Diante da crise hídrica e aumento de preços, dispara busca pelo serviço de energia limpa compartilhada da Metha Energia
Fornecendo energia limpa com até 15% de redução
na conta de luz, startup espera atender todas as regiões do Estado e atingir
mais de 130 mil clientes até o fim de 2021
As consequências da escassez hídrica
provocam sucessivos aumentos no preço da conta de luz. A alta ocorre no momento
em que a inflação de outros serviços e produtos essenciais também pressionam o
orçamento das famílias brasileiras. Mais
do que economizar reduzindo consumo, a população está buscando novas soluções
para cortar gastos.
A expansão da Metha Energia (www.methaenergia.com.br), startup do setor de geração distribuída,
é uma prova disso. Ao longo deste ano, entre janeiro e setembro, a empresa viu
a quantidade de cadastrados em sua plataforma subir 155%, superando 75 mil
residências. O número de cidades atendidas passou de 250 para 320. Para
atendê-los, adicionou 11 usinas em seu sistema, somando hoje 27.
Na hora que o bolso aperta, aumenta
também a procura pelo desconto oferecido pela Metha. “Em
todos os momentos em que existe algum aumento no custo da energia, a curva de
procura pelo serviço da Metha também cresce”, conta Victor Soares,
sócio-fundador e CEO da Metha Energia. “As
pessoas começam a buscar maneiras de economizar, afinal de contas ninguém quer
gastar mais, e descobrem que, com a Metha, economizar e consumir uma energia
mais limpa pode ser muito mais fácil.”
Por que a população está buscando o serviço de energia
compartilhada da Metha para reduzir despesas? É que a Metha
desenvolveu uma plataforma virtual que conecta usinas de energia limpa (solar,
biogás e pequenas centrais hidrelétricas) a seus clientes, os consumidores
residenciais. Assim, não é
preciso fazer nenhum tipo de obra ou alteração na instalação
elétrica: basta se cadastrar no site e o serviço passa a destinar créditos de
energia limpa para a instalação do cliente, oferecendo descontos de até 15% no
valor da energia consumida. Nessa operação, todos ganham: o produtor de
energia, o cliente, a empresa e o meio ambiente.
Não há nenhuma alteração no
abastecimento de energia, que continua sendo feito pela concessionária local. O
que muda é que o cliente passa a pagar apenas o boleto da Metha, que substitui
a conta de luz, é mais fácil de entender e sempre vem com desconto. Todo o
serviço é 100% digital, desde o cadastro até o recebimento das faturas, e
regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A servidora pública Vilma Santos é cliente do serviço há
dois anos e notou a diferença na economia desde o primeiro mês:
“Eu considero a Metha extremamente confiável, é uma alternativa para usar
energia sustentável, com um custo mais baixo e com segurança. No começo eu
fiquei um pouco receosa, porque achei a oferta muito incrível pra ser verdade.
Mas já no primeiro mês que recebi a conta eu vi a diferença, e desde então são
dois anos assim, usando, economizando e gostando.”
Cliente da Metha desde 2019, a
empresária Gemile Ferrara
celebra a economia proporcionada pela empresa: “Eu sou cliente
desde outubro de 2019. No ano que eu me cadastrei, economizei cerca de R$ 500,
e no último ano economizei mais ou menos R$ 800. Ou seja, em quase dois anos
como cliente, já poupei R$ 1300 só na conta de luz. O boleto da Metha é
fantástico, vem o que você gastou e quanto já economizou, é bem bacana para
acompanhar.”
Até o fim de 2021, a Metha Energia
pretende alcançar mais de 130
mil cadastros e distribuir energia para todas as regiões de
Minas. Depois disso, pretende alcançar novos Estados, no Sudeste e no Nordeste.
“Queremos mudar a forma como o
brasileiro se relaciona com o consumo de energia. Em vários países, a
distribuição descentralizada de energia é de conhecimento geral e amplamente
utilizada. Mas aqui no Brasil esse modelo ainda causa estranhamento, as pessoas
não têm conhecimento sobre o sistema elétrico e o que exatamente pagam.
Oferecendo toda a informação disponível de forma simples, estamos transformando
as pessoas em protagonistas do próprio consumo”, disse o cofundador e CEO da Metha
Energia.
Sobre os aumentos do preço da energia
elétrica - A conta
de luz sofreu reajuste de 16,07% neste ano. A Agência Nacional de Energia
Elétrica (Aneel) anunciou a criação da Bandeira "Escassez Hídrica",
que encarece a conta de luz em R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos. A nova
bandeira estará em vigor a partir de setembro e deve se estender até abril de
2022.
Saiba mais sobre Geração Distribuída
aqui: https://www.aneel.gov.br/geracao-distribuida
Sobre a Metha Energia - A Metha surgiu para revolucionar o setor elétrico no Brasil. A empresa mineira, fundada em 2018, criou um modelo pioneiro de atuação no sistema de geração distribuída para o mercado B2C, conectando produtores de energia limpa ao consumidor final. Na prática, a Metha criou um serviço de energia 100% digital que proporciona até 15% de desconto na conta de luz de seus clientes. Mais de 75 mil pessoas já se cadastraram na plataforma e economizaram mais de R$ 2,5 milhões na conta de luz com a Metha Energia. Mais informações: hwww.methaenergia.com.br
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