Últimas

Nespresso investe em aceleração digital e desenvolve plataforma para formação de profissionais do varejo

Repleta de funcionalidades, nova ferramenta de treinamento remoto ensina profissionais que estão na linha de frente para levar a experiência Nespresso com qualidade e excelência de atendimento pelo Brasil

Profundo cuidado com as pessoas - São com essas diretrizes, que permeiam o universo Nespresso -, de total cuidado e compromisso com o público tanto interno como externo -, que a marca líder em cafés porcionados de alta qualidade sustentável investe em formação de talentos e inaugura esse mês a Nespresso Academy. A nova plataforma digital de treinamento da companhia tem como objetivo desenvolver profissionais do varejo que atuam na comercialização de produtos da marca, preparando-os a levar uma experiência completa ao cliente, que vai desde a aquisição de produtos até a conclusão da compra de forma completamente digital, da Boutique ao trade, por todo território nacional.

"Dentre os 54 países em que a Nespresso está presente, o Brasil é o primeiro a desenvolver uma plataforma como essa para os colaboradores do trade. E a expectativa é que esse seja apenas a primeira das iniciativas de transformação digital que devem compor a trilha de gestão de conhecimento traçada pela unidade de treinamentos, considerada por nós uma ferramenta estratégica para a conversão em vendas. Com a proposta de tornar os tradicionais pontos de venda mais atrativos aos consumidores, o aplicativo tem o potencial de atender mais de 5 Mil vendedores por todo Brasil, dos mais de 75 parceiros do varejo, como Fast Shop, Camicado, Spicy, Angelloni, entre outros", conta Gabriel Nobre, Diretor Comercial B2C da Nespresso no Brasil. "Estamos investindo em inovação e digitalização para manter a excelência, qualidade e padronização do atendimento da Nespresso".

O varejo físico foi um dos setores mais afetados pela pandemia, o que levou diversas empresas a apostarem na aceleração digital. Segundo o último levantamento da pesquisa "Transformação Digital no Varejo Brasileiro", da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), o investimento em iniciativas de transformação digital cresceu 87% entre os varejistas brasileiros em 2020. Com isso, ainda no ano passado, a Nespresso deu início ao desenvolvimento da plataforma de formação digital.

"Apostamos em um futuro cenário híbrido de retomada, além de atender um antigo desejo de levar experiência do momento de Cafés para quem fica na linha de frente, no outro lado do atendimento. Com isso, realizamos estudos de viabilidade e, junto com um grande time de talentos, seguindo os protocolos de segurança, demos início ao processo de implementação do aplicativo", explica Nobre, que ressalta também que a Nespresso trabalha com a estratégia omnichannel, que busca oferecer uma experiência completa e intuitiva em todos os pontos de contato. "O aplicativo chega para disseminar as principais informações para os vendedores, com relação aos cafés, sistemas e serviços que Nespresso oferece, quebrando as barreiras da extensão territorial do Brasil, que dificulta o cascateamento das principais mensagens".

SOBRE A FERRAMENTA

Repleta de funcionalidades, o novo Nespresso Academy segue a tendência do ensino à distância, que integra diversas soluções de conteúdo de fácil absorção, trazendo vídeos aulas, podcasts e lives, além de uma ferramenta para consulta, para que todos os vendedores, independente da sua localização, estejam englobados em um processo de gestão de conhecimento ágil, simultâneo e em tempo real.

Aglutinados em um app, os conteúdos foram pensados em um projeto de pesquisa desenvolvido ao longo do ano passado com especialistas, para encontrar a melhor forma de levar informação padronizada e a facilidade de aprender sobre a Nespresso ao toque de um botão:

• Podcasts: desenvolvidos em parceria com a Smollan iTrade, trazem treinamentos e informações em um formato que vem ganhando cada vez mais adesão pela praticidade. Por ser uma ferramenta portátil, os podcasts podem ser ouvidos quando e onde os vendedores desejarem, até mesmo em deslocamento e sem a necessidade de olhar para uma tela, além de trazerem um conteúdo dinâmico e de fácil absorção.

• Vídeos aulas, Podcasts e Lives: o conteúdo é dividido em 70 aulas, que propõe um processo autônomo e dinâmico de aprendizagem para os vendedores.

• Quiz/Testes: para garantir a absorção do conteúdo e também como forma de medir a adesão e entendimento, ao final de cada módulo o vendedor responderá perguntas e caso tenha um bom desempenho, poderá seguir para o próximo conteúdo.

• Ferramenta para consulta: é possível tirar dúvidas pontuais sobre funcionamento das máquinas, harmonização de cafés, entre outros assuntos, de uma forma rápida e simples.

A auditoria global da Nespresso conta com a prática de Mystery Shopping, uma ferramenta utilizada para avaliar a performance do atendimento dos promotores e vendedores de lojas parceiras aos consumidores da marca. Essa atividade é exercida para analisar os resultados da implementação de ferramentas e ações voltadas ao treinamento e capacitação de promotores. E com a chegada do aplicativo esse processo será mais ágil e fácil.

COMPROMISSO NESPRESSO COM O MEIO AMBIENTE

Ações no campo - regenerativo

Além do compromisso e investimento em aceleração digital e inovação, todas as xícaras de café Nespresso serão neutras em carbono até 2022. A marca vai atingir neutralidade em emissões de carbono por meio de iniciativas como redução da emissão de carbono com uso sustentável de energia na cadeia de valor e aumento da circularidade dos produtos e embalagens, insetting, com plantio de árvores nas fazendas das quais a Nespresso adquire café e arredores e offsetting, com suporte e investimento em projetos de compensação de carbono de alta qualidade.

Hoje, 100% das fazendas fornecedoras para Nespresso no Brasil fazem parte do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, desenvolvido em 2003 em parceria com a Rainforest Alliance, para fornecer aos produtores conhecimentos e técnicas que os apoiem na produção de um café de alta qualidade, utilizando práticas sustentáveis e também contribuindo para sua qualidade de vida. Atualmente, mais de 110 mil fazendas parceiras em 17 países participam e são auxiliados por mais de 450 agrônomos, que os ajudam a cultivar o café de forma ambiental, social e economicamente sustentável.

Com o objetivo de restaurar 277 hectares da floresta de Mata Atlântica, a Nespresso se uniu com a Fundação SOS Mata Atlântica em uma parceria que pretende revitalizar a região da bacia do Rio Pardo, em São Paulo. A Nespresso já investiu US? 170 mil na iniciativa, que resultou no plantio de 70 mil árvores de mais de 60 espécies nativas, em 30 hectares. A ação criará corredores ecológicos, recuperando a mata na margem de rios e nascentes. Fazendas de café com espécies nativas também farão parte da restauração. A previsão é chegar a quase 700 mil árvores plantadas, além do cuidado, restauração e proteção de 154 nascentes.

Economia circular - reciclagem

Além disso, a Nespresso investe mais de R? 5 milhões por ano em ações relacionadas a reciclagem, e o programa de reciclagem da marca completa 10 anos em 2021. As cápsulas usadas são encaminhadas ao Centro de Reciclagem da marca, que fica em Osasco, região metropolitana de São Paulo, para separação mecânica da borra de café e do alumínio sem a utilização de água.

Todas as cápsulas de café Nespresso são feitas de alumínio, material reciclável, que protege cuidadosamente o frescor, a qualidade e o sabor dos cafés por mais tempo. A expectativa é que, em menos de 2 anos, todas as cápsulas da linha Original serão feitas com 80% de alumínio reciclado e da linha Vertuo, 85%.

Hoje 100% dos consumidores tem acesso a uma alternativa para coleta cápsulas usadas, sem custo e em qualquer lugar do Brasil. A marca conta com mais de 200 pontos de coleta de cápsulas espalhados pelo Brasil e a solução de logística reversa Entrega Verde em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Quem não está próximo dos pontos de coleta, ainda pode enviar as cápsulas gratuitamente pelos Correios, solicitando uma "Autorização de Postagem" no site https://www.nespresso.com/reciclagem.

Nenhum comentário