanças de preço na mensalidade.
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