Marketplace de commodities garante segurança nas negociações
Startup Minery conecta pequenas mineradoras e possíveis compradores por meio de uma plataforma transparente, eficiente e inovadora
No Brasil, as micro, pequenas e médias mineradoras dominam o mercado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e da Agência Nacional de Mineração (ANM). A Minery funciona como um marketplace para essas pequenas mineradoras e, assim, incentiva a competitividade justa entre elas e com as grandes. O ambiente é 100%, as compras são rastreáveis e o pagamento seguro, o que confere ainda mais confiança e transparência para as transações realizadas via plataforma.
Para garantir que as empresas são sérias e legalizadas, a startup criou uma certificação a partir de padrões internacionais, cuja validação é feita de forma presencial por técnicos treinados. “Nesse setor, é preciso ter muita prudência. O Certimine avalia mais de 70 parâmetros com base nos princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Todas as mineradoras passam por essa análise antes de serem aprovadas na plataforma e nós levamos em conta, entre outras coisas, a legalidade da empresa, o impacto ambiental, se os trabalhadores usam equipamentos de segurança e se existe trabalho infantil ou escravo”, afirma Raphael Jacob.
A visão macro da startup é a de que as mineradoras podem e devem atuar dentro da legalidade e ser sustentáveis, utilizando a tecnologia a seu favor. Eduardo Gama explica que “O objetivo da certificação não é fiscalizar e sim auxiliar as mineradoras para que elas encontrem a solução para o problema. Sabemos que muitos mineradores não erram por opção, mas por falta de informação. A Minery quer que eles adequem o trabalho para operar de forma mais saudável e fechar bons negócios. Temos uma vasta experiência em mineração e queremos mostrar para as mineradoras brasileiras que é possível atuar com inovação, eficiência, tecnologia e respeito ao meio ambiente”.
A Minery também oferece consultoria para as mineradoras levando em conta os ODS, a fim de que o mercado de mineração esteja cada vez mais adequado às demandas sustentáveis do planeta. “Nossa meta é modernizar o setor, que sempre foi visto como uma atividade prejudicial ao meio ambiente. Só é possível mudar essa visão com uma revolução e, para a Minery, revolução significa trazer sustentabilidade e segurança para as negociações de commodities, que hoje ainda são muito complicadas, especialmente para os menores”, finaliza o engenheiro.
Sobre a Minery
A Minery é uma startup brasileira que tem o objetivo de facilitar e modernizar as negociações de commodities entre as micro, pequenas e médias mineradoras e os compradores. A plataforma funciona como um marketplace e, por meio da tecnologia, oferece transparência e segurança, incentivando a competitividade justa. O Certimine, certificação criada pela empresa, leva em conta diversos parâmetros com base nos princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para atestar a confiabilidade das mineradoras que vendem na plataforma. A Minery também presta serviços de consultoria para melhorar os processos das pequenas mineradoras, a fim de que o setor seja cada vez mais sustentável.
www.minery.com.br
Sobre Eduardo Gama
Engenheiro de Mineração pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), tem experiência mundial na indústria de exploração mineral e trade finance e já atuou como analista no mercado de trading de commodities minerais. Atualmente, é CEO da Minery e desenvolve soluções inovadoras para o setor de mineração. Natural de Goiânia/GO, vive em Palmas/TO desde 2000, onde já trabalhou na área de mineração do governo e da iniciativa privada. Tem o sonho de transformar o mercado de mineração por meio da tecnologia e da sustentabilidade.
Sobre Raphael Jacob
Natural de Brasília/DF, se mudou para Palmas/TO aos sete anos de idade e, por isso, se considera tocantinense. Graduado e pós-graduado na área de comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), além de comunicador, é um empreendedor nato. CMO da Minery, já atuou como diretor de criação e diretor de marketing e busca melhorar as cadeias produtivas por meio da comunicação assertiva. Acredita na sustentabilidade e na tecnologia como o caminho para melhorar o mercado de mineração no Brasil.
Nenhum comentário