Perder vendas legítimas nunca mais: startup gaúcha investe em sistema antifraude próprio como solução para que pequenos e médios e-commerces
Com análise em duas etapas, Appmax utiliza tecnologia híbrida para analisar fraudes levantadas por sistemas comuns e elevar resultados em até 50% na taxa de aprovação
São Paulo, setembro de
2021
- O golpe conhecido como “falso pagamento” liderou as fraudes aplicadas no
e-commerce brasileiro (42%) no primeiro semestre de 2021, segundo estudo
divulgado pela OLX e pela AllowMe, e já causou prejuízo de R$6 milhões para
comerciantes de todo o Brasil.
Pensando nisso, a
Appmax - startup gaúcha que oferece soluções para ajudar negócios digitais na
maximização de resultados - possibilita aos clientes um sistema de antifraude
misto que permite uma verificação em duas etapas. A primeira etapa consiste em
uma análise sistêmica onde é possível identificar informações importantes sobre
o perfil de compra com base em CPF, endereço e score de mercado.
O principal diferencial
está no modo como a análise em uma segunda etapa é feita: ao receber pedidos
que seriam negados automaticamente por outras plataformas através do antifraude
automático, a equipe da processadora de pagamentos analisa de forma manual
dados que justifiquem a aprovação para que a loja não perca nenhuma venda
legítima.
Além de ser uma
alternativa eficiente para os lojistas, é importante lembrar que este método
oferece uma melhor experiência do usuário, afinal, muitas vezes o sistema acusa
fraude e o consumidor não consegue entender o motivo do cancelamento. Com a
análise manual, a chance da recuperação de resultados é maior, possibilitando
ao lojista uma taxa de conversão acima da média do mercado sem custo adicional,
além da fidelização do consumidor.
Em média, das
transações realizadas pela plataforma, cerca de 35% são identificadas como
possíveis fraudes pelo sistema, mas após a análise detalhada, realizada pela
equipe interna, apenas 3% são confirmadas como fraude.
Atualmente, o cartão de
crédito continua sendo a principal ferramenta de pagamento escolhida pelos
consumidores (80%), segundo pesquisa da Cybersource. Portanto, ainda é possível
perceber uma queixa das PMEs sobre a alta taxa de bloqueios no sistema
automático.
É o caso do empresário
Paulo Carvalho, que desde a fundação de seu primeiro e-commerce em 2014 já
percebia um número grande de falsos pagamentos. “Durante alguns anos foi
possível notar que a maioria das compras no meu e-commerce eram bloqueadas.
Demorei algum tempo para adotar um sistema antifraude híbrido que fosse capaz
de reverter a situação. Conseguimos aumentar o número de vendas em 30% com a
Appmax”, comenta o executivo.
Com o uso de tecnologia
híbrida, a plataforma realiza o trabalho por meio de pesquisas e cruzamento de
dados capazes de identificar e recuperar vendas já consideradas como perdidas.
“Aqui na Appmax, nenhuma venda é descartada até que toda a análise seja
concluída, por isso, utilizamos este serviço em duas partes para proporcionar
uma assertividade e maximização de resultados para os nossos parceiros.
Atualmente, conseguimos aprovar em média 95% das transações que passam pela
plataforma. Isso acontece devido ao modelo que criamos”, explica Betina Wecker
- VP de novos negócios.
Sobre
a Appmax
A Appmax é uma startup gaúcha que provê
soluções com foco em potencializar o resultado de e-commerces e negócios
digitais. Fundada em 2018 por Betina Wecker, Marcos Wecker e Gustavo Krüger, a
empresa tem como objetivo melhorar o faturamento de seus clientes em ambientes
digitais, proporcionando um aumento de até 110% no faturamento e até 50% na
taxa de aprovação.
Nenhum comentário