Novo polo aeronáutico da região metropolitana apresenta andamento das obras
Empreendimento que está sendo erguido na cidade goiana de Aparecida de Goiânia contará com know how de mais de quatro décadas de Francisco Lyra, atual CEO da C FLY Aviation e do Aeroporto Internacional de Guarulhos
Divulgação |
Uma cerimônia
marcada para o próximo dia 19 de outubro, a partir das 9h30min, recebe
convidados para o lançamento da pedra fundamental do maior empreendimento
aeroportuário do Centro-Oeste brasileiro, o Antares Polo Aeronáutico. Com as
obras iniciadas em julho deste ano, o evento será uma oportunidade para que
autoridades públicas e empresários de diversos setores possam conhecer de perto
o projeto do aeroporto executivo e dos hangares, e o andamento da construção.
Entre os convidados, está o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha,
o presidente da Anac.
Podendo receber todos os modelos de aviação geral, já após a conclusão de sua
primeira etapa, o Antares Polo Aeronáutico promete ser um marco na infraestrutura
portuária do País. Privilegiadamente localizado no centro do Brasil, na cidade
de Aparecida de Goiânia (GO), o empreendimento deve atrair empresas de táxi
aéreo, serviços aeromédicos, de logística, manutenção de aeronaves, hangaragem,
agro aviação e escolas para formação de pilotos. A expectativa é atrair também
indústrias, em especial fábrica de peças aeronáuticas, turbinas e motores para
aviação, entre vários outros.
"Com isso, um novo nicho de oportunidades de empregos qualificados irão
surgir, o que movimentará até mesmo universidades e centros de formação
especializados. O Antares, por exemplo, quando estiver em pleno funcionamento,
irá gerar mais de três mil postos de trabalho", comenta Paulo Roberto da
Costa, diretor da Tropical Urbanismo, uma das cinco empresas que integram o
grupo empreendedor responsável pelo polo aeronáutico. Além da Tropical
Urbanismo, integram o grupo empreendedor a Innovar Construtora, CMC Engenharia,
BCI Empreendimentos e Participações e a RC Bastos Participações.
Comandante Lyra
Na oportunidade, também será anunciado oficialmente o nome do empresário
Francisco Lyra como gestor operacional do Antares. Com mais de 45 anos de
atuação no setor da aviação, o comandante Lyra (como é mais conhecido) é CEO do
GATGRU, terminal de aviação geral do Aeroporto Internacional de Guarulhos; e
também CEO e sócio da C FLY Aviation, empresa especializada na venda e compra
de aeronaves executiva e gestão de frotas aéreas.
Francisco Lyra/Arquivo pessoal |
Além das mais de 17.000 horas de vôo em e aviões e aeronaves executivas,
comandante Lyra possui em seu currículo a participação em vários e importantes
projetos ligados ao setor da aviação, como a fundação do Aeroporto Catarina, na
região metropolitana de São Paulo, que é o primeiro terminal aeroportuário
público internacional, de propriedade e investimento 100% privado. O executivo
também é presidente do Instituto Brasileiro de Aviação e um dos idealizadores
do IBAS - International Brazil Air Show, evento bienal que reúne toda a cadeia
aeroespacial, de infraestrutura aeroportuária e de fornecedores da aviação
comercial e executiva. Recentemente, em parceria com a universidade
norte-americana Embry-Riddle e vários outros empresários da aviação brasileira,
o comandante Lyra também lançou a Universidade do Ar, que se encontra em
implementação.
“O comandante Lyra é hoje uma unanimidade no setor da aviação, por sua
trajetória e projetos que encabeçou. Por isso, esse convite que fizemos a ele
para assumir a gestão operacional do aeroporto é um claro indicativo da
seriedade com que estamos encaminhando esse projeto e do diferencial de
qualidade que traremos para a aviação executiva no Brasil”, explica Romeu
Neiva, diretor da Innovar Construtora.
Aposta no Brasil
Ao falar do convite para comandar a gestão operacional do Antares, o comandante
Lyra destaca a coragem e determinação do grupo empreendedor responsável pelo
projeto e construção do polo aeronáutico. “Admiro profundamente a coragem
desses empresários que decidiram apostar alto no Brasil, mesmo num momento de
pandemia. Tenho certeza que o futuro saberá recompensá-los e chamá-los de
visionários”, elogiou o executivo.
Para Lyra, o investimento em infraestrutura pode representar um divisor de
águas para o Brasil. “Toda nação que investe em infraestrutura garante um
crescimento econômico constante e sustentável, e não algo esporádico ou
temporário”, pontua.
Marco aeroportuário
Com investimentos na ordem de R$ 100 milhões, o Antares Polo Aeronáutico
será voltado para aviação executiva, manutenção de aeronaves e operações
logísticas. Ao todo, serão 2,096 milhões m² de área total, dos quais 611 mil m²
de área vendável, distribuídas em 455 hangares com metragens entre 1.000 m² e
1.500 m². O Antares também contará com uma ampla estrutura de apoio como lojas,
restaurantes e um hotel executivo.
“Aparecida de Goiânia converge todas as potencialidades que um projeto como
esse requer. É altamente industrializada e está no coração do país, a 210
quilômetros do DF [Distrito Federal]. É um polo que está sendo construído
próximo a dois aeroportos internacionais, o de Brasília e o de Goiânia. Também
teremos acesso fácil com modais de transporte rodoviários e ferroviários.
Portanto, será um empreendimento que irá agregar significativamente à economia
goiana, e irá consolidar a vocação de Aparecida de Goiânia para ser uma
smartcity”, Paulo Roberto, diretor da Tropical Urbanismo, ao destacar a
localização geográfica do Antares.
A obra
Ao todo, a construção do empreendimento será dividida em cinco fases, sendo
a primeira com previsão de entrega para 2024. A primeira fase está prevista
para ser concluída em 2024, com 72 lotes entregues, pista de pouso funcionando,
além de área de embarque e desembarque e toda a infraestrutura necessária para
os hangares, como energia elétrica, sistema de abastecimento de água,
pavimentação asfáltica e toda a área fechada com portaria monitorada.
Principal estrutura a ser construída no Antares Polo Aeronáutico, a pista de
pouso e decolagens contará com 1.800 metros de extensão ou cumprimento, por 30
de largura, o que dá um total de 54 mil m². A pista será capaz de receber
todos os modelos de aviação geral, jatos executivos, monomotores, bimotores,
até o Gulfstream 650.
A pista de pouso e toda a pavimentação do empreendimento será feita com
Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que é o material mais utilizado
hoje em dia em pistas de aeroportos pelo Brasil. Cerca de 4.500 toneladas,
quase a metade, serão usadas apenas para a construção da pista.
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