O que é SEO offpage?
Quando se fala em SEO, as modificações na página são parte do processo, completado pelo SEO off page.
O SEO off page é composto por uma série de estratégias que, combinadas, aumentam a autoridade de um site ou marca diante dos motores de busca.
Recebe este nome, em contrapartida às métricas on page, por ser aplicado para fora dos domínios da página.
Sua importância é crucial para o marketing de conteúdo voltado às páginas web, posto que grande parte dos acessos a um link advém dos sites de busca.
O conjunto de fatores que interferem no ranqueamento de um endereço nestes locais, é formado por:
Conteúdo: tamanho, informação, atualização e palavras-chave;
Link Building: backlinks, link juice;
Referência de marca e domínio;
Facilidade de uso em interfaces mobile;
Tempo despendido de carregamento e segurança.
O segundo e terceiro item nesta lista são exemplos de estratégias de SEO off page, técnicas que serão abordadas com maior exatidão neste artigo.
O leitor compreenderá, ao final, a aplicação prática destes métodos e as principais vantagens de seu uso.
O tripé do SEO off page
O SEO off page tem como princípio primordial a criação de uma reputação positiva para o site, num esquema semelhante ao recurso de pontos na CNH.
Este conceito é fundamentado em outros fatores que influenciam as decisões tomadas pelo marketing.
Seja por meio da construção de um modelo de link building ou a criação de uma identidade de marca por parte do empreendedor, os conceitos abaixo permeiam todos esses processos, concedendo uma visão mais profunda das medidas necessárias.
Raio de alcance
Utilizando figuras geométricas para demonstrar conceitos abstratos, a ideia de raio de alcance nasce da exibição do público como uma circunferência, onde o site de uma empresa ou produtor independente está posicionado no centro.
Raio é a medida entre o centro de uma circunferência e o centro dela, também referida como diâmetro, na análise de corpos esféricos sólidos, como um cilindro de gás nitrogênio.
Traçando uma nova circunferência a partir do ponto central, é possível aferir que quanto menor seu raio, maior é a distância entre os dois círculos.
Neste exemplo, aplicando a geometria ao SEO off page, o círculo menor são os usuários em contato com um site.
Também denominado tráfego de página, quanto menor é a relevância de um site, menor é esta circunferência.
Imaginando que o conjunto de usuários navegando na web seja o espaço da circunferência maior, o conceito de raio de alcance fica claro.
Raio de alcance, é portanto, o potencial que um site possui de atingir usuários na web, de modo que estes visitem e consumam seu conteúdo por pelo menos uma vez.
O raio de alcance é o principal fator que define a popularidade de uma página.
Pluralidade de procura
Alimentar o ciclo sem fim do alto fluxo de acessos em uma página exige o desenvolvimento de novos fatores.
Como se aprende no SEO on page, o conteúdo na web fica rapidamente obsoleto, transformando a produção em roda que deve ser energizada constantemente.
A pluralidade de procura diz respeito a quantos entes, sejam estas pessoas físicas, marcas, empresas ou outros sites, estão envolvidos no tráfego de uma página. Este conceito está ancorado na referência.
Um site é mais famoso se recebe poucas referências de muitas pessoas, ao invés de muitos acessos de poucos indivíduos.
Um exemplo que clarifica este conceito é um cliente que busca informações sobre um tratamento com enzimas para gordura localizada.
Uma empresa que possui recomendações de muitos clientes será percebida como mais confiável do que uma empresa que possui várias recomendações de um consumidor só, ainda que fidelizado.
Os algoritmos que coordenam os resultados de busca pensam da mesma maneira.
Por isso, a pluralidade de procura faz parte do tripé do SEO off page, sem o qual não é possível estruturar táticas eficazes.
Coerência referencial
A engrenagem que sustenta o SEO off page é composta por referências na forma de links explícitos e implícitos.
Enquanto os links explícitos são a citação direta de um endereço web em algum artigo, o termo “link implícito” se refere às menções de marca não-linkadas.
As referências para um site de conserto de elevadores, por exemplo, devem seguir um padrão de coerência entre conteúdos, sendo preferíveis as parcerias e citações provenientes de produtores do mesmo segmento.
A coerência na análise de referências é um dos artifícios de proteção contra práticas proibidas de SEO, além de contribuir para a ordem de resultados exibidos na pesquisa de uma palavra-chave específica.
Unir a extensão de alcance, incluindo táticas que aumentam o tráfego para uma página, investir que a procura e referências sejam de fontes numerosas e coerentes com o teor do site, são elementos que juntos, estruturam a prática de SEO off page.
Como trabalhar com SEO off page?
Como citado anteriormente, as práticas de SEO off page dizem respeito ao que é feito fora dos domínios de um site, com o objetivo de melhorar o ranqueamento nas plataformas de pesquisa, como um adesivo personalizado parede que atesta sua qualidade.
As medidas tomadas nesta direção gravitam em torno do link building e da estratégia de menções de marca, técnicas que aumentam a reputação de um site, bem como sua autoridade diante de produtores da mesma área.
Trabalhar o SEO off page é uma parte indispensável do marketing de conteúdo, sem o qual as estratégias on page podem ser severamente limitadas.
Link building
O link building é uma prática que consiste na criação de uma engrenagem de referências de link explícito, onde cada página cede um ponto de autoridade ao citar outra, criando um fenômeno de compartilhamento que se chama link juice.
Toda vez que um artigo incorpora um link a uma palavra de seu texto, ele está referenciando um site, comunicando aos motores de busca que aquela é uma fonte considerada confiável para aquele criador de conteúdo.
Os algoritmos que gerenciam a indexação de endereços online, cedem parte da autoridade do site referenciador para o site referenciado, melhorando, consequentemente, o ranqueamento da página linkada.
Para o endereço que referenciou o site, seus benefícios dependem da qualidade dos links incorporados, traduzindo-se no aumento da qualidade percebida do conteúdo, que recebe uma leitura mais positiva das ferramentas de busca.
As táticas de link building são executadas a partir da criação de referências de seu site para suas páginas, referências de seu site para outras páginas e as referências de outros criadores de conteúdo ao seu site.
Executar uma estratégia robusta e efetiva de link building é uma tarefa que exige os seguintes pontos.
Elaboração e firmamento de parcerias
Sites parceiros são o modo mais seguro de conquistar referências de link explícito para sua página, além de referenciar outros sites.
Uma empresa que trabalha com placa de gesso drywall pode propor uma parceria para um negócio de engenharia, por exemplo.
A situação ideal é que os sites parceiros sejam endereços com bom posicionamento nos motores de busca, dotados de uma reputação positiva em sua área.
Como estes acordos são difíceis para pequenas marcas, uma opção são parceiros de médio porte.
Não tão estabelecidos para dispensar parcerias com novos produtores de conteúdo, ao passo em que não são tão recentes no mercado a ponto de gerar poucos benefícios, os criadores de médio porte são possibilidades acessíveis de associação.
Um aspecto que contribui com a criação de parcerias é a construção de conteúdo relevante, considerado capital digital.
Ao adotar boas táticas on page, um site é visto como um parceiro valioso, com amplas chances de crescimento.
Cuidado com os links nofollow
A tag “nofollow” está presente na extensão de muitos links, uma propriedade que comunica ao algoritmo de indexação a não-transferência de autoridade para o endereço incorporado.
A falta de atenção à tag é a razão de muitas ações mal sucedidas de link building.
Utilizado com frequência por grandes páginas e redes sociais, a tag nofollow é importante para proteger uma página da associação com links de origem duvidosa ou de reputação negativa nos buscadores.
Um exemplo da utilidade desta tag é a caixa de comentários de uma publicação, exibida em um site de anúncio de cobertura de garagem.
Uma vez que o produtor opta por permitir a postagem livre de recomendações e perguntas, ele pode usar o atributo nofollow na seção.
Desta forma, cada comentário gera um link desassociado ao site, protegendo a página de práticas como spam.
Antes de indexar um link a uma publicação on page, o criador de conteúdo deve atentar-se a escolher apenas links dofollow, que transferem reputação.
Menções de marca
As menções de marca não-linkadas podem ser identificadas por algoritmos como o Panda, uma possibilidade a partir do registro de uma patente na gigante da tecnologia que oferece o serviço, como uma fabricante de persiana romana sala.
Desta forma, toda vez que um site citar a marca registrada, os motores de busca classificarão aquela menção como uma referência de link implícito, provocando um aumento na autoridade do site matriz registrado na patente.
Conclusão
Portanto, o SEO off page é uma estratégia acessível a todos os produtores de conteúdo na web, uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento de novos negócios, além de estimular uma melhor curagem e disponibilização da informação.
Junto às famosas táticas on page, práticas como o link building e análise de menções de marca são fundamentais para indexar uma página junto aos motores de busca, aumentando vendas e popularidade ao alcançar as melhores posições nos resultados de pesquisa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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