Embracon investe na gestão de leads, em mais um capítulo da sua transformação digital
Em plena pandemia, solução de gestão
de vendas integra 2 mil vendedores das 120 filiais da empresa, em menos de um
ano
Com 120 filiais, mais de 600 parceiros e uma equipe de 2 mil vendedores em todo
o Brasil, a Embracon, uma das maiores administradoras de consórcio do país
segundo ranking do Banco Central, precisava garantir o controle da sua operação
de prospecção e de vendas. Especialmente quanto à evolução e efetivação do
negócio, no momento propício, quando os leads são distribuídos pela área de
marketing para a equipe e precisam ser trabalhados rapidamente para não
perderem o time.
Após avaliar várias soluções disponíveis no mercado, a Embracon optou pelo CRM
da Zoho, implantado pela Marcos Custódio Consultoria, empresa de tecnologia,
desenvolvedora de diversas soluções e parceira da especialista indiana em
soluções de CRM (Customer Relationship Management ou sistema de gerenciamento
de relacionamento com o cliente).
Segundo o diretor de marketing da Embracon, Juarez Dutra, o objetivo do projeto
era ter a gestão da entrega, da evolução dos leads e da conclusão da venda. “O
projeto da consultoria e a tecnologia da Zoho atenderam a todos os nossos
requisitos, com um custo adequado ao orçamento. A implantação, iniciada assim
que começou a pandemia, foi concluída em apenas onze meses, quando a última
filial, em abril de 2021, entrou em operação, o que consideramos altamente
eficaz, em comparação com o tempo que outros players do mercado levam” assinala
Dutra.
A prova de conceito (PoC), finalizada em fevereiro de 2020, foi muito bem-sucedida,
mas quando estava concluída e a implementação iria começar, teve início a
pandemia. “Fechamos todas as nossas 120 filiais. O CRM Zoho foi vital para que
os vendedores trabalhassem de casa. Antes da implementação, a equipe não tinha
um local específico para armazenar seus contatos, acompanhar sua evolução e
obter interação rápida com os leads, o que conseguimos com a solução”, conta o
diretor da Embracon.
O diretor da Consultoria, Marcos Custódio, explica que todo o projeto foi
implantado online, em cada filial. Entre os desafios superados pela empresa de
consultoria estão o atendimento do prazo, especialmente em decorrência da
urgência que as restrições impostas pela covid-19, provocaram e o grande número
de filiais e da numerosa equipe. “O apoio da diretoria da Embracon e a
facilidade do sistema Zoho, que é cloud, foram cruciais para que o sistema
entrasse em operação rapidamente”, avalia Custódio.
Em seguida, a consultoria trabalhou, juntamente com a Embracon, na adesão de
todos os usuários ao sistema. O treinamento, também remoto, contou com conteúdo
educativo e motivacional, essencial para que a equipe de vendas usasse a
solução, que é intuitiva e requer apenas que o vendedor instale o app em seu
celular. “Compartilhamos os conhecimentos com o time da Embracon, tornando os
colaboradores capazes de fazer as tarefas administrativas mais complexas dentro
da Zoho”, completa o diretor da consultoria.
Aproveitamento de leads
O CRM da Zoho ajudou a Embracon a superar os desafios da pandemia, garantindo
mais controle sobre as vendas, o que resultou em aumento de 20% de
aproveitamento dos leads fornecidos pela empresa. Agora, os vendedores usam o
sistema para armazenar todos os contatos que fazem individualmente ou a partir
das distribuições da Embracon.
O processo é fim a fim, ou seja, o lead gerado dentro do site entra diretamente
no Zoho e o vendedor tem acesso imediato a ele, com informações sobre sua
qualificação. E também a recursos de fluxo de venda, comunicação e mensageria.
“Passamos a ter uma visão holística de todas as abordagens, evolução e
efetivação das vendas, de modo a entender como a operação evolui e impedir que
leads ficassem parados, em um momento em que se perdeu a proximidade com os
clientes. O sistema ainda garantiu essa visibilidade a supervisores, gerentes e
à diretoria, que podem acompanhar as atividades dos vendedores, em tempo real e
ajudá-los a terem mais eficiência, no que tange a resultados”, acrescenta
Dutra.
Novas integrações
Outro recurso bastante relevante para a organização foi a inclusão da medição
que afere a qualidade do atendimento, a integração com o WhatsApp e o
e-commerce
“Temos grande expectativa de melhoria da eficiência e, por fim, do resultado
comercial”, finaliza o executivo da Embracon.
Sobre a Marcos Custódio
Consultoria
A Marcos Custódio Consultoria é uma empresa de tecnologia, desenvolvedora de
diversas soluções e parceira de implantação, especialistas e "hard
user" da Suíte Zoho. Sua especialidade em implementação ultrapassa
barreias e sua expertise resulta em sucesso do cliente, com a entrega de
projetos de todos os portes. A empresa trabalha com as principais metodologias
do mercado e entrega excelência em projetos com as melhores práticas do ITIL,
Metodologia Ágil e Conceitos do PMBOOK.
Sobre a Embracon
Desde 1988 no mercado, a Embracon se especializou no consórcio de automóveis,
motocicletas e imóveis, e tornou-se referência no atendimento ao cliente. Em
sua trajetória, a companhia entregou mais de 500 mil bens. Em 2018, ano em que
comemorou 30 anos, a companhia lançou a categoria de consórcio de serviços, que
inclui estudos, viagens, festas, decorações e estética. Com 120 filiais, a
empresa conta com 600 parceiros de vendas em todo o Brasil e cerca de 2 mil
vendedores.
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