Sony Music e ID_BR lançam projeto "Vozes e Tons" para fomentar e celebrar a cultura negra
Iniciativa pioneira contará com websérie, arte urbana e documentário
A Sony Music Brasil, em parceria com o
ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), reforça seu comprometimento contínuo
com a diversidade e inclusão racial, e lança, por meio de uma iniciativa
pioneira na indústria fonográfica nacional, o Vozes e Tons. O amplo projeto
busca destacar a importância da cultura negra às novas gerações e jogar luz à
toda a grandiosidade e representatividade de seus artistas.
A ação é composta por três frentes: pela
websérie Vozes e Tons Inspiram, pelos grafites em pontos turísticos do Rio de
Janeiro no Vozes e Tons Ocupam e pelo minidocumentário sobre cultura negra
intitulado Vozes e Tons DOC. O objetivo do projeto, que vem sendo desenvolvido
há cerca de um ano, é potencializar o trabalho de artistas pretos e pardos na
indústria musical com uma série de atividades que se estenderão até 2022.
Cristiane Simões, diretora de Marketing
e Produção da Sony Music Brasil, explica como os acontecimentos levantados pelo
#BlackoutTuesday de 2 de junho de 2020 (protesto digital ocorrido após o
assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, que viralizou e ganhou escala
global), foram essenciais para que as práticas antirracistas da empresa
partissem para ações afirmativas concretas.
"Foi aí que, em conjunto com o time
da Sony, veio a ideia do Vozes e Tons. O objetivo é enaltecer a cultura negra
através de vídeos que contam as histórias da carreira de grandes compositores
como Pretinho da Serrinha e cantoras como Sandra Sá, além de depoimentos de
executivos que moldaram este mercado, mas que são pouco conhecidos pela nova
geração", comenta Cristiane.
Dentro do projeto, o ID_BR se posiciona
com sua expertise, auxiliando na construção e desenvolvimento, na parte
criativa e também na consultoria racial. Além disso, o instituto também fará
treinamentos – o ABC da Raça - com os participantes do Vozes e Tons, tanto
artistas quanto empresários, para contextualizar as relações raciais e o
racismo estrutural no Brasil.
“Muitas organizações entendem que temos
um problema estrutural, mas não sabem como iniciar as mudanças. Nós apoiamos e
damos o suporte necessário para que elas encontrem as melhores práticas e ações
para a transformação interna. Em paralelo, mas também como parte ativa de que
precisamos potencializar o movimento antirracista, o Vozes e Tons vem como
forma de amplificar vozes negras potentes e talentosas”, diz Tom Mendes,
diretor financeiro administrativo do ID_BR.
Para chancelar o posicionamento da
empresa na causa antirracista – que já vinha acontecendo na matriz
norte-americana com a contratação de Tiffany R. Warren como executiva da área
de Diversidade e Inclusão da Sony Music Global – além da união no projeto, a
Sony Music Brasil também é uma empresa que aderiu ao Selo Sim à Igualdade Racial
do ID_BR, ferramenta que ajuda a mapear as práticas necessárias para a promoção
da igualdade racial de forma efetiva em uma empresa.
O resultado disso foi a criação da área
de Diversidade e Inclusão dentro do departamento de Recursos Humanos, trazendo
o tema para o cotidiano dos funcionários por meio de treinamentos e palestras,
assim como o comprometimento em aumentar o número de colaboradores negros na
companhia.
Sobre as ativações do projeto Vozes e
Tons:
O projeto teve início em julho de 2021
com a criação do especial Vozes Negras, na rádio Eldorado FM. O programa
apresentado pela cantora Paula Lima recebeu os convidados Elza Soares, Thalles
Roberto, Sandra Sá e Pretinho da Serrinha para debater a importância e o legado
da cultura negra na música, além de uma live com o cantor Rael.
O Vozes e Tons se apoia em três pilares:
VOZES E TONS INSPIRAM: Websérie composta
por sete episódios que mostra toda a riqueza dos diferentes gêneros musicais
brasileiros e a conexão entre gerações distintas da negritude a partir dos
depoimentos de Rebecca, Pretinho da Serrinha, Sandra Sá, Thalles Roberto,
Alexandre Carlo, Talita Barreto e Rennan da Penha. Os vídeos irão ao ar todas
às terças e quintas, do dia 19/10 ao dia 9/11, no YouTube do canal Filtr
Brasil. Os áudios estarão disponíveis no Spotify e o público também poderá
conhecer as referências musicais dos artistas convidados na playlist Vozes
Negras Indicam.
VOZES E TONS OCUPAM: Em parceria com o
projeto de arte urbana Negro Muro, o Rio de Janeiro será ocupado com grafites
em três pontos da cidade a partir deste mês. Rostos de Martinho da Vila, Djavan
e Sandra Sá estamparão murais nos bairros de Vila Isabel, Ipanema e Pilares,
respectivamente, numa tentativa de ampliar as referências ancestrais negras da
MPB. Para completar a narrativa, a websérie Vozes e Tons Ocupam mostrará os
bastidores dessa ação com depoimentos dos grafiteiros e moradores locais,
contando como o projeto impactou a arquitetura da região.
VOZES E TONS DOC: A partir de Janeiro de
2022, será lançado um mini documentário em formato de série para celebrar a
cultura negra na indústria fonográfica. Mais uma vez, os artistas Rebecca,
Pretinho da Serrinha, Sandra Sá, Thalles Roberto, Alexandre Carlo, Talita
Barreto e Rennan da Penha terão suas trajetórias revisitadas. Dividido em oito
partes, a produção também terá depoimentos de executivos da indústria criativa
como Thiago Miranda (Produtor Artístico), Egnalda Côrtes (Fundadora e CEO da
Côrtes e Cia - 1° Agência de Creators Negros Latam), Tiago Santos (Label
Marketing na Som Livre), Naila Agostinho (Account Manager Deezer e Amazon Music
na Sony Music), Wellington Mendes (CFO do Instituto Identidades do Brasil) e
Bianca Nonato (Analista de Marketing Internacional na Sony Music).
Entre as temáticas retratadas estão as
primeiras conexões com a música, as dificuldades de hackear o sistema
fonográfico e, acima de tudo, quem são as vozes que são inspiração para um
futuro que todos devemos buscar.
Para marcar presença no digital, o projeto
contará com a divulgação de influenciadores negros tanto no Instagram quanto no
TikTok. "Desenvolvemos esse projeto tendo como premissa fundamental a
participação ativa de nossos colaboradores negros em todos os processos de
criação. Só assim faremos algo de fato genuíno e verdadeiro", complementa
Cristiane Simões.
Para além de todos esses esforços
citados, a Sony Music Brasil e seus representantes reconhecem que ainda há um
longo caminho de mudança e valorização contínua quando o assunto é a cultura negra
na diáspora. E a companhia tem o compromisso ativo com as mudanças,
questionamentos e promover a visibilidade racial.
Sobre a Sony Music
A Sony Music Entertainment é uma
companhia global de música com vasta gama de artistas locais e grandes estrelas
internacionais. A empresa possui grandioso catálogo que inclui algumas das
gravações mais importantes da história.
É a casa de gravadoras que representam
música de todos os gêneros, incluindo Arista Nashville, Beach Street Records,
Black Butter Records, BPG Music, Bystorm Entertainment, Century Media, Columbia
Nashville, Columbia Records, Day 1, Descendant Records, Disruptor Records, Epic
Records, Essential Records, Essential Worship, Flying Buddha, Fo Yo Soul
Recordings, House of Iona Records, Insanity Records, Kemosabe Records, Latium
Entertainment, Legacy Recordings, Louder Than Life, Masterworks, Masterworks
Broadway, OKeh, Polo Ground Music, Portrait, RCA Inspiration, RCA Nashville,
RCA Records, Relentless Records, Reunion Records, Sony Classical, Sony Music
Latin, Star Time International, Syco Music, Vested in Culture e Volcano.
Presente em mais de 40 países, a Sony Music Entertainment é uma subsidiária
integral da Sony Corporation of America, com matriz na cidade de Nova Iorque.
No Brasil, nossa sede encontra-se no Rio de Janeiro.
Sobre o ID_BR
O Instituto Identidades do Brasil
(ID_BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100%
comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da
Campanha Sim à Igualdade Racial desenvolvem ações em diferentes formatos para
conscientizar e engajar organizações e a sociedade. Buscam reduzir a
desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objeto 10 da agenda
2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Site: www.simaiguadaderacial.com.br
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