FAMBRAS lança oitava edição do gibi Khalil para refletir sobre o desperdício de alimentos
Primeira HQ feita no Brasil que fala sobre o
Islam é destinada a crianças e pré-adolescentes. A cada edição, mostra, com
muita leveza e ajuda dos personagens, um tema que suscita reflexão e muito
aprendizado
Khalil: primeira HQ brasileira que fala sobre o
Islam
Divulgação FAMBRAS
São Paulo, 27 de
outubro de 2021
– No mês em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, a Federação das
Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, em parceria com o Instituto BRF,
lançou a oitava edição do gibi “Khalil” – a primeira história em quadrinhos que
fala sobre o Islam. O tema da edição é urgente, especialmente no momento atual:
a importância de evitar o desperdício de alimentos.
De acordo com dados da
FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura),
aproximadamente um terço do volume total de alimento produzido no mundo é
perdido ou desperdiçado. Desse volume, mais de 900 milhões de toneladas estão
atreladas diretamente a ações de desperdício, ou seja, alimentos que ainda têm
valor são intencionalmente descartados no varejo e em restaurantes e
residências. O desperdício dentro de casa representa 61% desse volume.
O Brasil aparece na lista da FAO dos 10 países que mais desperdiçam
comida no mundo: estima-se que cada brasileiro joga fora cerca de 40 Kg de
alimentos por ano.
O objetivo da parceria
para lançamento do gibi é estimular a reflexão sobre o desperdício de alimentos
em tempos de tanta escassez, ensinando medidas práticas para evitar este
problema dentro de casa. “A parceria com o Instituto BRF foi fundamental para
preparamos um conteúdo de qualidade, que nos ajudará a disseminar um conceito
de extrema relevância”, avalia o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Zoghbi. “Além
disso, ambas as instituições – a Federação e o Instituto BRF - têm muita
sinergia: dedicam-se a iniciativas cidadãs visando ao desenvolvimento de
comunidades”.
O Instituto BRF tem
como missão levar vida melhor para as comunidades com atuação onde a Companhia
está presente, apoiando projetos com foco nos pilares de Educação, Alimento e
Desenvolvimento Comunitário. “Entender o alimento em toda sua potência nos
revela a importância de ações e hábitos diários que contribuem para que o
desperdício de alimentos seja uma realidade cada vez mais distante”, diz
Grazielle Parenti, diretora presidente do Instituto BRF e vice-presidente
global Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF. “Ver Khalil e seus
amigos mergulharem nos conteúdos sobre os impactos do desperdício e
alternativas para encontrar soluções para esse desafio reforça em nós, do
Instituto, a importância de ações de educação e conscientização para o tema”.
Khalil – Khalil é um pré-adolescente
brasileiro que adora estar com os amigos em grandes aventuras. Nestas ocasiões,
sempre que tem oportunidade, fala sobre sua religião. O gibi batizado com seu
nome, primeiro HQ nacional que fala sobre a religião islâmica, foi o caminho
adotado pela FAMBRAS para combater estereótipos, preconceito e desinformação
sobre o Islam junto a crianças e pré-adolescentes.
Mais de 50 mil
exemplares já foram distribuídos desde o lançamento da publicação, que é
traduzida para o árabe e o inglês. O gibi também é disponibilizado de forma
on-line pelo link https://www.fambras.org.br/gibis-gratis
.
Na produção do
“Khalil”, além da equipe de comunicação da FAMBRAS, são destaques o talento do
roteirista Gian Danton e dos desenhistas Eunuquis Aguiar e Malika Dahil – a
primeira marroquina a publicar HQ na Europa. Recentemente, o casal foi indicado
em três categorias no prêmio HQ Mix, o “Oscar dos Quadrinhos”, por um trabalho
autoral.
Sobre a FAMBRAS e
FAMBRAS Halal
Fundada em 1979, a
Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS é uma referência em se
tratando do Islam no Brasil – uma religião que conta com 1,9 bilhão de fiéis no
mundo de acordo com dados do Instituto Pew Research Center.
A FAMBRAS atua nos
âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático por meio de
projetos educacionais, culturais e assistenciais - tanto em benefício dos
muçulmanos como de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Outra missão
é combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.
O trabalho da Federação
conta com o apoio da FAMBRAS Halal - a primeira instituição certificadora Halal
do Brasil, em operação desde 1979. A certificadora é líder de mercado e realiza
auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de
Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar
seus produtos especialmente para os países islâmicos. Trata-se de um
mercado crescente que, com base no Relatório do Estado da Economia Islâmica
Global 2020/21, aponta que os gastos muçulmanos devem chegar a US$ 2,4 trilhões
até 2024.
Sobre o Instituto BRF
Fundado em 2012 pela
BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, o Instituto BRF é uma
associação privada para direcionar de forma estratégica os investimentos
sociais da Companhia. O objetivo é dar suporte às iniciativas cidadãs que
contribuem para o desenvolvimento das comunidades localmente. Desde a sua
criação, por meio das ações de voluntariado e projetos de investimento direto,
o Instituto BRF já impactou mais de meio milhão pessoas, mobilizou 28.500
voluntários e realizou mais de 2 mil ações sociais em 60 cidades ao redor do
país.
Sobre a BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.
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