Os investimentos tecnológicos necessários para garantir segurança dos dados de empresa online
A tecnologia implantada deve assegurar, por exemplo, que o ataque conhecido como “força bruta” seja impossível de acontecer
Crédito: Freepik |
Aqui o case: o que a
empresa Prabem precisou adquirir tecnologicamente para se tornar a única do
setor funerário a oferecer um atendimento 100% online
O
e-commerce já era uma tendência no Brasil, mas com a pandemia do coronavírus o
crescimento foi acima das expectativas. Uma empresa que ousou neste sentido foi
a Prabem, que se tornou a única do setor funerário a oferecer um atendimento
100% online para pessoas interessadas em adquirir seus planos. Para isso, fez
investimentos de quase meio milhão de reais em tecnologia e segurança, com o
objetivo de atender de forma prática, rápida e fácil e da melhor maneira
pessoas que não se sentem bem em falar sobre o assunto com um vendedor.
Para
obter este potencial tecnológico foi necessário que a Prabem adquirisse
servidores de grande desempenho, links dedicados de alta capacidade, além de
firewalls de ponta, que fazem a inspeção dos dados com Anti-DDOS e
Anti-Ransonware. A empresa também investiu em equipamentos e softwares de
auditoria e controle de perda de dados (DLP), evitando riscos de sequestro de
dados. Além disso, os contratos, assinados de forma virtual, contam com
certificação digital totalmente sem risco de fraude ou vazamento de dados,
devido à chave de 4096 bits.
Vinicius Chaves Mello |
No
mercado é comum a utilização de chaves inferiores, na sua maioria 2048 bits,
com menor valor criptográfico. Os bancos de dados da Prabem são criptografados
com os algoritmos de proteção, que possuem as maiores chaves do mercado, o que
deixa o ataque conhecido como “força bruta”, por exemplo, impossível de
acontecer, segundo o CERT.br. Esse ataque consiste em uma tentativa de violar
uma senha ou um nome de usuário, encontrar uma página da Web oculta ou
descobrir uma chave usada para criptografar uma mensagem, usando uma abordagem
de tentativa e erro e esperando que, em algum momento, seja possível
adivinhá-la. “Adaptamos nossos processos para que não ocorra nenhum incidente
de segurança, evitando riscos tanto no ambiente digital - como em computadores
e celulares - quanto físico, em impressões, documentos de clientes e
contratos”, afirma Vinicius Chaves Mello, diretor-executivo do grupo Riopae,
que administra a Prabem.
Ainda
segundo Chaves Mello, são várias as vantagens trazidas pelo e-commerce, como
evitar as limitações de circulação impostas pela pandemia e a insegurança de ir
até o local ou receber um vendedor em casa, além do incômodo de receber
telefonemas e mensagens de ofertas. “No caso do setor funerário, o
atendimento online é mais uma forma para quem prefere pesquisar valores e
serviços disponíveis e com tranquilidade, conforto e segurança”, reitera.
De
acordo com a Nielsen as vendas do e-commerce brasileiro bateram o recorde de R$
53,4 bilhões no primeiro semestre de 2021, um crescimento de 31% em relação ao
mesmo período em 2020. No caso do mercado funerário, criar um canal online para
vendas dá às pessoas a alternativa de escolher um plano funerário de forma
autônoma e pessoal, sem a interferência de terceiros, o que é de extrema
importância em um momento de vulnerabilidade.
Para
Chaves Mello, ainda hoje, há uma grande resistência em falar sobre assuntos
relacionados aos serviços funerários. “A morte de uma pessoa querida traz
consigo mais que a dor da perda. Há também uma série de decisões a serem
tomadas, às vezes, em poucos minutos. Mesmo assim, muita gente deixa de conversar
com familiares sobre o assunto e prefere não pensar sobre o momento da morte, o
que pode causar frustrações, constrangimentos, traumas e gastos desnecessários,
em uma hora que já é bastante difícil”, alerta.
Os
planos funerários da Prabem têm abrangência nacional e podem ser adquiridos
diretamente no site, com preços a partir de R$ 8,11. Além da assistência
funeral completa, que inclui translado, cerimonial e toda a parte burocrática,
a Prabem tem diferenciais, como seguro de vida e de acidentes pessoais para o
titular do plano, participação em sorteios semanais de até R$ 50 mil e acesso
ao clube de vantagens, com descontos em produtos e serviços de parceiros
credenciados, como Carrefour, Avon, Hoteis.com, Dafiti, Asus e Centauro. Todos
os planos oferecem também a opção de cremação ao associado e aos dependentes –
que não precisam ter vínculo familiar – e assistência pet, que dá apoio no
momento da morte de animais de estimação.
Sobre Vinícius
Chaves Mello
Formado
em Gestão Financeira, pós-graduado em Gestão e Planejamento Empresarial e MBA
em Marketing e Comunicação, construiu sua carreira no Rio Grande do Sul,
atuando nas áreas administrativa e comercial. É diretor executivo da Riopae
desde 2014.
Sobre o Grupo Riopae
Fundada em fevereiro de 2000, a Riopae começou a sua história com a oferta de planos funerários na cidade de São João do Meriti, na Baixada Fluminense. Atualmente, o Grupo atua na Região Metropolitana do Rio de Janeiro com a Riopae, que proporciona aos seus associados serviços de amparo ao luto e plano funeral, e também na cidade do Rio de Janeiro, por meio da Casa Funerária São João Batista, na Barra da Tijuca, com o serviço de assistência diferenciada e totalmente exclusiva. Recentemente, lançou a Prabem para atender o mercado nacional através do e-commerce de planos funerários. O Grupo investe fortemente em ações de responsabilidade social por meio do patrocínio de atletas da Baixada Fluminense de diversas modalidades, além de apoio a ABRINQ, Retiro dos Artistas e aos abrigos Novo Amanhecer e São Francisco de Assis.
Nenhum comentário