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Persona: O que é e como trabalhar?


 

A persona é um personagem semi fictício utilizado para representar o perfil de cliente ideal de uma marca. 

Para construí-la, a empresa precisa reunir informações reais de seus clientes, relacionadas aos dados demográficos, necessidades, dentre outros.

Essa estratégia é utilizada para segmentar o mercado e direciona todas as ações de marketing digital. 

É por meio dela que as organizações descobrem quem desejam alcançar, para quem produzem seus conteúdos e com quem se comunicam.

Também é uma forma de saber quem no seu negócio quer converter, e assim orientar as ações para as pessoas certas.

A internet é formada por um grupo muito extenso de pessoas, e isso dificulta na hora de criar conteúdos e escolher canais e estratégias. 

Entretanto, ao criar sua persona, todas as ações farão mais sentido e trarão bons retornos.

Em outras palavras, tudo o que uma empresa faz deve ser direcionado à sua persona, e isso não se limita apenas às estratégias de marketing, visto que esse personagem também pode ajudar a melhorar os produtos e serviços.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de persona, como trabalhá-la e falar um pouco mais sobre a sua importância. 

Compreenda o conceito de persona

Chamamos de persona um personagem semi fictício, que carrega consigo informações relacionadas ao comportamento dos clientes, de modo a construir o perfil de cliente ideal.

É uma estratégia que orienta as ações de marketing digital e a criação de conteúdos. 

Trata-se de um perfil que mostra as principais características dos clientes, permitindo que a organização trabalhe com estratégias alinhadas ao seu perfil de público.

Por meio da persona, um fabricante de porta balcão de vidro consegue atender às demandas de seu público.

Só que para criá-la, é necessário descobrir quem são os clientes, sua profissão, o que costumam fazer durante o dia, quais canais de informação eles utilizam e suas necessidades.

Portanto, estamos falando de um personagem baseado em dados concretos, não apenas em suposições e achismos.

Com o surgimento do inbound marketing e do marketing de conteúdo, a necessidade de criar uma persona sim intensificou. 

Atualmente, ela é uma importante ferramenta de planejamento, para que as empresas saibam em quais estratégias devem investir.

Para criar esse personagem, é fundamental que ele reúna dados aprofundados dos clientes, tais como:

  • Nome;

  • Idade;

  • Profissão;

  • Sexo;

  • Estado civil;

  • Problemas;

  • Necessidades;

  • Desejos.

Nesse sentido, um bom exemplo de persona seria: Claudia, 56 anos, casada, possui seu próprio negócio e gostaria de expandi-lo para atrair mais clientes. Seu principal obstáculo são as dificuldades para administrar as redes sociais.

Com base nesse perfil, uma agência de marketing pode oferecer a solução que sua persona precisa, ou seja, empreendedores mais velhos que querem expandir o negócio, mas têm dificuldades para lidar com alguns canais.

Uma mesma empresa, como um canil de Shih Tzu mini, pode ter mais de uma persona, mas tudo isso vai depender de suas características e do tipo de produto e serviço que oferece.

Para que essa ferramenta te ajude a escolher suas estratégias de marketing digital, é necessário saber trabalhá-la, e é sobre isso que vamos falar a seguir.

Como trabalhar a persona do negócio

Criar uma persona é um processo, pois você não pode simplesmente descrever alguém e sair em busca dessa pessoa. 

Inclusive, mesmo que você conheça bem o seu perfil de cliente, ainda é necessário pesquisar mais sobre eles.

Em outras palavras, é necessário fazer uma pesquisa, analisar dados e construir um personagem. 

E tudo isso depende de um processo que envolve a coleta de dados, perguntas, análise das informações, estrutura da persona e compartilhamento com a equipe.

Para coletar os dados de seus clientes, é necessário fazer um planejamento de pesquisa, de modo a definir os objetivos e o público-alvo, além da construção de instrumentos de coleta.

Nós podemos incluir outros consumidores e prospects, mas o principal é focar nas pessoas que já compraram ou compram com você, principalmente aquelas que já perceberam o valor da sua solução.

No caso de uma confecção de camisete branca feminina, ela pode combinar diferentes métodos e instrumentos, para ter uma visão ainda mais ampla do perfil de seus clientes.

Nesse sentido, é possível fazer dois tipos de pesquisa, sendo a quantitativa e a qualitativa. 

A pesquisa quantitativa é destinada a um número maior de pessoas, e ela também ajuda a medir o comportamento delas.

Por outro lado, uma pesquisa qualitativa é menos numerosa, mas traz respostas mais profundas sobre o objeto de estudo.

Se você optar pela pesquisa quantitativa, prefira questionários fechados ou busque informações em ferramentas como o Google Analytics. 

Entretanto, se vai realizar uma pesquisa qualitativa, pode fazer uma entrevista mais detalhada.

De modo geral, as empresas, como uma especializada em locação de tenda para casamento, costumam utilizar entrevistas e questionários. 

Eles são feitos pela internet, mas, o trabalho presencial ajuda a perceber nuances de comportamento.

Existem várias ferramentas que ajudam a realizar esse trabalho, tanto pagas quanto gratuitas, e a pesquisa pode ser enviada após o atendimento ou quando o cliente finaliza uma compra.

Também é importante que você saiba o que vai perguntar aos seus clientes, e o tipo de pergunta depende do segmento do negócio.

No que diz respeito às informações demográficas, procure descobrir o gênero, idade, cidade e escolaridade dessas pessoas.

Uma empresa de instalação de rede de proteção janela também pode perguntar sobre a vida pessoal e profissional para descobrir como é a rotina dessas pessoas, suas responsabilidades, seus objetivos e obstáculos.

Em relação às fontes de informação, veja quais são as redes sociais usadas por elas, como se mantêm informadas, de que maneira buscam novas habilidades e os assuntos que gostam de acompanhar.

Quanto aos hábitos de consumo, veja quais são as marcas que essas pessoas utilizam, como se informam sobre elas, onde costumam comprar e em quais canais interagem com essas empresas.

Também é importante estudar a relação entre os clientes e o seu negócio, por isso, pergunte o que os levou a procurar suas soluções, de que forma sua empresa usa ajuda e qual é a sua maior qualidade, de acordo com o ponto de vista deles.

Durante a análise da pesquisa, procure as respostas mais comuns, pois são elas que representam as características do seu negócio.

Se uma empresa de reforma de piscina notou que boa parte dessas pessoas possui ensino superior e utilizam o Instagram, ela já tem dados muito importantes sobre sua persona.

Importância da persona para os negócios

Essa ferramenta é muito importante para as empresas por diversas razões, uma delas é o fato de que é possível conhecer muito mais sobre o público. 

A partir disso, também é possível entender o valor do produto para essas pessoas.

Isso acontece porque por meio da persona entendemos como é a rotina de nossos clientes, quais são suas dúvidas e necessidades, e de que maneira podemos atender aos seus desejos.

As organizações passam a compreender o valor que seu produto ou serviço tem para essas pessoas, e isso ajuda a construir uma solução que pode ser ainda mais útil para o público.

Criar uma persona também é importante para que você saiba escolher os canais de comunicação com o seu público. 

Ao estar presente neles, seu negócio é capaz de se comunicar com as pessoas certas.

Uma empresa de instalação elétrica básica, por meio da criação de sua persona, saberá quais pautas precisa abordar em seus conteúdos.

Esses materiais serão capazes de responder às principais dúvidas e atender às necessidades do público. 

Imagine que cada dúvida que essas pessoas tiverem pode se transformar em um vídeo ou texto em seu blog.

Isso vai atrair mais pessoas para os seus canais e atravessar os leads pelo funil de vendas. 

Ademais, não podemos nos esquecer de que essa ferramenta é muito importante para determinar a linguagem e o tom de voz de suas campanhas.

Com isso, você consegue se comunicar muito melhor com as pessoas, utilizando estratégias compatíveis com a personalidade delas.

Por fim, a persona também ajuda a melhorar a experiência do usuário dentro do site do seu negócio. 

Isso acontece porque uma empresa de limpeza de porcelanato pos obra saberá de que forma essas pessoas utilizam o domínio.

Conseguimos descobrir por onde elas chegam, os conteúdos que procuram, como navegam nas páginas, dentre outras informações.

Conclusão

Em resumo, para otimizar seus investimentos em marketing digital, é fundamental conhecer a persona do seu negócio.

A organização passa a trabalhar com estratégias mais assertivas, economizando tempo e dinheiro. 

A persona também ajuda a melhorar as características dos produtos e serviços, que beneficia ainda mais a companhia perante os consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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